Qual é o impacto da crise existencial na vida diária de uma pessoa ?

3 respostas
Qual é o impacto da crise existencial na vida diária de uma pessoa ?
 Esther Becker
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Uma crise existencial pode afetar muitos aspectos da vida cotidiana, mesmo que, à primeira vista, não pareça algo “visível”. A pessoa pode continuar trabalhando, estudando ou convivendo com os outros, mas por dentro sente um peso, uma sensação de vazio, de que “falta alguma coisa”. É como se tudo perdesse o brilho ou o sentido.

Na psicanálise, entendemos que isso acontece porque a pessoa entra em contato com questões profundas que estavam adormecidas: “O que estou fazendo com a minha vida?”, “Isso que eu vivo é realmente o que eu quero?”, “Quem sou eu além dos papéis que desempenho?”. Essas perguntas mexem com nossa identidade e com a forma como nos relacionamos com o mundo.

No dia a dia, essa crise pode gerar:

Desânimo ou apatia;

Dificuldade de tomar decisões;

Ansiedade ou insônia;

Conflitos nos relacionamentos;

Uma sensação constante de estar “fora do lugar”.

É importante entender que esses sintomas não são fraqueza. Na verdade, eles mostram que algo interno está se reorganizando. A crise, embora desconfortável, pode ser uma oportunidade para a pessoa se reconectar com seus desejos mais autênticos e dar novos significados à sua vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A crise existencial pode gerar ansiedade, desmotivação, dificuldade de tomar decisões, sensação de vazio e conflitos nos relacionamentos. Esses efeitos podem tornar o dia a dia mais desgastante, afetando trabalho, estudos e vida pessoal.

Na psicoterapia, posso te ajudar a compreender esses impactos, elaborar sentimentos e encontrar caminhos para restaurar equilíbrio e sentido. Posso te acompanhar nesse processo!
A crise existencial pode impactar de forma significativa a vida diária, já que a pessoa passa a lidar com a falta de perspectiva, o desânimo, a incerteza e um constante questionamento sobre si mesma e sobre o sentido de sua existência. Isso pode afetar tanto a rotina quanto as relações e até mesmo a motivação para realizar atividades simples do dia a dia.

Especialistas

Natalia Ventura

Natalia Ventura

Psicólogo

Cachoeirinha

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Reginaldo Guimarães

Reginaldo Guimarães

Psicólogo

Ourinhos

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Fisioterapeuta

Cacoal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1020 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.