Qual a relação entre traços de personalidade esquizoide e a demissexualidade? Vi uma psicóloga falar

18 respostas
Qual a relação entre traços de personalidade esquizoide e a demissexualidade? Vi uma psicóloga falar algo como a demissexualidade estar inserida no traço de personalidade esquizoide. Eu me identifico com a demissexualidade, tenho nojo de beijo se não tiver afeto, relação sexual apenas se tiver afeto tbm. Como entendo esse aspecto da minha personalidade?
A personalidade esquizoide é um transtorno com diagnóstico definido, que se relaciona diretamente a padrões de comportamento que envolvem o distanciamento social, e pode ser tratado pelo psiquiatra em conjunto com um psicólogo. Já a demissexualidade é uma terminologia nova que fala basicamente da necessidade das pessoas se envolverem com quem elas têm algum tipo de vínculo emocional ou afeto. Não são exatamente conceitos de mesma origem ou fundamentação teórica, a associação entre os dois depende mais da análise individual do terapeuta para cada caso clínico do que de uma etiologia diagnóstica.

Os diagnósticos de personalidade, de transtornos e disturbios mentais devem ser feitos, somente quando for necessário, por um profissional habilitado. Assumir esses diagnósticos, bem como as classificações da sexualidade, podem trazer efeitos psíquicos nocivos, como fixar o entendimento que o sujeito tem de si, dificultando o tratamento daquilo que o faz sofrer. Para saber mais sobre o seu funcionamento psíquico, sua sexualidade, e sobre a sua forma de se relacionar com os outros, o ideal é partir da investigação daquilo que é singular em você, sem se prender aos rótulos. Eles podem te ajudar a localizar algo seu, mas não definem como você é. Um processo terapêutico pode melhorar muito esse sentimento de angústia causado por não saber de si, que talvez seja o que está movendo a sua busca por respostas em classificações e diagnósticos.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Acredito que o mais importante seria como você se sente diante de sua própria sexualidade, tomaria muito cuidado em se colocar em uma personalidade especifica, muitas vezes se colocar em categorias não traz benefícios. Sugiro buscar ajuda, uma psicoterapia para se conhecer e reconhecer. Se encontrar dentro de sua própria felicidade.
O psicodiagnóstico é fundamental que aconteça com um profissional de saúde mental.
Um psicólogo pode ajudar muito nessas questões.
Demissexualiade se trata de uma escolha na forma de se relacionar sexualmente, o que não necessariamente significa que a pessoa tenha ou não algum transtorno psiquiátrico.
Personalidade esquizotípica se classifica em transtornos de personalidade, assim como o borderline que é o que mais ouvimos falar. São traços que nascem com o indivíduo, ou seja, cada um dos transtornos (esquisotípico, border, histriônico, paranóide, narcisista...) têm determinadas características queos classificam. Eles trazem prejuízos ao indivíduo e precisam ser reconhecidos e tratados para que ele seja menos desfuncional no dia a dia, nas relações desse indivíduo com o mundo, com os outros e ele mesmo.
Olá
Importante ter claro que se definir num diagnóstico pode causar uma limitação justamente naquilo que tu te questiona: Como saber mais de (minha personalidade). Pois causa um fechamento das questões. Eu sugiro pensar em “Saber mais sobre mim”,no que tens de único no conjunto do seu eu e além, aquilo que nos torna estranhos a nós mesmo, a manifestação do inconsciente. A psicanálise pode contribuir para isto!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Diante desse traço de personalidade as pessoas podem ter maior dificuldade de relacionamento íntimo, assim, criar uma conexão antes, pode promover uma sensação de segurança prévia - conhecer e ser conhecido antes de envolver. Pessoas com traços esquizoides podem se sentir facilmente invadidas ou sufocadas nas suas relações íntimas, privilegiam o mundo interno (conversas, trocas de ideias, fantasias) onde isso pode ser transmitido para as formas de relação afetiva também.
Essa dinâmica pode ter ocorrido por cuidados dos pais (ou cuidadores) invasivos, ansiosos, negligentes ou frios, por exemplo.
Considerando que cada pessoa expressa o traço de personalidade de acordo com sua história de vida individual, essa explicação é só uma das hipóteses da relação entre traços esquizoides e Demisexualidade. [Considerei que você não está se referindo ao transtorno, e sim aos traços]
Referência: Nancy McWilliams
Olá!!

A busca pelo autoconhecimento é libertador, mas não foque no diagnóstico/rótulos.
Ao invés de focar nas “falhas”, “sintomas” ou “ deficiências” foque no que você tem de melhor, naquilo que és bom, naquilo que lhe faz bem.
Busque psicoterapia para lhe ajudar enxergar sua luz e aceitar quem você é.
Você é muito mais que o diagnóstico.
A definição de um diagnóstico, possivelmente, psicopatológico, depende de uma avaliação psicológica e psiquiátrica, demandados por fatores que estão afetando a vida da pessoa a ser diagnosticada. É importante você se perguntar: me auto denominar demissexual está me atrapalhando nas minhas relações interpessoais? como eu me sinto me identificando com essa escolha?
Veja, não necessariamente você precisa ter um diagnóstico predefinido para se compreender melhor! Muitas e muitas denominações vão surgindo, na tentativa de explicar o que mais importa e que não existe padrão de funcionamento, que é a própria singularidade humana e o quanto você se compreende nela!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Não há uma relação direta entre traços de personalidade esquizoide e a demissexualidade. O transtorno de personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão de desapego emocional, falta de interesse em relações sociais e pouca expressão emocional. Já a demissexualidade é uma orientação sexual em que a atração sexual só é sentida por pessoas com as quais há um forte vínculo emocional.

É importante lembrar que a orientação sexual é uma parte normal e saudável da vida sexual de uma pessoa, e não é um transtorno mental. A demissexualidade é uma orientação sexual válida, assim como outras orientações sexuais, como heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade e pansexualidade.

Se você se identifica com a demissexualidade, isso pode ser uma parte importante da sua identidade e não há nada de errado com isso. Se você tiver dúvidas ou preocupações, é sempre uma boa ideia conversar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta, que pode ajudá-lo a entender e aceitar sua orientação sexual.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 140
Olá, achei muito interessante a resposta do colega Paulo Renato e compartilho desse entendimento. A demissexualidade e os traços de personalidade esquizoide não se conversam, pelo contrário, são bastante antagônicos. O primeiro pressupoe afeto para se relacionar, o outro, diz respeito a um afastamento afetivo, a um distanciamento na relação com o outro. Sobre entender esse aspecto da sua personalidade, seria interessante poder falar livremente sobre a forma como voce se relaciona, se percebe e sente em relação à propria sexualidade, evitando, se possível, rótulos a respeito disso, que muitas vezes mais atrapalham do que ajudam. Espero ter ajudado! Um abraço, Bruna.
Olá, sua pergunta é menos simples do que parece. Um psicólogo ou psicanalista pode te ajudar a decifrar e entender melhor seus questionamentos e o desconhecido da sua sexualidade, ao invés de rotulagens e nomes prontos simplistas que tentam definir suas particularidades.
Pessoas com transtornos de personalidade esquizoide, possuem padrões específicos de pensamento e ações que diferem do que a sociedade considera habitual ou normal, apresentam certa inflexibilidade em sua personalidade que pode causar grande sofrimento e interferir em muitas áreas da vida, já a demissexualidade trata-se de uma orientação sexual na qual a pessoa se sente atraída por outra somente quando há o desenvolvimento de um vínculo afetivo entre elas, portanto não existe relação entre traço de personalidade e orientação sexual. É interessante dentro desse contexto que trouxe, buscar um tratamento psicoterápico com acolhimento e sem julgamentos que lhe proporcione autoconhecimento de forma que torne sua vivência com mais autonomia e menos sofrimentos. Estou à disposição para lhe ajudar, abraço.
Nada como um trabalho psicanalitico para voce poder entender melhor seus sentimentos e sua maneira de se relacionar com os outros, inclusive na sua vida sexual . Deixe os rotulos de lado. Só vao te angustiar, nao te ajudam
Olá. Vivemos momentos em que as pessoas, por vezes, procuram encaixar-se em denominações e em diagnósticos, até para justificarem a si próprias os seus comportamentos e escolhas. "Sou esquizóide, por isso vivo desapego emocional e distanciamento social." É fundamental sair do senso comum e realizar efetivamente Avaliação Psicológica com profissional habilitado, com um psicólogo/neuropsicólogo. Ao estar de posse de um Diagnóstico, tratar-se para aprender a lidar melhor com as dificuldades inerentes ao transtorno identificado. A conjunção entre a dificuldade de relacionamento social do processo esquizóide e a demissexualidade que cria escolhas de relações sexuais com quem já se tem vínculo emocional e afetivo, parece ser uma estratégia de sucesso. No entanto, se não há um diagnóstico do transtorno de personalidade esquizóide, podemos estar no domínio de escolhermos assumir-nos nestas "embalagens diagnósticas", para nos darem justificativas comportamentais de segurança. Um diagnóstico não me define. É um ponto de partida para ações terapêuticas e para escrever novas páginas na vida, a cada dia. Se me prendo a um diagnóstico, instauro limitações em relação a um mergulho no autoconhecimento que posso realizar com um psicólogo (a). Um diagnóstico assumido como algo rígido, limita-me exatamente naquilo que pretendo saber, desvendar, sobre a esquizotipia e a demissexualidade ou outros processos/transtornos. Não sou um diagnóstico. Sou os momentos de felicidade e alegria na vida, as realizações, as frustrações, as dificuldades, a minha história de vida. Sou o que escolho tornar-me, escrevendo uma nova página na minha vida, a cada dia.
A personalidade esquizoide é um transtorno caracterizado por padrões de comportamento que envolvem o distanciamento social, enquanto a demissexualidade é uma terminologia que aborda a necessidade de vínculo emocional ou afeto para o envolvimento sexual. Dessa forma, não há uma relação entre eles.
Não entendi sua pergunta sobre como entender esse aspecto da sua personalidade, mas se estava relacionada a poder ter uma personalidade esquizóide, acredito que tenha ficado esclarecido. Abraço
Boa tarde, cada ser humano é único e tem uma história pessoal com características próprias. A compreensão, empatia e a construção de uma relação de confiança na terapia são a chave para cura das questões emocionais que podem afligir ou, impedir o desenvolvimento pessoal. Nesta relação, e somente a partir dela, é que podemos pensar em diagnóstico. As questões são múltiplas e se entremeiam, de acordo com a história de cada um. Mas, quando podemos contar com alguém confiável, muita coisa pode se transformar. Espero que encontre a ajuda que necessita!
Nenhuma, personalidade esquizoide é uma coisa e pessoas demissexualizadas são outra. Personalidade esquiszoide é uma classificação psiquiátrica do DSM-V, que é a bíblia dos psiquiatras atuais, e a opção de demissexualidade para ser explicada é preciso que se retorne ao texto de Freud de 1905, Três ensaios de sexualidade para entender que a sexualidade é uma escolha livre de cada um, seja escolha de gênero, seja qualquer tipo de escolha sexual, seja a demissexualidade, onde há uma prevalência do afeto sobre o prazer sexual. É apenas uma das centenas de opções sexuais do ser humano e nada tem a ver com personalidade esquizoide.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250