Qual especialidade mais indicada para o tratamento do Transtorno da Ansiedade (Agorafobia, dormências

11 respostas
Qual especialidade mais indicada para o tratamento do Transtorno da Ansiedade (Agorafobia, dormências no rosto e no corpo, dificuldade de engolir, desânimo e etc...) e como seria o tratamento?
Existem vários profissionais trabalhando com estes transtornos. Eu recomendo iniciar avaliação com médico especialista, pois o processo diagnóstico exige afastar várias doenças de vários órgãos associados com tais sintomas. O tratamento é consequência de um bom diagnóstico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
O mais indicado é você buscar avaliação do psiquiatra e do psicólogo, para definir melhor esse diagnóstico. A partir disso é que será possível definir com mais precisão a especialidade indicada e o tratamento adequado.
Abraços
Em primeiro lugar afastar as causas orgânicas, buscando avaliação psiquiátrica e posteriormente avaliação e acompanhamento psicológico.
Boa sorte!
Você já foi avaliado (a) por um profissional da área psi ? Acho importante uma avaliação especializada caso nao a tenha feito. Indico ainda o acompanhamento de um psicólogo (a) para melhor compreensão destes sintomas que você descreve. Somente a partir desta avaliação será possível determinar o tratamento mais indicado para você.
O ideal é que se tenha a psicoterapia aliada com a psiquiatria, pois se as crises são tão intensas que chegam a afetar a vida social e a rotina diária é importante a avaliação do psiquiatra com a possibilidade da inclusão de medicação!
Olá.

Existem vários tipos de psicoterapias. A maioria vai lidar com essas questões com a base da sua teoria em particular. No final das contas não existe uma totalmente certa. A minha, por exemplo, segue o viés da psicanálise, mas não quer dizer que seja a melhor, apesar que ao meu ver, para mim a psicanálise poderia lhe trazer muitos benefícios. Mas no final, a melhor psicoterapia é aquela em que você se identifica com o(a) profissional. Pode ser apenas uma questão de você se permitir. Alguns pacientes fazer uma sessão de entrevista para psicoterapia com profissionais diferentes, e no final, quando já possuem sua impressão, decidem por "esse" ou "aquele".
Mas tirando sua dúvida, pelo menos em relação a psicanálise, ela iria trabalhar no sentido da palavra, e tudo o que você possa trazer e queira trazer, inclusive sonhos, textos, mensagens, imagens etc... Não fazemos orientação, e sim fazemos aparecer o sujeito e seus desejos, bem como investigar sua angústia.
Att,Leandro Winter
AGORAFOBIA, se classifica dentro de TRANSTORNOS DE ANSIEDADE. O mais indicado seria Acompanhamento de um Psicologo junto com o tratamento Psicofarmacológico. Claro que é importante antes uma boa Avaliação do quadro geral do paciente, bem como os sintomas citado e as dificuldades específicas que tudo isso acarreta na vida geral. Hoje em dia umas das abordagens que vem mostrando bons resultados para esse tipo de Transtorno é a Terapia Cognitiva Comportamental.
O tratamento mais adequado é por psicoterapia comportamental, principalmente com um profissional que trabalhe diretamente sobre queixas de ansiedade e fobias. Hoje em dia há diversos recursos com eficácia para o tratamento desses transtornos, sendo desde a dessensibilização sistemática (que possui décadas de uso com sucesso) a protocolos como ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso, da terceira geração de psicoterapias comportamentais), apenas para citar dois. A seleção de quais protocolos são utilizados varia conforme as capacidades do cliente, gravidade do transtorno, sempre discutido e analisado em conjunto com o terapeuta. O tratamento visa atenuar e adquirir algum controle sobre os sintomas que provocam o incômodo, mas também desenvolver habilidades para lidar com os eventos e contextos que desencadeiam a ansiedade em si, tornando essas manifestações mais leves e raras.
Somos participantes na atualidade de uma sociedade movida pelo medo. Medo de ser assaltado, de ser agredido, de sofrer acidentes. O medo enfim de não saber se ao sair de casa, voltará. Além disso, a midia está fartamente publicando os fatos que nos levam a reforçar esse medo interior. Assim, é evidente que outros medos se desenvolvem, acrescentam-se, e as fobias estão no rol deles. Fobia para falar em publico, fobia para assinar um cheque, fobia para andar de avião, fobia para entrar num elevador, fobia para sair às ruas. O tratamento pode até incluir algum medicamento para os casos mais graves, mas no geral nada como uma boa terapia psicológica que trarão a autoestima e a segurança interior para os pacientes.
Importante pensar em um profissional que lhe dê a possibilidade de falar sobre o que lhe aflige. Que se sinta bem e seguro em seu tratamento. Possam, no trabalho, decifrar, através da palavra o que leva você a ter esse medo que o paralisa.
A ansiedade é um sintoma de algo que não está bem, assim como a febre indica um desequilíbrio no organismo. Cuidar da causa é tão importante quanto do sintoma. A psicoterapia poderá ajuda lá a identificar as origens dessa angústia, assim como a medicação ajudará na diminuição do desconforto decorrente desses sintomas. Cuide se, tenha qualidade de vida, invista em você. Quando não falamos do que nos incomoda o corpo acaba falando.

Especialistas

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Samuel Saboia

Samuel Saboia

Terapeuta complementar

Fortaleza

Gisele Köller Adami

Gisele Köller Adami

Psicólogo

Joinville

Jucimara Gonçalves Bernardo

Jucimara Gonçalves Bernardo

Psicólogo

São Paulo

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Pedro Becker Athayde Ciqueira

Pedro Becker Athayde Ciqueira

Psicólogo

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Agorafobia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.