Dra. Glacy Daiane Barbosa Calassa

Psicólogo mais

Brasília 2 endereços

Aceita apenas pacientes particulares

Número de registro: CRP – 01/16290

8 opiniões

Experiência

Psicóloga, Mestre em Psicologia e Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Especialista em Educação para Cidadania e Diversidade, Terapeuta Comunitária, MBA em Dependência Química. Ampla experiência em atendimentos individuais, familiares e em grupo. Autora de capítulos de livros e artigos científicos.

"O que me move hoje é a certeza de que toda história pode ter um final feliz, que todo ser humano é passível de mudança; a convicção de que cada paciente deve ter voltado para ele todo esforço e dedicação que forem necessários, pois uma vida humana é muito preciosa".
mais Sobre mim

Experiência em:

  • Terapia cognitivo comportamental
  • Psicologia da personalidade
  • Dependência química
  • Traumas psicológicos

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

Consultórios (2)

Ampliar o mapa abre num novo separador
Glacy Daiane Barbosa Calassa

Quadra 205, Sul (Aguas Claras) DF, Sgas I, Brasília

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador
Trial - Glacy Daiane Barbosa Calassa

Quadra 205 501, Brasília

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Serviços e preços

  • Consulta Psicologia


  • Primeira consulta psicologia


  • Retorno de consulta psicologia


Artigos

Abuso de substâncias

Transtornos por uso de substâncias geralmente causam graves prejuízos e complicações para o indivíduo e sua família. Nesse transtorno os pacientes continuam a usar uma substância de forma compulsiva apesar de todos os prejuízos relacionados ao uso. O tratamento envolve a elaboração de um plano terapêutico singular, que tem como etapas: diagnóstico, definição de metas a serem alcançadas, o envolvimento das pessoas significativas e por fim a reavaliação e adequação do plano.


Transtorno da personalidade borderline

A característica essencial desse transtorno é um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem, de afetos e de impulsividade. Atualmente existem evidências científicas de abordagens e técnicas que trazem mudanças reais e consistentes para esses pacientes. No processo terapêutico é ressignificado os traumas da infância, flexibilizadas crenças e esquemas disfuncionais para que o paciente tenha uma reação emocional menos intensa. Como resultado, o paciente apresenta comportamentos mais funcionais, que não colocam em risco sua vida e de terceiros.


Abuso de maconha

Em relação a maconha, cada vez mais tenho me preocupado com o grupo de adolescentes, pois estão experimentando cada vez mais cedo. Os achados científicos trazem que o uso precoce pode acarretar graves consequências como: danos estruturais no cérebro, psicose, problemas de memória, atenção, planejamento, capacidade de decisão, dentre outros. Não existe um modelo único para o tratamento de dependência de maconha, contudo o que traz melhores resultados é uma combinação de intervenções: orientação de pais/família, abordagem motivacional e habilidades sociais, manejo de contingência e reabilitação cognitiva.

Veja todos os artigos

8 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • J

    Profissional muito competente e humilde. Me explicou com detalhes tudo que perguntei e passou segurança desde início. Nas primeiras sessões já mudei muita coisa e minha família percebeu.

     • Telemedicina Teleconsulta  • 

    Dra. Glacy Daiane Barbosa Calassa

    Obrigada José Roberto! Tenho certeza que ainda alcançaremos resultados bem melhores! Muito bom trabalhar com pacientes que verdadeiramente se envolvem no Plano Terapêutico. É uma honra poder acompanhá-lo.


  • D

    Gostei demais da Dra Glacy. Primeira psicóloga que me entendeu sem julgamentos. Conseguimos trabalhar em cima de metas importantes para mim. Estou muito motivado.

     • Telemedicina Teleconsulta  • 

    Dra. Glacy Daiane Barbosa Calassa

    Que bom Daniel, sua motivação e empenho faz toda diferença no processo. Obrigada pelo feedback.


  • F

    Fui atendida pela Dra Glacy e me encantei com o profissionalismo, educação e disponibilidade dela. Precisei entrar em contato fora do horário comercial e ela me atendeu prontamente. Orientou minha família de forma adequada e isso foi muito bom para o meu tratamento.

     • Telemedicina Teleconsulta  • 

    Dra. Glacy Daiane Barbosa Calassa

    Que bom que gostou. Estou à sua disposição, sempre que precisar pode entrar em contato. Sua família é muito querida por mim, foi ótimo o empenho de todos no processo.


  • K

    O atendimento com a Glacy foi muito importante para a minha melhora. Em pouco mais de três meses já mudei meus hábitos de vida e tenho agora novos propósitos. Com a ajuda dela superei o desafio que eu estava enfrentando a tempos.

     • outro lugar Outro  • 

    Dra. Glacy Daiane Barbosa Calassa

    Obrigada! O trabalhado colaborativo que construímos possibilitou esse resultado rápido. Obrigada pela confiança!


  • A

    Excelente profissional, ética e humana. Disposta a tratar o paciente como um todo. Foi além das minhas expectativas.

     • outro lugar Outro  • 

    Dra. Glacy Daiane Barbosa Calassa

    Obrigada Adriana! Sinto-me honrada por ter colaborado com esse processo. Você e sua família são muito especiais!


  • A

    Excelente profissional, dedicada sabe ouvir, me senti acolhida e a vontade . Um dos melhores investimentos pra minha alto estima. Gratidão.

     • Telemedicina Teleconsulta  • 

    Dra. Glacy Daiane Barbosa Calassa

    Obrigada Angela! Que bom que iniciou o processo de terapia e está gostando. Agradeço a confiança!


  • A

    Tentei atendimento psicológico com vários profissionais. Nunca rolou um vínculo verdadeiro. Com a Dra. Glacy foi diferente, já na primeira consulta percebi que ela me compreendeu e pela primeira vez tive vontade de permanecer na terapia.

     • outro lugar Outro  • 

    Dra. Glacy Daiane Barbosa Calassa

    Obrigada Ana Maria. Que bom que se sentiu acolhida!


  • M

    Profissional excelente, super atenta, empática, atenciosa, preocupada com o bem estar de seus pacientes!

     • Glacy Daiane Barbosa Calassa Primeira consulta psicologia  • 

    Dra. Glacy Daiane Barbosa Calassa

    Obrigada! Desejo muito sucesso em sua caminhada Mariana!


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

4 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Uma pessoa com boderline tem condições de tomar decisões tão drásticas como a separação?

A característica essencial desse transtorno é um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem, de afetos e de impulsividade.
Esses indivíduos têm um medo grande do abandono, não importa se esse abandono é real ou imaginário, existindo só em seus pensamentos. Quando acreditam que pode haver uma separação ou rejeição, têm reações comportamentais intensas e desproporcionais.
Se fôssemos resumir as relações interpessoais do indivíduo com esse transtorno, resumiria em duas palavras: INTENSIDADE e INSTABILIDADE.
Por isso, é necessário psicoterapia e tratamento psiquiátrico. Durante o tratamento iremos ressignificar os traumas vividos em idades precoces e auxiliar o paciente a desenvolver novas formas de interpretar as informações recebidas nas relações interpessoais. Em outras palavras, mudar crenças e esquemas disfuncionais para que o paciente tenha uma reação emocional menos intensa e que não realize ações que coloquem em risco seu bem-estar e de terceiros.
O paciente fazendo o acompanhamento com profissional especializado irá apresentar melhoras e terá plenas condições de tomar decisões e conduzir sua vida.

Dra. Glacy Daiane Barbosa Calassa

Quais semelhanças e diferenças entre Transtorno de Personalidade Narcisista e o Transtorno de Personalidade Borderline? Pode haver comorbidade?

Inicialmente precisamos entender o que é personalidade. Ela é a interação entre os fatores genéticos e ambientais, o que é herdado e o que é adquirido formam o jeito único de ser, agir e perceber o mundo de cada um. Existe uma “tendência” inata, que é o temperamento, que pode ser reforçada ou diminuída na interação com o ambiente, com as experiências de vida de cada um. O que é inato e o que é adquirido interagem e se retroalimentam, formando o que somos.
Nos transtornos da personalidade percebe-se um padrão de pensamento e comportamento disfuncional, desadaptativo e que causa sofrimento. O DSM-5 - Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição, afirma que o transtorno de personalidade é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo. É aquela pessoa muito diferente, desde sempre, que faz coisas não esperadas, que destoam totalmente do que deveria ser feito. Essa pessoa é resistente à mudança, mesmo com tratamento. Indivíduo com transtorno de personalidade tem uma alteração significativa em sua forma de perceber e interpretar a si mesmo, os outros e o mundo. Uma forma peculiar que trará prejuízos em diversas áreas da vida.
Atualmente o DSM-5 descreve doze tipos diferentes de transtornos de personalidade, cada um tem diferentes características e deve receber tratamento específico.
Agora com maiores informações podemos falar especificamente dos dois transtornos questionados, ambos fazem parte do Grupo B (que inclui os transtornos da personalidade antissocial, borderline, histriônica e narcisista).
De forma breve e resumida pode-se dizer que a característica essencial do transtorno da personalidade borderline é um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem, de afetos e de impulsividade. Se fosse resumir as relações interpessoais do indivíduo com esse transtorno, resumiria em duas palavras: INTENSIDADE e INSTABILIDADE.
Já o transtorno da personalidade narcisista apresenta um padrão difuso de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos.
Não é incomum na prática clínica ver um transtorno com traços de outro do mesmo grupo, por isso, é necessária uma minuciosa avaliação.
Gostaria de dizer que estamos tendo muitos avanços e resultados positivos no tratamento de ambos os transtornos. Apesar de serem casos mais difíceis e complexos, não são um carimbo de fracasso. Ao contrário, é um carimbo de que a dedicação precisa ser maior por parte da equipe multiprofissional. Alguns me perguntam: é possível ter progresso com todos os tipos de transtorno de personalidade? Afirmo que sim! E faço isso baseada em estudos e evidências científicas. Atualmente existem inúmeras teorias e intervenções voltadas exclusivamente para esse público. Existem profissionais e pesquisadores no mundo inteiro abordando o tema. As evidências mais recentes apontam favoravelmente para os seguintes tipos de abordagem: terapia focada em esquemas, terapia de mentalização, terapia dialética-comportamental e terapia focada na transferência. Existem indícios positivos para outros tipos de psicoterapia também. Esses estudos ajudam a esclarecer e desmistificar esse tipo de transtorno.
Antes de encerrar quero dizer que tudo que descrevemos aqui tem apenas o intuito de informar. Se você acredita que tem algum dos traços apresentados, é importante procurar um profissional habilitado e capacitado para essa finalidade.

Dra. Glacy Daiane Barbosa Calassa
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes