Qual a relação entre Transtorno de Ansiedade por Doença (TAD e Transtorno de Processamento Sensorial
3
respostas
Qual a relação entre Transtorno de Ansiedade por Doença (TAD e Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) ?
Boa tarde! Obrigada pela sua pergunta! Vamos lá: O TAD é quando a pessoa se preocupa demais com a saúde, achando que tem ou vai ter alguma doença, mesmo sem motivos reais. Já o TPS é quando o cérebro sente os estímulos do corpo e do ambiente de forma exagerada — sons, toques, cheiros, dores... Onde eles se conectaM? Quem tem TPS sente o corpo de forma intensa (tipo um barulho no coração, um formigamento, uma coceira). E isso pode ativar a ansiedade, fazendo a pessoa pensar que tem algo muito errado acontecendo (TAD). Ou seja: uma sensação pequena pode virar um medo gigante. Essa combinação é comum em adolescentes que vivem dizendo “tô com dor”, “acho que tô doente”, mas os exames não mostram nada. Não é invenção — é o corpo e a mente reagindo de forma diferente. Com cuidado, acolhimento e, se for o caso, acompanhamento profissional, dá pra ajudar esse jovem a viver com mais tranquilidade. Anraço!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O Transtorno de Ansiedade por Doença (TAD) é também conhecido como Hipocondria (na classificação anterior), corresponde a preocupação excessiva e persistente com a possibilidade de ter ou desenvolver uma doença grave, mesmo sem sintomas médicos relevantes.
O Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) não é oficialmente reconhecido como um transtorno no DSM-5, mas é estudado especialmente em neuropsicologia e terapia ocupacional. Corresponde a dificuldade do cérebro em receber, interpretar e responder adequadamente aos estímulos sensoriais (tátil, auditivo, visual, olfativo, etc.). Mais frequente em crianças, especialmente em casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas também pode aparecer de forma isolada.
O Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) não é oficialmente reconhecido como um transtorno no DSM-5, mas é estudado especialmente em neuropsicologia e terapia ocupacional. Corresponde a dificuldade do cérebro em receber, interpretar e responder adequadamente aos estímulos sensoriais (tátil, auditivo, visual, olfativo, etc.). Mais frequente em crianças, especialmente em casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas também pode aparecer de forma isolada.
O TAD e o TPS são condições diferentes, mas podem se influenciar. A pessoa com TPS percebe estímulos corporais de forma mais intensa, e essa sensibilidade pode aumentar a preocupação com sintomas físicos, favorecendo a ansiedade por doença.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Eu fico com as mãos tremendo quando tomo café, sempre pergunto as pessoas se elas sentem a mesma coisa, só que ninguém nunca sente.
- Quando o comportamento disruptivo é considerado um problema sério?
- Como a ansiedade pode se relacionar com o comportamento disruptivo?
- . O que é o Transtorno de Ansiedade por Doença (TDA) com Hipervigilância Somática?
- Minha casa caio em uma tempestade muito forte...não aconteceu nada comigo mas eu tinha 10 anos de idade Minha mãe teve as pernas quebrada por esse motivo tenho medo de tempestade quando estou sozinha pior ainda quando o céu começa escurecer fico já com muito medo e começa dar vontade de ir ao banheiro…
- Como o modelo transdiagnóstico se aplica ao Transtorno de Ansiedade de Doença (TAD) ?
- O transtorno de ansiedade por doença é o mesmo que transtorno somatoforme?
- O que diferencia o medo da morte da tanatofobia? .
- Por que o comportamento disruptivo está ligado à ansiedade?
- A disfunção executiva pode ser um sintoma de ansiedade ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 497 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.