Qual o tratamento indicado para ataque de pânico?

8 respostas
Qual o tratamento indicado para ataque de pânico?
 Marina de Marco e Souza
Psicólogo
São Paulo
Uma crise/ ataque de pânico representa a presença exacerbada dos seguintes sintomas: palpitação e dores torácicas, sensações de asfixia, tonturas e sentimentos de irrealidade (despersonalização ou desrealização) e o medo secundário de morrer, perder o autocontrole ou de ficar louco. Dessa forma, o acompanhamento psiquiátrico com o auxílio medicamentoso pode auxiliar a conter os sintomas de ansiedade. Já a psicoterapia pode ajudar no manejo das situações ansiogênicas, melhorando a qualidade de vida e prevenção de novas crises.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Monica M. Androli Xavier
Psicólogo
Rio de Janeiro
Em primeiro lugar , procure um profissional da área de Saúde Mental, e tenha a certeza que existe um transtorno do Pânico realmente instalado . Deve-se avaliar os sintomas relatados pelo/a paciente (situações e a frequência) para solidificação de um diagnóstico conclusivo.Uma vez , o diagnóstico concluído, é indicado um tratamento medicamentoso acompanhado pelo Psiquiatra , e Psicoterápico acompanhado por um(a) Psicólogo(a). A Psicoterapia , auxiliará na administração dos sintomas através de técnicas comportamentais . O intuito dessas técnicas é proporcionar um conforto ao paciente e restabelecer a autoconfiança para retomada de uma vida saudável, reintegrando-o a sua rotina convencional .
Algumas pessoas , optam ainda pela terapia alternativa, como o uso de Florais de Bach, adicionado ao tratamento psiquiátrico. Embora os Florais, não tenham comprovação cientifica, em muitos casos , atua como um auxiliador na retomada de algumas questões. Espero ter contribuído !
A abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental, apresenta excelentes resultados no tratamento do pânico, principalmente, quando associado ao tratamento medicamentoso.
Att,
 Thais Chamma
Terapeuta complementar
Santo André - Pb
O tratamento que surte mais afeito nos pacientes com panico é a terapia, e realmente como disse a profissional anterior a cognitivo comportamental tem uma maior eficácia nesses casos e a melhora é notável,
Necessita-se de uma grande força de vontade de parte do paciente, aceitando o tratamento proposto pelo profissional.
Em alguns casos é necessário o uso de medicação, então faça uma avaliação com esses dois profissionais psicologo e psiquiatra
Boa sorte!
 Sandro César Silvério da Costa
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Antidepressivo acompanhado de ansiolítico e psicoterapia de orientação psicanalítica, psicanálise ou psicologia cognitiva. Após a remissão dos sintomas consultas de manutenção deverão ser realizadas para afastar possibilidade de recaída.
 Saulo Rocha
Psicólogo
Recife
Olá.
Existem alguns tratamentos para a síndrome do pânico, mas acredito que para um melhor resultado se faz necessário o acompanhamento em conjunto de alguns especialistas. Eu indico procurar um psicólogo que tenha experiência no tratamento a pessoas com síndrome do pânico, uma vez que você tem que trabalhar questões de ordem pessoais acerca dos gatilhos e dos sentidos que o pânico diz sobre sua vida. Atrelado a isso, recomendo a ida a um psiquiatra. Este é o profissional médico que lhe receitará uma medicação específica para que consiga estabilizar os picos de ansiedade e com isso consiga acessar questões pessoais importantes na terapia. Espero ter ajudado. Att. Saulo Rocha.
 Beatriz Maldo Galetti
Psicólogo
São José do Rio Preto
Os indivíduos que tem ataques de pânico tem algumas sensações mais comuns, que são: palpitação e aceleração no coração, tremores, sensação de falta de ar, dor ou desconforto no peito, entre outras. O Tratamento mais indicado para estes casos são as sessões de psicoterapia, e quando necessário um encaminhamento à um psiquiatra para o tratamento medicamentoso. A Terapia Cognitivo Comportamental tem se mostrado eficiente em casos de ataque de pânico, pois em sessão são trabalhadas habilidades para controlar a ansiedade, como ter um melhor enfrentamento de situações, melhorando assim todos estes sintomas.
Dra. Glauce Thais Bacellar
Psicólogo
Curitiba
Primeiro vá a um psiquiatra e confirme o diagnóstico. O médico passará uma medicação direcionada a esse caso. Em paralelo, recomenda-se o tratamento psicológico para acompanhar o teu tratamento. É necessário que o tratamento seja em conjunto, com o psiquiatra e o psicólogo nesse caso.

Especialistas

Thatiany Santana

Thatiany Santana

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Gabriela Takaoka Yamamoto

Gabriela Takaoka Yamamoto

Psicanalista

São Paulo

Fernanda Lima Britto Oliveira

Fernanda Lima Britto Oliveira

Psicólogo

São Luís

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Léia Ribeiro de Morais

Léia Ribeiro de Morais

Psicólogo

Alta Floresta

Norma Brezinski Liporoni

Norma Brezinski Liporoni

Psicólogo

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 119 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.