Qual o tratamento indicado para ataque de pânico?

8 respostas
Qual o tratamento indicado para ataque de pânico?
Uma crise/ ataque de pânico representa a presença exacerbada dos seguintes sintomas: palpitação e dores torácicas, sensações de asfixia, tonturas e sentimentos de irrealidade (despersonalização ou desrealização) e o medo secundário de morrer, perder o autocontrole ou de ficar louco. Dessa forma, o acompanhamento psiquiátrico com o auxílio medicamentoso pode auxiliar a conter os sintomas de ansiedade. Já a psicoterapia pode ajudar no manejo das situações ansiogênicas, melhorando a qualidade de vida e prevenção de novas crises.

Em primeiro lugar , procure um profissional da área de Saúde Mental, e tenha a certeza que existe um transtorno do Pânico realmente instalado . Deve-se avaliar os sintomas relatados pelo/a paciente (situações e a frequência) para solidificação de um diagnóstico conclusivo.Uma vez , o diagnóstico concluído, é indicado um tratamento medicamentoso acompanhado pelo Psiquiatra , e Psicoterápico acompanhado por um(a) Psicólogo(a). A Psicoterapia , auxiliará na administração dos sintomas através de técnicas comportamentais . O intuito dessas técnicas é proporcionar um conforto ao paciente e restabelecer a autoconfiança para retomada de uma vida saudável, reintegrando-o a sua rotina convencional .
Algumas pessoas , optam ainda pela terapia alternativa, como o uso de Florais de Bach, adicionado ao tratamento psiquiátrico. Embora os Florais, não tenham comprovação cientifica, em muitos casos , atua como um auxiliador na retomada de algumas questões. Espero ter contribuído !
A abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental, apresenta excelentes resultados no tratamento do pânico, principalmente, quando associado ao tratamento medicamentoso.
Att,
O tratamento que surte mais afeito nos pacientes com panico é a terapia, e realmente como disse a profissional anterior a cognitivo comportamental tem uma maior eficácia nesses casos e a melhora é notável,
Necessita-se de uma grande força de vontade de parte do paciente, aceitando o tratamento proposto pelo profissional.
Em alguns casos é necessário o uso de medicação, então faça uma avaliação com esses dois profissionais psicologo e psiquiatra
Boa sorte!
Antidepressivo acompanhado de ansiolítico e psicoterapia de orientação psicanalítica, psicanálise ou psicologia cognitiva. Após a remissão dos sintomas consultas de manutenção deverão ser realizadas para afastar possibilidade de recaída.
Olá.
Existem alguns tratamentos para a síndrome do pânico, mas acredito que para um melhor resultado se faz necessário o acompanhamento em conjunto de alguns especialistas. Eu indico procurar um psicólogo que tenha experiência no tratamento a pessoas com síndrome do pânico, uma vez que você tem que trabalhar questões de ordem pessoais acerca dos gatilhos e dos sentidos que o pânico diz sobre sua vida. Atrelado a isso, recomendo a ida a um psiquiatra. Este é o profissional médico que lhe receitará uma medicação específica para que consiga estabilizar os picos de ansiedade e com isso consiga acessar questões pessoais importantes na terapia. Espero ter ajudado. Att. Saulo Rocha.
Os indivíduos que tem ataques de pânico tem algumas sensações mais comuns, que são: palpitação e aceleração no coração, tremores, sensação de falta de ar, dor ou desconforto no peito, entre outras. O Tratamento mais indicado para estes casos são as sessões de psicoterapia, e quando necessário um encaminhamento à um psiquiatra para o tratamento medicamentoso. A Terapia Cognitivo Comportamental tem se mostrado eficiente em casos de ataque de pânico, pois em sessão são trabalhadas habilidades para controlar a ansiedade, como ter um melhor enfrentamento de situações, melhorando assim todos estes sintomas.
Primeiro vá a um psiquiatra e confirme o diagnóstico. O médico passará uma medicação direcionada a esse caso. Em paralelo, recomenda-se o tratamento psicológico para acompanhar o teu tratamento. É necessário que o tratamento seja em conjunto, com o psiquiatra e o psicólogo nesse caso.