Qual a diferença entre Transtorno Afetivo Bipolar e Esquizofrenia ? Quais critérios são decisivos

3 respostas
Qual a diferença entre Transtorno Afetivo Bipolar e Esquizofrenia ? Quais critérios são decisivos para se diagnosticar este ou aquele transtorno ?
O Transtorno Bipolar e Esquizofrenia são doenças completamente distintas.

O portador de Transtorno Bipolar (ou que transita no "espectro" dessa patologia) apresenta oscilações de humor, que podem variar da tristeza à euforia, entre diversos outros sintomas. Tais alterações podem durar dias, ou até meses. Em alguns casos, como nos chamados "cicladores ultra-rápidos", as variações descritas podem ocorrer em um único dia.

O Transtorno Bipolar - embora seja grave - tem tratamento e o indivíduo pode ter um funcionamento adequado em todas as áreas de sua vida.

No caso da Esquizofrenia, podem estar presentes sintomas de "embotamento" afetivo. É o que se chamava anteriormente de "ser para si" (Minkovsky). Delírios (idéias resistentes à argumentação lógica) podem estar presentes. Alucinações (principalmente as auditivas) são freqüentes.

O importante é que temos medicamentos modernos que conferem um outro sentido à vida das pessoas - algo impensável há pouco tempo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Maria Tanea Fernandes
Psicólogo
São Paulo
A colega descreveu muito bem a cima a diferença, mas vou apenas complementar alguns pontos.
O paciente bipolar pode ter uma vida normal, porém é de grande importância ter o acompanhamento médico e psicológico, pois devido a oscilação de humor, um momento euforico outro depressivo e muitos dos casos com pensamentos ou tentativa de suicída, uma maneira que pode ajudar é manter o tratamento em dia.
Quanto a esquizofrenia um quadro mais delicado devido ao embotamento, alucinações, etc.
Com uso de medicamento e acompanhamento psicológico o indivíduo pode manter uma rotina com menos sofrimento.
Em ambos os casos é necessário mantuntença de tratamento.
Abraços,
Dra. Victoria Fogaca Doretto
Psiquiatra
São Paulo
A pessoa com Transtorno Bipolar I deve ter apresentado pelo menos em episódio de mania ao longo da vida, que se caracteriza por um período de pelo menos 7 dias no qual a pessoa está mais acelerada, fazendo "várias coisas ao mesmo tempo", eufórica/animada e com pouca necessidade de sono. Esse período deve lhe trazer um prejuízo importante na vida, como problemas no trabalho ou na família. Além do episódio de mania, a pessoa também pode apresentar episódios de depressão. Entre os episódios de mania e depressão a pessoa retorna a um basal normal do humor e de sua funcionalidade. Por vezes as pessoas com Transtorno Bipolar podem até apresentar delírios ou alucinações durante os episódios de mania e de tristeza, mas desaparecem com a resolução dos episódios. Na esquizofrenia a pessoa além de apresentar delírio e alucinações, que podem ser bem controlados com remédio, outros sintomas como reducao do interesse por atividades e dificuldade na concentração podem gerar um prejuízo mais continuo

Especialistas

Karina Abunasser Pereira Leite

Karina Abunasser Pereira Leite

Psiquiatra

São Paulo

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.