Qual é a diferença entre o transtorno bipolar e o transtorno obsessivo-compulsivo?

8 respostas
Qual é a diferença entre o transtorno bipolar e o transtorno obsessivo-compulsivo?
Conforme a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, CID 10, nas descrições clínicas e diretrizes diagnósticas de Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento:
O Transtorno Afetivo Bipolar é caracterizado por episódios de significativas perturbações do humor e do nível de atividade do paciente. Essas alterações referem-se a episódios de elevação do humor e aumento da energia e atividade (mania ou hipomania), e outros episódios de rebaixamento do humor e diminuição da energia e atividade (depressão).
Já o Transtorno obsessivo-compulsivo tem como aspecto essencial os pensamentos obsessivos (ideias, imagens ou impulsos que vêm à mente do indivíduo repetidamente e de forma estereotipada, e são sentidos quase invariavelmente como angustiantes) ou atos compulsivos recorrentes (comportamentos estereotipados que se repetem muitas vezes e que não são em si mesmos agradáveis, nem resultam na execução de tarefas inerentemente úteis).

Mas vale à pena lembrar que para a Psicanálise não existe este tipo de classificação. Deste modo, o transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva é o que os psicanalistas chamam de neurose obsessiva e o transtorno bipolar é a chamada psicose maníaco-depressiva. São estruturas de personalidade diferentes. No primeiro caso, a pessoa pode apresentar pensamentos obsessivos constantes e muito incômodos, rituais obsessivos, mania de regras e grande necessidade de se fazer cumprir a lei. No segundo caso a pessoa pode oscilar entre momentos de depressão e de grande euforia, que seria a fase da mania, com ideias megalomaníacas (de grandeza), muita agitação seja ao falar, andar, pouco sono, etc.
O transtorno obsessivo-compulsivo (toc) é um transtorno heterogêneo com uma variedade muito grande de sintomas. Seus sintomas envolvem alterações do pensamento, do comportamento e emocionais. Sua característica principal é a presença de obsessões e/ou compulsões ou rituais. Os rituais ou compulsões são realizados em função dos medos ou da aflição que ocorrem sempre que a mente é invadida por uma obsessão.
No transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva (TPOC), a pessoa não apresenta obsessões e nem um desconforto associado, pois não é compelido a realizar rituais.
O transtorno bipolar consiste em alterações intensas do humor. Alternam períodos de euforia, irritabilidade, inquietude, insônia e aceleração do pensamento e períodos de desânimo, diminuição da atividade, tristeza e vontade de morrer. De forma geral, os portadores do transtorno bipolar têm pouca tolerância a contrariedades, são impacientes e irritadiços.
Resumidamente podemos dizer que:

O TOC é caracterizado por um ritual onde a pessoa precisa executar para aliviar sua ansiedade. A pessoa com TOC sofre intensamente pois se torna refém desses rituais. Sofre com uma ansiedade intensa que a leva a ter prejuízo em todos os campos de sua vida, familiar, profissional, social.

O Transtorno Bipolar é apresentando na forma de alteração do humor. A pessoa sofre de logos episódios de depressão e/ou euforia. Então, ela pode estar muito triste ou pode estar com uma alegria patológica. Isso também a compromete em suas relações afetivas, familiar, profissional e social.

Nos dois casos existe tratamento, tanto medicamentoso como psicoterapia e o essencial é o apoio da família e amigos.
O transtorno bipolar é um transtorno do humor, a pessoa com este transtorno é uma pessoa irritada, insone, tem oscilaçoes de humor frequentes. A doença cursa em episódios de depressão ou de mania(euforia grave, aceleraçao do pensamento) ou hipomania(euforia mais leve).
O transtorno obsessivo - compulsivo cursa com obsessões(idéias ou pensamentos intrusivos e repetitivos) e/ou compulsoes(atos repetitivos realizados para aliviar os pensamentos ou idéias repetitivas ruins.
Transtorno obsessivo compulsivo é quando a pessoa tem pensamentos que se nega a te-los que incomoda e gera desconforto e para aliviar esse desconforto ela cria uma serie de rituais que para ela precisa ser seguido adequadamente, caso algum erro normalmente se reinicia. Ex. pensamentos impuros, para tentar amenizar o sofrimento de ter esses pensamentos ela cria um ritual de lavar a mão 10 vezes e com isso se sente melhor.

Ja o transtorno de Humor, a famosa bipolaridade é pensar que temos exatamente 2 polos a ansiedade (tambem podemos dizer aqui como estado maníaco) e o depressivo e nesse transtorno há uma variação nesses 2 polos que podem durar meses...
O transtorno bipolar (TB) é uma doença que não tem cura, sua manifestação está ligada a fatores ambientais e genéticos, atinge o corpo e a mente, causando prejuízos para: - as atividades intelectuais, o trabalho, os relacionamentos interpessoais e, em casos mais graves, até para a higiene, alimentação e sono.
O problema se caracteriza pela alternância, de momentos de depressão e euforia (ou mania), que podem ser leves, moderados ou graves; pode ser confundido com a depressão. O especialista mais adequado para identificar a presença do transtorno bipolar é o psiquiatra, e pode ser tratado com medicamentos e terapia psicológica.
O TOC é um quadro de difícil manejo, se caracteriza por pensamentos que invadem a cabeça sem aviso prévio seguidos de ritos ou comportamentos repetidos que servem como escape para acalmar a mente, como por ex.:- lavar as mãos repetidamente para não se contaminar, pavor irracional de bactérias, controlar repetidamente a maçaneta etc. Quando os rituais começam a tomar tempo e a interferir na qualidade de vida e atrapalhar a capacidade de estudar e trabalhar, podem gerar angústia e solidão. Os pensamentos que não saem da mente acompanhados de rituais complexos e rígidos comprometem a qualidade de vida de quem tem transtorno obsessivo compulsivo, nesses casos é preciso buscar ajuda. Esse transtorno na maioria dos casos se origina na infância ou na adolescência, mas a preocupação se inicia quando eles ocupam mais de uma hora por dia e fazem o indivíduo se atrasar ou até desistir de seus compromissos. Nesse caso é importante a psico-educação, o mindfulness,( técnica de atenção plena) e a neuromodulação, que estimula ou inibe regiões do cérebro com eletricidade ou ondas magnéticas” como complemento aos comprimidos. Mas nada vai adiantar se as pessoas prejudicadas não puderem falar abertamente sobre o assunto e procurarem ajuda especializada, como psiquiatra e psicólogo/a.
O transtorno bipolar: mania alternada com depressão.
Os episódios maníacos incluem sintomas como euforia, dificuldade para dormir e perda de contato com a realidade. Já os episódios depressivos são caracterizados por falta de energia e motivação, além de perda de interesse nas atividades cotidianas. Os episódios de alteração de humor podem durar dias ou meses e também podem estar associados a pensamentos suicidas.
#
O TOC costuma se concentrar em temas como o medo de germes ou a necessidade de organizar os objetos de uma maneira específica. Também se manifestam como pensamentos repetitivos. Os sintomas geralmente começam de modo gradual e variam ao longo da vida.

Ambos podem durar meses ou a vida inteira. Ambos não tem cura mas têm tratamento . Ambos precisam ser bem diagnosticados e perfeitamente tratados com medicação e psicoterapia.