Pessoas com depressão profunda podem vir a desenvolver um transtorno de bipolar e curar totalmente?

18 respostas
Pessoas com depressão profunda podem vir a desenvolver um transtorno de bipolar e curar totalmente?
Olá, Uma depressão profunda pode estar associada a outro diagnóstico. Pode ser que a depressão profunda seja um modo do transtorno bipolar se manifestar, por exemplo, ou outros diagnósticos. A depressão tem tratamento e geralmente envolve acompanhamento psiquiátrico, psicológico e mudanças de hábito de vida que devem ser recomendados para cada caso. É possível haver remissão dos sintomas depressivos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Depende. Curar a depressão é possível com um bom tratamento psicológico e medicamentoso. A bipolaridade é outra coisa. A pessoa com esse transtorno pode apresentar características depressivas e depois uma elação, uma excitabilidade , uma agitação e uma alegria excessivas. Aí parece que a pessoa ficou super bem, curou-se da depressão. Não é bem assim. Ela está apresentando a bipolaridade do transtorno, não uma cura.
Boa noite! É possível, sim, porém é de extrema importância que a pessoa faça psicoterapia/psicanálise enquanto faz o tratamento medicamentoso. Não é sem motivos que a pessoa desenvolveu tais transtornos, e isso precisa ser indicado e tratado também, através da palavra, de falar...é o não-dito que adoece. Ps: esse não é um processo do dia para noite, é sim, muito corajoso e pode ser transformador!

A grande questão esta em eliminar as causas verdadeiras que levaram a depressão, após sim é possível a cura de qualquer doença pois o corpo tem o poder de auto curar desde que se dê condições para isso.
Através da hipnose, psicossomática e psicanálise se pode ajudar qualquer possoa que realmente queira.
Olá! Normalmente a depressão é um dos polos do Transtorno Bipolar, e o outro a mania. Com a ajuda de um psicanalista e um psiquiatra é possível um diagnóstico preciso relacionado ao(s) sintoma(s) apresentado(s). O tratamento pode consistir em medicamentos e um acompanhamento regular com ambos profissionais para a estabilização dessa alteração de humor. Boa sorte!
Não necessariamente a depressão irá se "desenvolver" para o transtorno bipolar.
O que caracteriza o transtorno bipolar são os episódios de mania, que são episódios de humor elevado.

O ideal é que faça acompanhamento terapêutico com um psicólogo que possa lhe acompanhar e avaliar a necessidade de acompanhamento médico psiquiátrico associado a terapia.
Seria um pouco complexo pra mim, dar uma resposta exata a essa pergunta sem muitos detalhes do caso. Mas pelo relato, é possível sim uma melhora significativa, já que envolveria acompanhamento psiquiátrico (medicamentoso), conciliando com um grande comprometimento com a psicoterapia.
Espero ter ajudado.
Forte abraço!
A depressão profunda pode ser um dos polos do transtorno bipolar: o polo da depressão. Do outro lado está o polo da mania (euforia). No transtorno bipolar a pessoa oscila entre um polo e outro. Somente o acompanhamento psicológico e psiquiátrico é capaz de lidar de forma adequada em direção a um tratamento mais eficaz. Espero ter colaborado!
olá, sim! uma depressão pode sim desencadear outros sofrimentos entre um deles o transtorno bipolar.
em relação a cura, existe casos que sim, podem viver sem um sofrimento patológico.
uma analise pode ajudar a criar recursos pra isso.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da depressão - R$ 100
Olá! Uma "depressão profunda" pode ter associada a ela outros transtornos, sintomas ou comorbidades. Está preocupado(a) com a possível bipolaridade ou já passou por isso e busca alguma confirmação de cura? Importante buscar apoio profissional de um psiquiatra para uso de medicamentos, caso esteja mal, e de um psicanalista para que possa falar aberta e livremente sobre o que pensa e sente, seus receios e dúvidas.
Curar, não. A depressão é uma doença que não possui cura definitiva e a reincidência de seus sintomas é algo bastante frequente. A depressão normalmente a gente apenas controla, não cura. Além disso, a bipolaridade é uma doença, não uma "cura" onde a pessoa alterna períodos (em geral mais longos do que os das pessoas diagnosticadas com transtorno borderline) de mania (superexcitação) e depressão. Não seria, então, uma "cura" definitiva da depressão.
É necessário acompanhamento criterioso da bipolaridade, pois o próprio quadro depressivo pode ser manifestação deste transtorno. Então, depois de algum tempo é esperado que haja um quadro de mania, ou seja, excitabilidade intensa, e isso não significa que houve cura da bipolaridade. Recomendo acompanhamento com médico psiquiatra + psicanalista.
Primeiramente seria importante consultar um psiquiatra para iniciar uma investigação para obter um diagnóstico do transtorno e do grau deste. Lembrando que transtornos não são doenças, mas estados, que podem ser momentâneos, dessa forma não falamos em cura, mas sim em remissão dos sintomas. A terapia usada concomitantemente com o acompanhamento psiquiátrico oferece resultados superiores no tratamento de transtornos psíquicos.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 150
Com fora dito por alguns colegas acima, o quadro de depressão profunda pode ser uma faceta do transtorno bipolar, que oscila entre a mania e a depressão. Todavia, o quadro de depressão é um sintoma que está associada a diversas questões e transtornos, precisando um acompanhamento psicológicos e psiquiátrico (em alguns casos) para um melhor diagnóstico. Em relação a cura, quando falamos em um transtorno de fato, não há cura, entretanto, não significa que não há nada a ser feito, pelo contrário, é possível trabalhar essas questões para pode lidar melhor com elas. Espero que algumas dúvidas possam ter sido sanadas!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
São diagnósticos diferentes , não é como "desenvolvi uma ulcera porque tinha inflamação no órgão ".
Porém pode também se desenvolver uma bipolaridade aquele que está em depressão profunda.
Buscar tratamentos com psiquiatra e medicação, e análise de forma conjunta será muito eficaz.
É importante compreender que a jornada da saúde mental pode ser desafiadora, mas também oferece oportunidades de crescimento e superação. Muitas vezes, as pessoas que enfrentam uma depressão profunda podem passar por momentos difíceis, e isso pode ser assustador. É importante lembrar que você não está sozinho(a) nessa jornada.
É possível que alguém que tenha vivenciado a depressão profunda venha a experimentar mudanças em seu quadro clínico ao longo do tempo, incluindo a possibilidade de desenvolver um transtorno bipolar. É um processo complexo, e cada indivíduo é único em sua jornada de saúde mental.
A boa notícia é que há esperança e ajuda disponível. Com o apoio adequado, incluindo a terapia e a medicação apropriadas, muitas pessoas conseguem gerenciar seus sintomas de forma eficaz e alcançar uma melhor qualidade de vida. Embora "cura total" possa ser uma meta desafiadora, a melhora significativa e a estabilidade emocional são objetivos realistas.
O importante é buscar apoio profissional para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adaptado às suas necessidades individuais. Lembre-se de que você merece cuidado e apoio ao longo dessa jornada, e há uma comunidade de profissionais de saúde mental dedicados a ajudá-lo(a) a alcançar o seu melhor estado emocional e psicológico possível.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 230
Boa tarde, cada ser humano é único e tem uma história pessoal com características próprias. A compreensão, empatia e a construção de uma relação de confiança na terapia são a chave para cura das questões emocionais que podem afligir ou, impedir o desenvolvimento pessoal. Nesta relação, e somente a partir dela, é que podemos pensar em diagnóstico. As questões são múltiplas e se entremeiam, de acordo com a história de cada um. Mas, quando podemos contar com alguém confiável, muita coisa pode se transformar. Espero que encontre a ajuda que necessita!
Olá.
Não. Vc pode ter só a depressão.
A depressão tem cura?
É possível.
Mas é necessário uma avaliação mais profunda para lhe dar uma resposta mais assertiva.
Seria necessário entender quando iniciou a depressão, o que estava passando que desencadeou o quadro.
A quanto tempo está deprimida, como tem sido o tratamento. Se toma remédio e desde quando... é necessário a ajuda de um profissional para estar investigando tudo isso contigo.