qual o tratamento mais seguro para uma mulher com transtorno bipolar e pretende engravidar?

5 respostas
qual o tratamento mais seguro para uma mulher com transtorno bipolar e pretende engravidar?
O transtorno bipolar é uma doença psiquiátrica que pode apresentar diferentes níveis de gravidade e que, na maior parte dos pacientes, requer mais de uma medicação para sua estabilização. A psicoterapia, apesar de ser um recurso muito importante no seu tratamento, não é suficiente para estabilizar tais quadros.
Quando uma paciente pensa em engravidar, é necessário conversar com seu médico que para avaliar quais medicações estão sendo usadas e, tendo em vista a gravidade do caso e a dificuldade que houve para estabilização do mesmo, se seria possível substituir alguma delas. Isso porque cada medicação apresenta um risco diferente de prejuízos ao bebê e praticamente todas apresentam algum grau de risco.
O tratamento mais inócuo para o feto é a Eletroconvulsoterapia (ou ECT). Apesar do estigma/preconceito que envolve esse método, ele é bastante seguro, eficaz e o risco que o envolve está basicamente relacionado à anestesia usada para sua aplicação.

O tratamento de transtorno bipolar do humor na gestação deve ser discutido com muito cuidado com o médico assistente. Trata-se sempre de uma relação de risco-benefício entre a saúde da mãe e do feto. O tratamento medicamentoso é mais lesivo ao feto no primeiro trimestre, podendo causar malformações no concepto. A eletroconvulsoterapia é a o tratamento mais indicado, entretanto, devido aos estigmas que envolvem este tratamento, o acesso ao procedimento pode ser difícil. Tratamento psicoterápico pode ajudar em concomitância.
A gravidez não é doença porém é um estado onde ocorrem naturalmente alterações hormonais siginificativas. Em geral a mulher fica mais carente, as vezes um pouco deprimida, ocorrem aterações no humor. Mas com a satisfação do seu desejo de ser mãe e ajuda profissional, verificando a associação de medicação necessária, e adequada com a ajuda do psiuiatra não considero impossivel ficar gravida.
Acredito que um tratamento multidisciplinar possa lhe ajudar no planejamento de uma futura gravidez . Sabemos que dependendo da gravidade do transtorno não seria adequado interromper o uso dos medicamentos mas com o acompanhamento médico ( psiquiatra, ginecologista e outras especialidades que forem necessárias) com acompanhamento não seria impossível uma gravidez.
Caso sua preocupação seja com os medicamentos, a psicoterapia é uma excelente opção de tratamento, já que não utiliza essa ferramenta.