Qual é a contribuição da psicologia para o desenvolvimento das pessoas que possuem Síndrome de D

10 respostas
Qual é a contribuição da psicologia para o desenvolvimento das pessoas que possuem Síndrome de Down?
Ola! A Psicologia auxilia no desenvolvimento da pessoa com Sindrome de Down e familiares. Atua como facilitador entre o vinculo familiar e compreensão de ambos diante da síndrome e de suas necessidades, pois cada historia e singular. A intervenção multiprofissional, propicia os profissionais a elaborarem juntos, estratégias em torno de tarefas motoras, perceptivas e cognitivas para estimular o portador em sua complexidade.

A Psicologia facilitará o paciente e a família estar em contato consigo mesmo e ao mundo, procurando resignificar e reconstruir dentro de todos os contexto que aparecerecem, para assim terem uma qualidade de vida melhor. A interface com a equipe multidisciplinar ajudarão bastante.
Atenciosamente.
Mônica Araujo!!!
Olá! Os portadores da Síndrome de Down são treináveis a Psicoterapia pode ajudar nesse processo, quando associado a terapia ocupacional. Paz e Bem!
Olá!!
A psicologia pode auxiliar na promoção do desenvolvimento do portador de SD, auxiliar os familiares quanto questões acerca do surgimento de outras doenças, bem como com os demais profissionais envolvidos.
Enfim o acompanhamento psicológico pode promover tanto para o portador quanto aos seus familiares ganho emocional e consequentemente melhor compreensão de todo o contexto.
Ola! A Psicologia pode favorecer no desenvolvimento da pessoa com SD, tendo como objetivo de curto, médio e longo prazo a aprendizagem de estratégias para a promoção do desenvolvimento, fortalecimento sócio-emocional. Muito a psicologia pode facilitar nesse processo, a começar da conscientização e como consequência diminuição do estigma e exclusão que pode ser uma barrera na potencialização das habilidades do paciente! Abraço
Se você estiver em Curitiba ou próximo, tendo oportunidade venha conhecer o trabalho interdisciplinar e realizado pelos Ambulatório da SD do Hospital das Clínicas (UFPR), totalmente gratuito (SUS), Que visa a promoção de profissionais no apoio à saúde e autonomia plena de pessoas com SD.
Olá. O portador da síndrome de down é uma pessoa única e com necessidades como qualquer outra pessoa.
A psicologia ajuda ao paciente encontrar seu potencial apesar das dificuldades, assim como aos familiares a investir na pessoa e não na doença.
O trabalho multidisciplinar com fonoaudiólogo, terapia ocupacional, psicólogo, clínico geral pode ser a médio e longo prazo de muita ajuda.
A psicologia pode ajudar o paciente com Síndrome de Down, em vários aspectos, principalmente quanto ao seu desenvolvimento, ajudando a reconhecer suas forças, suas potencialidades e necessidades; apoio e orientação à família, estabelecendo um canal de escuta acolhedora com os familiares, pois cada família tem uma história única, medos e fragilidades. Também auxiliar e orientar os profissionais educadores que o estejam educando.
O psicólogo, pode ajudar em muitas questões que já foram anteriormente citadas acima por meus colegas, eu seria repetitiva que ficasse aqui relatando uma a uma.
Mesmo estando de acordo com os esclarecimentos, gostaria de acrescentar que os grupos de apoio ,com outros portadores,suas respectivas famílias e com uma equipe inter profissional contribui muito a qualidade de todos os envolvidos
Os hospitais de reabilitação,os hospitais escola,e os serviços escola de psicologia poderiam lhe informar sobre essa contribuição que vc deseja!
Tradicionalmente a psicologia avalia, orienta e acompanha o nível de desenvolvimento físico, psíquico e social, da pessoa com Síndrome de Down, bem como o tipo de acolhimento e oportunidade de aprendizagem, oferecido pelos pais e demais familiares. A originalidade da pessoa com Síndrome de Down também contribui com a psicologia, quando nos apresenta comportamentos e atitudes, fora dos padrões de limitação esperados, principalmente nos aspectos psicológico e social. Contribui também com a família ao propor por necessidade natural, devido ao ritmo mais lento de seu desenvolvimento, um conceito de convívio baseado na aceitação e no respeito às diferenças marcantes. Contribui também com o social por valorizar a diversidade da vida, mostrando a necessidade constante de reciclar valores, atitudes e padrões de comportamento humano.