A sindrome de peter pan tem relação com autismo...

3 respostas
A sindrome de peter pan tem relação com autismo...
"Síndrome de Peter Pan" nao é um termo oficial, em psicologia ou psiquiatria. Trata-se de um termo inventado por um psicanalista, na década de 80, para designar homens que "nunca cresciam", que se mantêm imaturos na idade adulta. Autismo é um termo usado para designar quadro de intensas dificuldades de comunicação social associados a comportamentos rígidos/repetitivos. Nao há nenhuma relação cientificamente reconhecida entre os dois problemas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.
Não há nenhuma relação entre síndrome do Peter Pan e Autismo.
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento (biológico/neurológico/comportamental).
Já a síndrome do Peter pan são questões de psicodinâmica (apenas comportamental).
Prezada paciente,
A "síndrome de Peter Pan" não é um diagnóstico clínico formal no DSM-5 ou CID-11, mas um conceito psicológico popularizado por Dan Kiley (1983) para descrever adultos com imaturidade emocional, evitação de responsabilidades e resistência à transição para a vida adulta, frequentemente ligado a fatores ambientais como superproteção parental. Não há evidências científicas robustas de relação direta com o transtorno do espectro autista (TEA), um distúrbio neurodesenvolvimental com base genética e diferenças cerebrais identificáveis desde a infância precoce (Lai et al., The Lancet, 2014). Sobreposições superficiais incluem dificuldades sociais e resistência à mudança, mas no TEA, esses traços decorrem de déficits em processamento social e padrões repetitivos, enquanto na "síndrome de Peter Pan" são comportamentais e não neurológicos (ver revisão em Neurolaunch, 2024, destacando diferenças em origem e impacto cognitivo). Meta-análises como Hull et al. (Journal of Autism and Developmental Disorders, 2017) enfatizam que confusões surgem de "camuflagem" em adultos autistas, mas não equivalem a uma conexão causal.Recomendação: Evite autodiagnósticos; busque avaliação psiquiátrica com ferramentas padronizadas (ex.: ADOS-2 para TEA) para diferenciar de transtornos de personalidade ou ansiedade, evitando estigma desnecessário.

Especialistas

Fernanda Fonseca Rocha

Fernanda Fonseca Rocha

Psicólogo

Gravataí

Pedro P. de A. Chaves

Pedro P. de A. Chaves

Psicólogo

Rio de Janeiro

Jenifer Angélica Carneiro

Jenifer Angélica Carneiro

Psicólogo

São José dos Campos

Marcia Santos Velloso de Carvalho

Marcia Santos Velloso de Carvalho

Psicólogo

Rio de Janeiro

Irene Teresa Vieira Fabretti

Irene Teresa Vieira Fabretti

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 72 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.