Qual especialidade mais indicada para o tratamento do Transtorno da Ansiedade (Agorafobia, dormências

11 respostas
Qual especialidade mais indicada para o tratamento do Transtorno da Ansiedade (Agorafobia, dormências no rosto e no corpo, dificuldade de engolir, desânimo e etc...) e como seria o tratamento?
Existem vários profissionais trabalhando com estes transtornos. Eu recomendo iniciar avaliação com médico especialista, pois o processo diagnóstico exige afastar várias doenças de vários órgãos associados com tais sintomas. O tratamento é consequência de um bom diagnóstico.

Olá,
O mais indicado é você buscar avaliação do psiquiatra e do psicólogo, para definir melhor esse diagnóstico. A partir disso é que será possível definir com mais precisão a especialidade indicada e o tratamento adequado.
Abraços
Em primeiro lugar afastar as causas orgânicas, buscando avaliação psiquiátrica e posteriormente avaliação e acompanhamento psicológico.
Boa sorte!
Você já foi avaliado (a) por um profissional da área psi ? Acho importante uma avaliação especializada caso nao a tenha feito. Indico ainda o acompanhamento de um psicólogo (a) para melhor compreensão destes sintomas que você descreve. Somente a partir desta avaliação será possível determinar o tratamento mais indicado para você.
O ideal é que se tenha a psicoterapia aliada com a psiquiatria, pois se as crises são tão intensas que chegam a afetar a vida social e a rotina diária é importante a avaliação do psiquiatra com a possibilidade da inclusão de medicação!
Olá.

Existem vários tipos de psicoterapias. A maioria vai lidar com essas questões com a base da sua teoria em particular. No final das contas não existe uma totalmente certa. A minha, por exemplo, segue o viés da psicanálise, mas não quer dizer que seja a melhor, apesar que ao meu ver, para mim a psicanálise poderia lhe trazer muitos benefícios. Mas no final, a melhor psicoterapia é aquela em que você se identifica com o(a) profissional. Pode ser apenas uma questão de você se permitir. Alguns pacientes fazer uma sessão de entrevista para psicoterapia com profissionais diferentes, e no final, quando já possuem sua impressão, decidem por "esse" ou "aquele".
Mas tirando sua dúvida, pelo menos em relação a psicanálise, ela iria trabalhar no sentido da palavra, e tudo o que você possa trazer e queira trazer, inclusive sonhos, textos, mensagens, imagens etc... Não fazemos orientação, e sim fazemos aparecer o sujeito e seus desejos, bem como investigar sua angústia.
Att,Leandro Winter
AGORAFOBIA, se classifica dentro de TRANSTORNOS DE ANSIEDADE. O mais indicado seria Acompanhamento de um Psicologo junto com o tratamento Psicofarmacológico. Claro que é importante antes uma boa Avaliação do quadro geral do paciente, bem como os sintomas citado e as dificuldades específicas que tudo isso acarreta na vida geral. Hoje em dia umas das abordagens que vem mostrando bons resultados para esse tipo de Transtorno é a Terapia Cognitiva Comportamental.
O tratamento mais adequado é por psicoterapia comportamental, principalmente com um profissional que trabalhe diretamente sobre queixas de ansiedade e fobias. Hoje em dia há diversos recursos com eficácia para o tratamento desses transtornos, sendo desde a dessensibilização sistemática (que possui décadas de uso com sucesso) a protocolos como ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso, da terceira geração de psicoterapias comportamentais), apenas para citar dois. A seleção de quais protocolos são utilizados varia conforme as capacidades do cliente, gravidade do transtorno, sempre discutido e analisado em conjunto com o terapeuta. O tratamento visa atenuar e adquirir algum controle sobre os sintomas que provocam o incômodo, mas também desenvolver habilidades para lidar com os eventos e contextos que desencadeiam a ansiedade em si, tornando essas manifestações mais leves e raras.
Somos participantes na atualidade de uma sociedade movida pelo medo. Medo de ser assaltado, de ser agredido, de sofrer acidentes. O medo enfim de não saber se ao sair de casa, voltará. Além disso, a midia está fartamente publicando os fatos que nos levam a reforçar esse medo interior. Assim, é evidente que outros medos se desenvolvem, acrescentam-se, e as fobias estão no rol deles. Fobia para falar em publico, fobia para assinar um cheque, fobia para andar de avião, fobia para entrar num elevador, fobia para sair às ruas. O tratamento pode até incluir algum medicamento para os casos mais graves, mas no geral nada como uma boa terapia psicológica que trarão a autoestima e a segurança interior para os pacientes.
Importante pensar em um profissional que lhe dê a possibilidade de falar sobre o que lhe aflige. Que se sinta bem e seguro em seu tratamento. Possam, no trabalho, decifrar, através da palavra o que leva você a ter esse medo que o paralisa.
A ansiedade é um sintoma de algo que não está bem, assim como a febre indica um desequilíbrio no organismo. Cuidar da causa é tão importante quanto do sintoma. A psicoterapia poderá ajuda lá a identificar as origens dessa angústia, assim como a medicação ajudará na diminuição do desconforto decorrente desses sintomas. Cuide se, tenha qualidade de vida, invista em você. Quando não falamos do que nos incomoda o corpo acaba falando.