Qual a importância da rotina para o desenvolvimento de habilidades multitarefas no Transtorno do Esp

3 respostas
Qual a importância da rotina para o desenvolvimento de habilidades multitarefas no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
A rotina estruturada fornece previsibilidade e segurança, reduzindo a sobrecarga sensorial e cognitiva. Isso libera recursos mentais que podem ser direcionados ao desenvolvimento gradual de habilidades multitarefas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A rotina é fundamental para pessoas com TEA porque oferece previsibilidade e segurança, permitindo que aprendam a organizar ações e gerenciar atenção de forma gradual. Com rotinas estruturadas, é possível introduzir mudanças controladas e treinar habilidades multitarefa de forma progressiva, reduzindo ansiedade e melhorando a autonomia no dia a dia.
A rotina é extremamente importante para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), pois oferece previsibilidade e organização, elementos essenciais para a sensação de segurança. Ambientes e dias mais estruturados ajudam a reduzir a ansiedade e o estresse, que costumam aumentar diante de mudanças inesperadas ou situações pouco previsíveis. Quando a pessoa sabe o que vai acontecer, ela se sente mais tranquila e preparada para lidar com as demandas do dia a dia.

Com a ansiedade reduzida, observa-se uma melhora significativa no foco, na atenção e na capacidade de aprendizagem. Estudos indicam que rotinas bem estabelecidas favorecem a aquisição de novas habilidades, a compreensão das informações e uma interação mais funcional com o ambiente, tanto em casa quanto na escola.

Além disso, a rotina contribui para o desenvolvimento gradual de habilidades de organização. Embora o planejamento e a flexibilidade possam ser desafiadores para algumas pessoas no espectro, a repetição das atividades e o uso de estratégias visuais ajudam na compreensão das sequências e na internalização das tarefas, tornando-as mais acessíveis.

Outro ponto fundamental é a promoção da autonomia. À medida que a pessoa aprende a antecipar acontecimentos e entende o que se espera dela em cada momento do dia, aumenta a confiança e a capacidade de realizar atividades com mais independência.

Portanto, a rotina não é uma forma de “engessamento”, mas sim uma ferramenta terapêutica que favorece o bem-estar emocional, o desenvolvimento de habilidades e uma maior qualidade de vida para pessoas com TEA.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daliany Priscilla Soriano

Daliany Priscilla Soriano

Psicólogo

Sertãozinho

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Psicólogo

Fortaleza

Maria De Oliveira

Maria De Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

São Paulo

Jeviane Dubois

Jeviane Dubois

Psicopedagogo

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1074 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.