Quando a pessoa não tem condições mentais para morar sozinha e não tem parentes, onde ela pode viver

14 respostas
Quando a pessoa não tem condições mentais para morar sozinha e não tem parentes, onde ela pode viver?
Quando uma pessoa não tem condições mentais para morar sozinha e não possui familiares capazes de fornecer suporte, existem algumas opções a serem consideradas, tais como abrigos ou casas de apoio, agências de serviços sociais e de saúde mental. Além disso, pode ser necessário buscar a tutela legal. Dependendo da situação, também é possível considerar instituições especializadas que atendem às necessidades específicas da pessoa, como instituições de longa permanência para idosos ou instituições psiquiátricas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Essa pergunta parte de um pressuposto muito sério, que é a afirmação de que alguém é mentalmente insano. Se esse for, realmente, o caso, é interessante que se busque o CAPS da região, a fim de que possam fazer o encaminhamento mais adequado para o caso.
Nessas condições, o indivíduo pode contar com equipamentos governamentais para auxilia-la nessa situação. Podem ser considerados abrigos, instituições de longa permanência para idosos ou casas-lar para pessoas com algum tipo de transtorno mental. De qualquer forma, procure o CRAS ou CREAS de sua região, eles podem dar orientações mais específicas para essa situação.
Olá. É preciso buscar os serviços de assistência social da região na qual a pessoa vive e buscar orientações, assim como o encaminhamento e busca a respeito de moradia.
Olá!
Compreendo que é algo bastante delicado de se responder, pois há dois pontos a considerar. O primeiro seria que, acima de tudo, essa pessoa está necessitando ser acolhida como um todo e não apenas no quesito abrigo, mas conseguir compreender suas limitações e potencialidades, construindo caminhos de maior autonomia que aos poucos vão lhe permitir construir sua própria independência. Por outro lado, pode não ter condições de o fazer por si próprio e alguns setores públicos como de assistência social e até mesmo de saúde podem e até precisam ser acionados se ela estiver extremamente sozinha. Você pode entrar em contato com CRAS, CREAS e até mesmo CAPS da sua cidade para conseguir ter acesso a um direcionamento mais específico e assertivo. Se ao acaso, não tiverem esses serviços especializados na sua cidade, pode ir até mesmo a UBS mais próxima solicitando um direcionamento para acolhimento dessa pessoa, pois em trabalho de rede municipal os próprios setores internos podem direcioná-la (o) melhor.
Espero ter ajudado!
Para me acompanhar e conhecer melhor acesse minha rede social @psicologa_lidieli
É uma situação bem delicada. Mas realmente enquanto ciidadão, esta pessoa tem direitos e recorrer a assistência social. O município ou o estado farão as devidas orientações. De acordo com a situação, a pessoa pode ter direito a algum benefício, se for o caso. Mas existem leis que protegem e encaminham esse cidadão de forma que venha a ter uma condição digna.
Olá, tudo bem? Atualmente, há diversos serviços sociais voltados para a assistência de pessoas com vulnerabilidade, incluindo pessoas com alguma deficiência, mental, intelectual ou física. Assim, são órgão como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial). Nesse lugares, há profissionais capacitados, incluindo psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e outros, que prestam atendimento a pessoas sem suporte psicossocial.
É lá, também, que há o direcionamento para a procura de direitos ofertados, como benefícios. É importante que, caso a pessoa não possua família, alguém mais próximo, como vizinhos ou conhecidos, possa auxiliá-la na busca por auxílio em serviços públicos, que é de direito dela.

Espero ter esclarecido, estou à disposição para quaisquer dúvidas.

Abraço!
Olá! Vai depender do caso, das condições financeiras e mentais. busque o auxilio de um profissional da assistência social e psicológica.
Existem escritórios com advogado, contador que gerem controle de despesas e jurídico no caso de incapacidade, assumindo a curatela. Necessário investimento financeiro. De outro ponto, a pessoa pode contar com asilos que tem extruturas para receber pessoas que em geral possam caminhar, pelo menos na admissão institucional. Estes locais irão receber todo o rendimento financeiro maior ou menor da pessoa, em contra partida está, será cuidada integralmente por toda sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
A porta de entrada pode ser o Centro de Saúde da sua região, ou você pode ir ao CRAS ou CREAS diretamente. Tem residências terapêuticas para esses contextos, lembrando que o apoio de Psicólogas e Psiquiatras são essenciais para a pessoa não precisar passar por isso sozinha(o) e ter direcionamento profissional.
Bom dia! Procure uma ajuda nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial). Eles vão te orientar.
Olá, boa tarde. Quando uma pessoa não tem condições mentais para morar sozinha e não possui parentes, no Brasil, as opções incluem abrigos e instituições de assistência social, hospitais psiquiátricos (para casos mais graves), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e assistência jurídica e social. Cada caso é único, e a abordagem pode variar dependendo do contexto local e da gravidade do quadro de saúde mental. É importante envolver profissionais de saúde mental, assistentes sociais e autoridades competentes para encontrar a melhor solução.
Existem residências terapêuticas e outros aparelhos, psiquiátricos ou não , de longa permanência ou transitórias. Enfim, a orientação é que procure o CRAS e, diante de uma boa avaliação biopsicossocial, os profissionais orientarão a melhor opção, pois cada caso tem suas especificidades.
Quando uma pessoa não tem recursos para lidar com o morar sozinha e não pode contar com algum parente, é melhor que se pense em opções que possam servir como a sua rede de apoio ou em serviços de assistencia. Isso pode perpassar tanto para uma rede de apoio que esteja relacionada a pessoas mais próximas (como amigos) quanto algo institucional, como o serviços da nossa saúde brasileira, como abrigos de assistencia social, os CAPS e os CRAS. Independente de qual caminho seja percorrido, é importante buscar ajuda profissional de saúde mental e assistencia social para te auxiliar nesse processo. Como não sei qual é exatamente sua problemática, o melhor seria buscar essa orientação com profissionais dos CAPS e CRAS para te darem uma direção mais assertiva em relaçao ao seu problema. Te desejo muita sorte!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!