Qual o tratamento do transtorno da personalidade anancastica e como convencer o paciente a se tratar

7 respostas
Qual o tratamento do transtorno da personalidade anancastica e como convencer o paciente a se tratar?
O tratamento para esse transtorno, também conhecido como obsessivo compulsivo, é feito através de procedimentos e técnicas para compreenção do paciente que, sua cura depende dele mesmo; essas técnicas são verbalmente orientadas por um psicanalista com acompanhamento semanal, são procedimentos não invasivos e de enorme potencial de cura. se necessário, o paciente é orientado a procurar recursos fármacos com especialista nessa área.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento para o T. P. Anancástica é multiprofissional, ou seja, medicamentoso, junto a um médico psiquiatra, e psicoterápico.
De fato, a inserção desses pacientes na rede de cuidados é muito difícil, justamente por suas características de personalidade. Nesse sentido, não há uma receita única de como fazer com que o paciente se conscientize de suas limitações. A família ou pessoas de relacionamento mais próximo, por terem dados dos comprometimentos apresentados pela pessoa com T.P. Anancástica, podem fomentar a procura dessas pessoas por tratamento ao fazerem apontamentos sobre essas deficiências e incentivar que há meios de como melhorar a qualidade de vida e diminuir o sofrimento psíquico. Em casos extremos, em que os prejuízos funcionais são extensos, pode haver a necessidade da internação do paciente. Aqui, novamente, a intervenção de terceiros pode ser necessária, já que o paciente muitas vezes não consegue se dar conta de seus prejuízos.
Convencer alguém com transtorno de personalidade a procurar tratamento, não é tarefa fácil. De qualquer forma, os amigos e a família sempre podem incentivar de alguma maneira. O termo anancàstico se refere à preocupação obsessiva, pensamentos ou impulsos para agir obsessivamente. O transtorno pode vir acompanhado de pensamentos "instrusivos" (que se inserem na cabeça do indivíduo, sem que este consiga se livrar deles facilmente). Procure orientação médica e psicológica. Sucesso!
Percebo que já está a procura de alguma resposta,este é o caminho. O primerio passo é buscar um psiquiatra para fazer ro diagnóstico e entra com a medicação, a seguir lhe encaminhará para uma psicolterapia para seu auto -controle e auto-suporte.
Grande abraço.
Mônica Araujo
O transtorno de personalidade anacastica, ou transtorno de personalidade obsessivo compulsiva (TPOC) é diferente do transtorno obsessivo compulsivo (TOC), mas podem coexistir na mesma pessoa. No transtorno de personalidade obsessivo compulsiva os traços persistentes (características de personalidade) duram a vida toda e podem não causar sofrimento significativo para o paciente (ego-sintônicos), dificultando sua compreensão do problema e aceitação de tratamento demandando sensibilização das pessoas de sua convivência para tal. O tratamento deve ser feito com psicoterapia visando a flexibilização dos traços persistentes a longo prazo para aliviar tanto o paciente (autocobrança) como as pessoas de seu convívio. O sucesso do tratamento dependerá do engajamento do paciente, da habilidade do terapeuta e da busca de ambos por uma melhora constante e contínua.
Não devemos tratar o paciente de uma maneira impositiva, pois se o paciente não vincular, não irá aderir ao tratamento. A terapia comportamental e cognitiva possui técnicas direcionadas ao tratamento do transtorno. A medida que o paciente adere ao tratamento, seus sintomas se tornam mais brandos e o mesmo consegue ter uma melhor capacidade de gerir sua vida, sem tanto sofrimento.
Olá, convencer alguém da importância de se fazer terapia é algo muito frustante para quem tenta. Pense na possibilidade de descrever os prós da terapia e o que este comportamento esta comprometendo a qualidade de vida dela e de todos que estão ao seu redor. Amadureça a ideia de vc mesmo fazer terapia para aprender a gerir essa situação. Espero ter ajudado.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Mariana Miguel

Mariana Miguel

Psicólogo

Campinas

Luiz Henrique Zanatta

Luiz Henrique Zanatta

Psicólogo

Curitiba

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 70 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.