Qual especialista na Síndrome de Asperger e onde encontrar para tratamento e/ou acompanhar em Manaus

24 respostas
Qual especialista na Síndrome de Asperger e onde encontrar para tratamento e/ou acompanhar em Manaus Amazonas para adulto e criança?
Ola!
Te sugiro procurar um profissional de psicologia especialista no método ABA (TEA) na sua região. Pode ser que planos de saúde e clínicas de psicologia possam te indicar alguém.
Espero que encontre!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Adalgisa Guimarães
Psicólogo
Brasília
Boa noite !
Para portadores da sindrome de Asperger é muito importante um tratamento multidiplinar , sendo psicólogo, terapeuta ocupacional, fono, dentre outros!
Muito importante procurar , mesmo que de forma remota , profissionais especializados na área.
Olá. Geralmente o acompanhamento é multidisciplinar com diversos profissinais envolvidos a depender da demanda (psiquiatra, psicólogo, acompanhamento terapêutico (AT), fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, entre outros). A princípio você pode procurar um psicólogo/ neuropsicólogo para realizar uma avaliação do quadro. A partir disso, receberá os encaminhamentos necessários.
Dra. Erika Cortez Rodrigues
Psicólogo
Fortaleza
Quanto mais profissionais engajados no tratamento melhor. Serão eles: psicólogo, terapeuta ocupacional, neurologista e outros. O médico irá lhe dizer.
 Helio Borges Junior
Psicólogo
Brasília
Bom dia!

Você pode buscar informação e orientações com um profissional de psicologia. Ou mesmo ,no serviço de saúde pública aí da sua cidade ( ubs , cras , posto de saúde ). E também em Clínica Comunitária de Faculdade de Psicologia .

Desejos de sucesso a você , na sua busca. E ao familiar , no tratamento.
 Daniela Lizardo Borges
Psicólogo
Uberlândia
A Síndrome de Asperger é o nome usado para um quadro de autismo, que passará a ser chamado de Transtorno do Espectro do Autismo. Para o diagnóstico correto, é necessário procurar um profissional como psicólogo, neurologista ou psiquiatra. A partir da avaliação, se for confirmado o diagnóstico, o paciente será encaminhado para acompanhamento multidisciplinar, de acordo com a necessidade de cada caso.
No serviço público, de maneira geral, você irá à unidade mais próxima de sua residência, e, se houver, psicólogo, solicite atendimento para avaliação do caso e encaminhamentos pertinentes. Se não houver, explique o caso ao responsável pela unidade, que te dará a conduta adequada.
Não deixe de procurar ajuda, informações, orientações. Há muito o que se fazer para ter uma vida com qualidade.
Dr. Pedro Burla
Psicólogo, Psicanalista
Uberlândia
Tenho disponibilidade on-line!
 Ana Paula Grando
Psicólogo
Chapecó
Olá;
O termo síndrome de Asperger, desde a reformulação dos critérios diagnósticos (DSM e CID), está em desuso, por questões de enquadramento em Transtorno do Espectro do Autismo, sendo ainda diagnosticado com níveis de necessidade de suporte. Todo TEA precisa de um processo diagnóstico multidisciplinar, com acompanhamento por Terapia Ocupacional, psicólogo, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo e Neurologista ou Psiquiatra, entre outros. A necessidade de nível de suporte é que definirá quais profissionais procurar e acompanhar. Uma abordagem muito interessante é Integração Sensorial. Lembrando que o que mais importante nesse processo é o nível de confiança e identificação com o profissional que irá lhe acompanhar! Conexão é tudo.
Olá, para a Síndrome de Asperger sugiro um acompanhamento multidisciplinar.( psicólogo, pediatra, neuro, fono etc) Primeiramente um psicólogo ou neuropsicólogo. Profissionais especializados em transtornos de desenvolvimento podem ajudá-lo com as orientações sobre o tratamento mais adequado.
 Andreia Araújo
Psicólogo
Vila Velha
O tratamento para o transtorno do Espectro do Autismo (antigamente conhecido como Síndrome de Asperger) é realizado por uma equipe com vários profissionais, incluindo psicólogo, professor, fonoaudiólogo, psiquiatra, entre outros. Isso vai depender muito do nível de apoio que o paciente necessita. Sugiro que você procure um psicólogo para iniciar o tratamento.
Espero que esta informação seja útil. Até mais!
Dr. Ricardo Daquer
Psicólogo
Rio de Janeiro
A Síndrome de Asperger tem um contexto multifatorial, contudo o tratamento psicoterápico é muito importante para avaliar os níveis dos sintomas desta síndrome e consequentemente qualificar a vida do paciente....
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Olá, o tratamento do TEA leve/Asperger é multiprofissional e vai depender de quais são as principais demandas e dificuldades individuais. Seria muito importante passar por uma avaliação neuropsicológica mesmo que você já tenha o diagnóstico. Cada índividuo é único. A avaliação neuropsicológica vai poder guiar o tratamento pois através dela podemos avaliar a cogniçao, o humor, linguagem, as habilidades sociais e comportamento; se existe alguma comorbidade, quais sao as facilidades que ajudariam no tratamento.
Por exemplo, se há uma questão de linguagem, na pragmática (que é comum), na expressão, etc. é necessário uma fonoaudióloga, se existem dificuldades de funções executivas que implicam no estabelecimento de rotina e em executar as atividades de modo eficiente dentro do tempo (mais práticas do dia a dia) é recomendado um terapeuta ocupacional; se existe uma dificuldade na motricidade (coordenaçao motora fina e ampla) um psicomotricista ou fisioterapeuta especializado ou educador fisico. As habilidades sociais sao trabalhadas com um psicologo (de preferencia na linha comportamental ou TCC - método ABA), Como voce pode ver podem haver necessidades diferentes e a necessidade de mais de um terapeuta. Por isso eu começaria com a avaliaçao neuropsicológica; desta forma seria possivel entender as necessidades individuais, o grau de dificuldade, as facilidades e por qual profissional iniciar o tratamento. Se tiver mais alguma dúvida pode me chamar . Abraço
 Leandro Feitosa
Psicólogo
Croatá
Não existe uma única abordagem a ser privilegiada no atendimento de pessoas com essa síndrome. Dentre as diversas abordagem existentes, leve em consideração a efetividade e segurança envolvida, de acordo com a singularidade do caso também.
Você pode estar indo ao centro de Atenção psicossocial mais próximo para conseguir o atendimento pelo SUS.
 Amanda Petinati
Psicólogo
Curitiba
Olá, você pode procurar um psicólogo comportamental, um especialista em terapia ABA.
 Bárbara Vargas
Psicólogo, Psicanalista
Taubaté
Asperger é uma nomenclatura utilizada para sujeitos autistas, com baixo suporte e que podem apresentar altas habilidades e com isso um desempenho acima da média em temáticas especificas, as quais possuem mais facilidade de aprendizagem.
A estratégia de atendimentos online, precisa ser ponderada se o sujeito em questão consegue se vincular e adaptar a essa modalidade de atendimento.
Sou especialista em autismo e psicanálise e podemos pensar juntos sobre a possibilidades de atendimento, e posteriormente construir um percurso de atendimentos de maneira assertiva.
 Adriana Barbosa Almeida
Psicólogo
Rio de Janeiro
Oiê. Pode me procurar no meu perfil e te indico em particular algumas pessoas lá. Um abraço
 Patricia Carvalho
Psicólogo
Niterói
Olá! A Síndrome de Asperger é uma condição apresentada por alguns indivíduos que hoje atende a nomenclatura de TEA ( transtorno do espectro autista) e o indivíduo pode inclusive, apresentar altas habilidades em alguns campos do conhecimento.
Apesar de terem a inteligência preservada e muitas vezes acima da média, tendo altas habilidades, as dificuldades do autismo podem comprometer muito as relações interpessoais, familiares, a vida escolar e o dia a dia do indivíduo.
É necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, terapeuta ocupacional, neurologista, psiquiatra, pedagogo, fonoaudiólogo, etc, dependendo das necessidades apresentadas pelo indivíduo.
Essa equipe irá ajudar bastante o estabelecimento das relações do indivíduo com o mundo e o desenvolvimento global de suas potencialidades .
Fico a disposição para maiores orientações.
Olá, espero que esteja tudo bem !
Sobre o melhor profissional para acompanhar pessoas com a antiga Síndrome de Asperger (hoje se enquadra dentro do Transtorno do Espectro Autista) vai depender muito do vínculo estabelecido e da base teórica do profissional.
Hoje tem-se muitas pesquisas que apontam o quanto Psicoterapia ABA traz benefícios e ganhos para pessoas que estão dentro do TEA. Ainda assim, é possível também trabalhar com outras especialidades clínicas de base comportamental, apesar de não se ter informação suficiente a respeito da eficácia.
Tendo em vista que boa parte das dificuldades das pessoas com TEA estão dentro do escopo social e que a aprendizagem de formas diferentes de interação, além de métodos e técnicas para lidar com as adversidades clínicas, podem diminuir as angústias relacionadas a essas dificuldades, acompanhamento de base comportamental faz muito sentido nesses casos, em detrimento de abordagens humanistas ou baseadas em psicanálise.
Não quero aqui gerar rixas ou polêmicas, mas, de fato, a Psicoterapia comportamental ABA é a mais recomendada.
Espero ter respondido sua pergunta.
Boa tarde! Espero que você esteja bem.
O tratamento para adolescentes e adultos deve ser realizado por um psicólogo especializado em neuropsicologia. Porém, o tratamento infantil (principalmente na primeira idade, com diagnóstico precoce), é feito por um psicólogo que tenha expertise em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Ambas as abordagens podem ser conduzidas de forma remota, o que facilita o acesso.
O tratamento para criança TEA é parametrizado e conta com intervenções comportamentais no lar e na escola, por meio de um(a) assistente terapeutico(a) treinado(a) e supervisionado(a) semanalmente pelo profissional capacitado, o que permite que a família acompanhe de perto os objetivos e o progresso da criança. Se você tiver interesse nos serviços ou precisar esclarecer alguma dúvida, estou aqui para ajudar. Fique à vontade para entrar em contato. Um abraço!
olá, podemos realizar uma avaliação pra avaliar o nível do transtorno, e depois orientar o paciente qual seria o melhor tratamento para o paciente.
 Alice Ferreira Coutinho
Psicólogo
Rio de Janeiro
Em Manaus, especialistas como psicólogos, psiquiatras e neurologistas são indicados para tratar e acompanhar a Síndrome de Asperger em adultos e crianças. Você pode procurar clínicas de saúde mental ou hospitais que ofereçam serviços especializados em transtornos do espectro autista (TEA). Também pode buscar associações de apoio a autistas para orientações adicionais.
Para saber se a pessoa é portadora da Síndrome de Asperger, o especialista seria um Neuropsicólogo, Neuropsicóloga, um profissional que faz avaliações com testes específicos para a Síndrome.
Para o acompanhamento, um bom profissional de psicologia com especialização em Terapia Cognitivo Comportamental é importante para trabalhar todas as idéias (pensamentos, interpretações) que derivam da situação e frequentemente geram sofrimento no portador da síndrome.
Idéias equivocadas sobre si mesmo, sobre o mundo, sobre as pessoas.
Um outro olhar para estas idéias a partir do diagnóstico pode ser libertador para a pessoa, principalmente se já é adulta.
A Análise do Comportamento Aplicada - ABA, também é muito usada no desenvolvimento de habilidades comportamentais. Muito utilizada no tratamento na infância.
Quando a um profissional em Manaus Amazonas, sugiro buscar nas pesquisas na internet, na busca aqui na Doctoralia e averiguar a opinião de outros pacientes sobre o atendimento.

E se desejar um acompanhamento virtual, online (Sim! É possivel fazer o acompanhamento online, com adultos!), estou a disposição!
 Alan Pereira
Psicólogo
São José do Rio Preto
Olá! Geralmente, os psicólogos são especialistas que conseguem dar uma atenção especializada para a Sindrome de Asperger, que hoje é classificada nos manuais diagnósticos como Autismo Nível 1 de Suporte. Em caso de atendimentos psicológicos para adultos, você pode consultar no site psicólogos que atendem de maneira online. Para crianças, você pode consultar aqui no site da Doctoralia profissionais que fazem atendimentos presenciais.
Acompanhamentos para pessoas com Síndrome de Asperger envolvem um olhar que vai além dos sintomas, buscando entender a singularidade do sujeito e suas formas de se relacionar consigo e com o mundo. O tratamento deve ser multidisciplinar, incluindo profissionais que possam escutar e apoiar as experiências emocionais e sociais dessa pessoa, respeitando seu ritmo e suas particularidades. Em Manaus, é importante buscar equipes que ofereçam esse cuidado integrado para crianças e adultos, promovendo um espaço de acolhimento e elaboração.

Especialistas

Daniela Bichara

Daniela Bichara

Psicólogo

Jundiaí

Irene Conde

Irene Conde

Psicólogo

Rio de Janeiro

Vera Flores

Vera Flores

Psicólogo

Tubarão

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Maria De Oliveira

Maria De Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 218 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.