Sou homem, tenho 29 anos e nunca namorei. Não me sinto mal por não namorar atualmente, afinal, sei q

20 respostas
Sou homem, tenho 29 anos e nunca namorei. Não me sinto mal por não namorar atualmente, afinal, sei que cada pessoa faz suas próprias escolhas na vida, e que há tempo para tudo. Eu, por exemplo, sempre me dediquei muito aos meus estudos, e atualmente faço um doutorado e pretendo continuar investindo em minha carreira; mas, às vezes, quando penso que nunca tive um relacionamento, me sinto um pouco triste, principalmente quando penso que a adolescência é uma época especial para dar os primeiros passos na vida amorosa. Minha situação é preocupante? Quero dizer, será que estou me preocupando demais, ou devo me preocupar mesmo com estas questões?
Olá! Achei interessante você perguntar se sua situação é preocupante. Talvez essa resposta só você mesmo possa responder: é preocupante? Como você trouxe estes questionamentos aqui, há indícios de que sim, você esteja ficando preocupado. Dizer que a adolescência é uma época para dar os primeiros passos na vida amorosa é acreditar em um ideal. Será que este ideal faz/fez sentido em sua vida? Será que não há tempo para criar formas de se relacionar? Talvez um novo modo de relacionar não só com as pessoas, mas também em outras áreas da vida. Lembre-se: não há uma forma ideal de viver. Um processo de análise pode te ajudar nesses questionamentos. Um abraço!

Oi amigo, bom dia! Tudo bem contigo? Primeiramente, acredito que antes de mais nada seria mais do que necessário analisar o quanto realmente essa questão tem lhe preocupado durante sua rotina e o dia a dia. Muitas vezes temos alguns atravessadores culturais, passados de uma geração para outra, ou via meios diversos (indústria do entretenimento, convenções sociais, crenças adaptativas ou desaptativas etc) que aparentemente ditam como devemos viver ou não nossas próprias vidas, porém nenhuma dessas regras é absolutamente verdade. O que seria de grande valia para você, baseado no seu questionamento, seria compreender realmente o quanto isso tem lhe incomodado e os motivos pelos quais justamente agora este questionamento veio à tona. Realizando um bom processo de psicoterapia visando essa autodescoberta, trabalhando algumas técnicas de promoção de insight cognitivo entre outras coisas, acredito que seja altamente possível responder seus questionamentos e atenuar o sofrimento mencionado. Fez sentido pra ti? Espero ter te ajudado de alguma forma, grande abraço!
Presado é uma questão muito peculiar, busque ajuda terapêutica para lhe auxiliar nessa questão. Você sabe o que deseja e você quer o que deseja? Veja bem são escolhas, você aos vinte e nove anos esta no doutorado pois se dedicou a vida acadêmica, todos tem ritmos e estilos de vida diferentes e está tudo bem. Aproveite ao máximo sua trajetória de Vida, tudo é efêmero. Te estimo sabedoria e paz!
Olá! Obrigado por compartilhar sua preocupação conosco. Entendo que pode ser difícil lidar com a falta de experiência em relacionamentos amorosos, especialmente quando somos bombardeados com mensagens culturais que nos dizem que isso é algo que devemos experimentar em uma idade mais jovem.

No entanto, quero tranquilizá-lo de que sua situação não é necessariamente preocupante. Como você mencionou, cada pessoa tem suas próprias escolhas e prioridades na vida, e se concentrar em sua carreira e estudos é uma escolha perfeitamente válida. Além disso, é importante lembrar que nem todos têm seus primeiros relacionamentos na adolescência ou no início da vida adulta.

Entretanto, se você está se sentindo triste ou angustiado com a falta de experiência em relacionamentos, pode ser útil explorar esses sentimentos com um psicólogo. Eles podem ajudá-lo a entender melhor seus pensamentos e emoções e ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com esses sentimentos.

Lembre-se de que é importante honrar suas escolhas e prioridades pessoais, mas também é importante cuidar de sua saúde mental e emocional.
Olá! A questão que traz é bastante particular, somente você saberá dizer o que é realmente preocupante, talvez esteja acontecendo atravessamentos da sua realidade psíquica com as crenças culturais da sociedade. Essas situações geram angústia em nós, indico procurar um processo psicoterápico para elaborar melhor essa questão e conseguir compreender para atingir uma melhor qualidade de vida e seus próximos passos. Estou à disposição e se cuide!
Olá querido como está? A idade, por si só, não é um fator de corte para determinar o que é preocupante e o que não é quando se fala em relacionamentos. Entendo que culturalmente, quando vemos que a maioria das pessoas segue um determinado caminho diferente do nosso, isso pode despertar uma dúvida e gerar a pergunta que você fez: será que devo me preocupar? Conforme os outros colegas também colocaram, o mais importante é você entender se isso te faz falta nesse momento, se te angustia, se é uma preocupação para você. Você pode se perguntar; será que estou evitando me relacionar, ou apenas não apareceu alguém que me despertasse interesse, e outros assuntos nesse momento me demandam mais energia? Os caminhos são individuais. Mas se essa começou a ser uma questão que te entristece e te intriga, fazer uma terapia para te ajudar a refletir sobre tudo isso pode te ajudar. Obrigada por compartilhar sua questão e espero ter ajudado. Fico a disposição
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá, querido! Espero que você esteja bem!
Não existe certo ou errado nesse assunto, existe o que faz sentido para você. Muitas pessoas valorizam os relacionamento amorosos, mas não é uma regra. Se você está satisfeito em não se envolver romanticamente, está tudo bem!
Olá, essa questão de namoro e relacionamento é algo muito particular de cada um, não é que um jovem que nunca tenha namorado esteja errada, por acaso isso geralmente é uma cobrança que vem mais do meio social e familiar que convive muitas das vezes, mas quando é algo que é cobrado de fato pela pessoa isso se mostra mais um desejo genuinamente dela e não dos outros, muitas pessoas não vem problemas e encaram a vida muito bem sendo mais reservadas em seus relacionamentos ou mesmo não querendo ter uma companheira/companheiro. Agora se isso é algo que lhe cause um conflito, que seja gerador de problemas para você em alguns seguimentos da vida importantes, então procurar mudar essa condição conhecendo pessoas, tendo novos tipos de interação seja a alternativa mais logica para isso e as vezes esse movimento precise da ajudada de terceiros por meio de psicoterapia, para ir trabalhando junto no decorrer dessa nova fase pois tudo se torna algo novo quando falamos de nos relacionarmos mais intimamente com outra pessoa.
P.s. Você é jovem teve uma serie de experiências e desafias para chegar onde esta, doutorado não é pra todo mundo, foi um tempo investido nesse seguimento da sua vida, agora você deve estar reparando em outros setores de sua vida que talvez você queira se interessar em investir ou não e tudo bem a vida sempre é bom refletirmos sobre onde passamos, estamos e queremos ir.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 80
Olá!
Não existe uma idade ideal ou padrão para iniciar um relacionamento amoroso, mas é importante analisar o peso que este conceito (o ideal é namorar em certa idade) pode ter para você.
Provavelmente outros contextos que hoje você prioriza, como os estudos por exemplo, sejam ambiente mais confortável e previsível, que te faz bem. A possibilidade de estabelecer um relacionamento por ser algo novo, pode representar algo imprevisível, que traz ansiedade... Por não ter tido contato com os reforçadores (aspectos positivos) que uma relação pode lhe trazer, pode ser mais difícil que esse aspecto seja priorizado na sua vida.
Caso este ponto esteja lhe trazendo incômodo, é importante buscar apoio em psicoterapia, não por ser um problema a ser resolvido, mas tudo o que nos traz incômodo, merece atenção!
Abraços!
Apesar de já saber que para tudo há um tempo e as pessoas fazem as próprias escolhas, entendo que essa cobrança social a respeito do que é certo / errado, normal / anormal ainda assim te atravessa a ponto de te deixar triste. Nesse sentido imagino que a busca de um apoio psicoterapêutico te ajudaria bastante nesse processo de autoconhecimento e em se sentir mais seguro com suas escolhas. Consequentemente, tendo uma vida mais leve e com menos angústia.
Olá, Parece que esta é uma demanda que está surgindo agora para você. Quando diz: "Será que devo me preocupar?"
O estudo é importante para você. O que mais é importante? O que gostaria de incluir na sua rotina, além do estudo? Tem vontade de mudar a forma como ela se encontra hoje? A psicoterapia pode auxiliá-lo(a) em relação a estas questões, pois proporciona um suporte para você expressar suas angustias e dúvidas.
Ola!!! As escolhas são naturais e momentâneas. Se dedicar ao doutorado pareceu algo que você priorizou num dado momento. E, no prosseguir da vida outras escolhas acontecerão...Te oriento a levar a um percurso psicanalítico essa situação que você chama de preocupante, que parece te incomodar produzindo sentimento de tristeza. Fico a disposição.

Abraços
Olá. Bem, pela sua mensagem me parece que você está, além de preocupado, triste. E essa tristeza precisaria de atenção e acolhimento. Claro que existem pessoas mais orientadas para outros aspectos da vida - familiar, profissional.. - mas relações são importantes e não sei se você está isolado do convívio com outras pessoas - amigos, colegas, além de possíveis amores. Bem difícil comentar sobre uma pergunta que me faz pensar em tantas outras a fazer! Enfim, recomendo que busque conversar com um psicoterapeuta para que possam, juntos, cuidar de você para que obtenha realizações em todos os aspectos da sua vida. Abraços.
Não, você não está se preocupando demais. É normal que você sinta tristeza por não ter tido a oportunidade de experimentar um relacionamento na adolescência, mas isso não significa que você não possa ter um relacionamento no futuro. Um psicanalista pode ajudá-lo a entender melhor seus sentimentos e a lidar com eles de forma saudável. Ele também pode ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar com as emoções relacionadas ao namoro e ao relacionamento, como a confiança, a comunicação e a resolução de conflitos. Além disso, o psicanalista pode ajudá-lo a desenvolver uma visão mais positiva sobre si mesmo e sobre o amor.
Olá! Pelo que entendi um lado seu diz "não se sentir mal" por não está em nenhum relacionamento atualmente. Porém, um outro lado diz que se "sente triste" por nunca ter se relacionado, principalmente por não ter aproveitado período da adolescência. É isso? Estou no caminho certo da compreensão? Parece existir um conflito interno, não é? O foco nos estudos e carreira em detrimento ao relacionamento amoroso. Talvez devêssemos dar voz a esses dois lados!
Agora surge a preocupação ou a curiosidade, se deveria se importar ou não com essa temática. Eu sei que é indelicado responder uma pergunta com outra(s), me perdoa, mas acredito ser preciso para expandir sua reflexão e consciência. Estamos falando de um doutorando. Então, "Como é para você se preocupar com essa questão? como o seu corpo te responde a esse sentimento ou assunto (reações fisiológicas)? O que esse sentimento diz a você? Que tem vontade de fazer quando esse assunto/sentimento vem à tona? O que escuta dentro de você sobre relacionamentos românticos?”
Se apareceu um certo desconforto ou uma não clareza nas respostas, talvez devesse buscar ajudar psicológica para compreender seu modo de funcionamento e enfrentamento. E talvez, quem saiba ter a possibilidade de alinhar um assunto a outro assunto, se essa for a sua vontade.
A Terapia do Esquema e a TCC serão suas aliadas.
Estarei à disposição!
Se você questiona, é porque importa. Somos seres sociais, assim, também nos desenvolvemos através do outro, é no compartilhar de experiências que aprendemos o que buscar, o que priorizar, o que nos faz bem e o que nos faz mal. Tendo o outro como espelho, nos desenvolvemos como indivíduos. Respondendo sua pergunta, não acho preocupante a idade, isso pouco importa, mas sim, é preocupante você não permitir-se ter experiências relacionais. Lembre-se, estudo e carreira são apenas aspectos de você, não é você como um todo. Relações interpessoais são fundamentais para sua qualidade de vida e saúde mental. Pergunte-se, como andam minhas relações? tenho bons amigos? tenho boa relação familiar? eu tenho uma rede de apoio?
Não apenas foque no "namorar", mas sim, no desenvolver relações de afeto saudáveis.
Espero que minha resposta tenha feito sentido para você. Assim que possível, busque apoio profissional, a terapia lhe fará muito bem.
Boa sorte!
Cada um tem o seu tempo para tudo. Se a falta de relacionamento amoroso está te preocupando agora me parece que o seu tempo de lidar com isso chegou.
Penso que voce anteriormente desenvolveu interesses ligados a outras preocupações . Analise te faria bem para voce se conhecer melhor
Ola...
Não há nada com que se preocupar se você nunca teve um relacionamento até agora. Todo mundo tem seu próprio tempo e prioridades ao longo da vida, e não há uma fórmula correta sobre como devemos viver nossas vidas. Você está se concentrando em seus estudos e carreira, o que é ótimo.

No entanto, se você está se sentindo um pouco triste por nunca ter tido um relacionamento, é compreensível. Ter um relacionamento pode ser uma experiência emocionante e significativa para muitas pessoas. Mas é importante lembrar que ter um relacionamento não é um requisito para ter uma vida plena e feliz.

Se você sentir que deseja ter um relacionamento, pode tentar conhecer novas pessoas, seja por meio de amigos em comum, eventos sociais ou aplicativos de namoro, mas lembre-se que é importante manter o foco em seus estudos e carreira, e que o amor pode surgir em qualquer momento da vida, não só na adolescência. Vamos conversar mais sobre isso, agenda uma visita.
Talvez você poderia se preocupar em saber por que você nunca teve um relacionamento amoroso até esta data. Pois, com o desenvolvimento sexual que começa na puberdade, é natural que o menino comece a pensar num relacionamento amoroso, mesmo em fantasias. E com a adolescência os grupos de jovens também despertam esse interesse. Talvez você tenha vivido toda sua vida focado nos estudos, em detrimento de sua vida social e amorosa. Será uma fuga? Uma atitude muito rígida de sua parte ou exigências da família? Os estudos são muito importantes, mas preenchem um aspecto somente de sua vida no mundo. Outros interesses foram prejudicados até agora pelo seu hiperfoco nos estudos. A psicoterapia pode ajudá-lo a inserí-lo neste mundo com tantas coisas interessantes, inclusive um relacionamento, sem deixar de lado o doutorado.
Penso que o fato de você não ter tido um relacionamento até agora não é preocupante, especialmente pois você coloca que essa é uma escolha sua. Talvez existam questões a serem trabalhadas em relação aos seus sentimentos em relação a suas escolhas e, para isso, psicoterapia vai te ajudar.