Qual o tratamento do transtorno da personalidade anancastica e como convencer o paciente a se tratar

7 respostas
Qual o tratamento do transtorno da personalidade anancastica e como convencer o paciente a se tratar?
O tratamento para esse transtorno, também conhecido como obsessivo compulsivo, é feito através de procedimentos e técnicas para compreenção do paciente que, sua cura depende dele mesmo; essas técnicas são verbalmente orientadas por um psicanalista com acompanhamento semanal, são procedimentos não invasivos e de enorme potencial de cura. se necessário, o paciente é orientado a procurar recursos fármacos com especialista nessa área.

O tratamento para o T. P. Anancástica é multiprofissional, ou seja, medicamentoso, junto a um médico psiquiatra, e psicoterápico.
De fato, a inserção desses pacientes na rede de cuidados é muito difícil, justamente por suas características de personalidade. Nesse sentido, não há uma receita única de como fazer com que o paciente se conscientize de suas limitações. A família ou pessoas de relacionamento mais próximo, por terem dados dos comprometimentos apresentados pela pessoa com T.P. Anancástica, podem fomentar a procura dessas pessoas por tratamento ao fazerem apontamentos sobre essas deficiências e incentivar que há meios de como melhorar a qualidade de vida e diminuir o sofrimento psíquico. Em casos extremos, em que os prejuízos funcionais são extensos, pode haver a necessidade da internação do paciente. Aqui, novamente, a intervenção de terceiros pode ser necessária, já que o paciente muitas vezes não consegue se dar conta de seus prejuízos.
Convencer alguém com transtorno de personalidade a procurar tratamento, não é tarefa fácil. De qualquer forma, os amigos e a família sempre podem incentivar de alguma maneira. O termo anancàstico se refere à preocupação obsessiva, pensamentos ou impulsos para agir obsessivamente. O transtorno pode vir acompanhado de pensamentos "instrusivos" (que se inserem na cabeça do indivíduo, sem que este consiga se livrar deles facilmente). Procure orientação médica e psicológica. Sucesso!
Percebo que já está a procura de alguma resposta,este é o caminho. O primerio passo é buscar um psiquiatra para fazer ro diagnóstico e entra com a medicação, a seguir lhe encaminhará para uma psicolterapia para seu auto -controle e auto-suporte.
Grande abraço.
Mônica Araujo
O transtorno de personalidade anacastica, ou transtorno de personalidade obsessivo compulsiva (TPOC) é diferente do transtorno obsessivo compulsivo (TOC), mas podem coexistir na mesma pessoa. No transtorno de personalidade obsessivo compulsiva os traços persistentes (características de personalidade) duram a vida toda e podem não causar sofrimento significativo para o paciente (ego-sintônicos), dificultando sua compreensão do problema e aceitação de tratamento demandando sensibilização das pessoas de sua convivência para tal. O tratamento deve ser feito com psicoterapia visando a flexibilização dos traços persistentes a longo prazo para aliviar tanto o paciente (autocobrança) como as pessoas de seu convívio. O sucesso do tratamento dependerá do engajamento do paciente, da habilidade do terapeuta e da busca de ambos por uma melhora constante e contínua.
Não devemos tratar o paciente de uma maneira impositiva, pois se o paciente não vincular, não irá aderir ao tratamento. A terapia comportamental e cognitiva possui técnicas direcionadas ao tratamento do transtorno. A medida que o paciente adere ao tratamento, seus sintomas se tornam mais brandos e o mesmo consegue ter uma melhor capacidade de gerir sua vida, sem tanto sofrimento.
Olá, convencer alguém da importância de se fazer terapia é algo muito frustante para quem tenta. Pense na possibilidade de descrever os prós da terapia e o que este comportamento esta comprometendo a qualidade de vida dela e de todos que estão ao seu redor. Amadureça a ideia de vc mesmo fazer terapia para aprender a gerir essa situação. Espero ter ajudado.