qual remedio natural pra ansiedade?

15 respostas
qual remedio natural pra ansiedade?
Atividade física e exercícios de respiração são excelentes para o controle natural da ansiedade. Psicoterapia também é bastante eficaz para conseguir compreender melhor as causas e como lidar com a ansiedade.
Existem os medicamentos fitoterápicos com a Kava Kava que tem uma eficácia no controle de ansiedade e chás como de erva cidreira, camomila, e a passiflora também podem ajudar.
No entanto em casos de ansiedade patológica mais graves o tratamento com a alopatia e medicamentos se faz necessário.
Mas mudanças de comportamento com inserção de atividade física, evitar consumo de álcool, tabaco e drogas, mesmo as que supostamente são relaxantes como a a cannabis, dormir de forma adequada e psicoterapia podem ser surpreendentes no controle de ansiedade.

Há protocolos eficientíssimos em Acupuntura, diversas técnicas de massagem, e além dos chás indicados pelo Dr. Douglas Mota, há importantes dicas dietéticas para complementar o tratamento do Transtorno de Ansiedade de acordo com o Biotipo Constitucional.
Em psicoterapia leva-se em consideração a compreensão do paciente da ansiedade que vivencia. E o que o estado de ansiedade acarreta. Considera-se também as situações em que o paciente sente ansiedade e a origem desse sintoma. Enfim, tenta-se perceber a ansiedade, relatada pelo paciente, de uma maneira ampla. Dessa forma, o paciente terá uma maior compreensão sobre seu funcionamento psicológico.
A ansiedade é um problema emocional e um tratamento muito bom é o homeopatico.
A Terapia Cognitiva é considerado um tratamento de eleição em casos de Transtornos de Ansiedade, pois apresenta uma compreensão ampla do problema, considerando desde as bases neurofisiológicas até as mais individuais do paciente para empreender as mudanças necessárias.
O modo de pensar/interpretar e dar sentido as experiências vividas por cada pessoa pode estar na causa de sua ansiedade, por exemplo, no caso de pessoas que antecipam as coisas de forma negativa, se preocupam exageradamente, ou desconhecem suas próprias habilidades. Aprender novas formas de "ver os fatos" e se preparar para as situações ansiogênicas é um dos principais objetivos da Terapia Cognitiva. Quanto a parte neurofisiológica da ansiedade, nesta forma de terapia é possível fazer um recondicionamento dos padrões de reações ao stress através de treinos Respiratórios, de Relaxamento e Meditação.
A ansiedade pode ser resultado do excesso de controle, devendo ser acompanhada por psicólogo e/ou psiquiatra, caso seja grave e comprometa a qualidade de vida. Todas as terapias alternativas podem auxiliar e ter bons resultados. A homeopatia se diferencia por ser um medicamento à base de energia, que, ao ser ingerido, potencializa e equilibra a energia vital que se encontra inibida no paciente ansioso. A mudança de atitude mental é indispensável para o tratamento, devendo o paciente se esforçar para diminuir o controle, acreditando mais no poder de cura da fonte da criação.
Tanto a Acupuntura como a Homeopatia podem servir como tratamentos complementares de alívio para ansiedade.
No entanto é importante que a causa da ansiedade seja investigada - pois pode ser apenas "a ponta do iceberg" de algum transtorno psiquiátrico, e, portanto deve ser acompanhada pelo colega psiquiatra.
A acupuntura tem se mostrado bem eficaz para esse caso. Claro que, as psicoterapias, os fitoterápicos, a atividade física regular e a nutrição especializada, são benvindas.
Exercícios físicos após consulta com seu cardiologista provocam a liberação de hormônios que conduzem ao estímulo fisiológico e psíquico. As endorfinas ao serem introduzidas no organismo provocam a sensação de bem estar, combate a ansiedade; atua como anestésico aliviando a dor reduzindo o impulso nervoso. Alem de ser um fator de interação social, é uma agregador de valores e metas a serem alcançadas como por exemplo, reduzir o tempo de corrida de cem metros. Vale frisar que o início do processo de controle da ansiedade é interno e que todo e qualquer auxílio quer seja químico, natural ou fisiológico, potencializará a disposição para vencer obstáculos existente em cada ser humano.
É necessário avaliar primeiramente a causa da sua ansiedade. Ela é o sintoma de que alguma área não está equilibrada na sua vida social, laboral, familiar, ou fisiológica. Por isso é necessário achar a raiz desta manifestação emocional.
Cada ser humano é único, portanto o tratamento da ansiedade varia bastante de paciente para paciente. Pode-se utilizar algumas técnicas como acupuntura, fitoterapia, exercícios de relaxamento, meditação, florais de Bach, entre outros. É o profissional quem irá indicar o melhor tratamento para você.
A psicoterapia é fundamental para tratar a ansiedade, tem alguns casos que a utilização de medicamento é necessário, outros em que a técnica de respiração e relaxamento é eficaz, mas cada caso é diferente e demanda uma avaliação com profissional.
Há diversos fitoterápicos para ansiedade a base de kava kava, passiflora incarnata e valeriana. Mas para o tratamento adequado é necessário que vc faça uma avaliação médica para afastar causas orgânicas de ansiedade como alterações hormonais da tireóide ou distúrbios metabólicos. Chás como de camomila, melissa e erva cidreira costumam ajudar. Atividade física, psicoterapia, meditação e técnicas de relaxamento são tambem integram o tratamento.
A Ansiedade tem vários estágios, e um deles que considero o pior, é a ansiedade crônica, que leva os pacientes a entrarem em um nível alto de estresse e pânico. Na minha opinião o melhor tratamento natural para a Ansiedade é o respiratório, o controle de sua respiração. Ao notar que seu corpo da sinais de uma crise ansiolítica, comece a respirar com uma frequência menor e com mais profundidade, sempre observando se seu abdomem esta subindo e descendo; conte de um até dez, respirando profundamente. Isso não vai curar sua ansiedade, mais vai acalma-la até que consiga controlar-se naturalmente.
Existem alguns fitoterápicos que ajudam no controle da ansiedade e até em casos de depressão leve.
Passiflora incarnata (Maracujá) e Valeriana são os mais populares. Podem ser ingeridos em forma de chá ou em comprimidos e não precisa de prescrição médica.
Outros como Hipericum perforatum e Kava Kava também têm efeito sob ansiedade mas devem ser receitados por um médico ou nutricionista. Sugiro que procure tratamento com profissional.
Boa sorte!!!
Como dizia Hipócrates, faça do teu remédio o teu alimento e do teu alimento o teu remédio.
Simplesmente desentoxicar-se de alimentos, hábitos e pensamentos nocivos é um início fundamental.
Depois é substituir por boas práticas.