Quando a pessoa tá com falta de concentração ou ansiedade, causa dificuldades pra compreender as pessoa

7 respostas
Quando a pessoa tá com falta de concentração ou ansiedade, causa dificuldades pra compreender as pessoa falando, porque quando uma pessoa fala comigo escuto e mais não estou conseguindo compreendendo o que a pessoa falou, qual é o problema disso?
Isso pode ser causado pela própria ansiedade quando está muito alta. Se isso começar a trazer muitos prejuízos, busque ajuda psicológica e psiquiátrica.

De acordo com o que relata, pode também ser um déficit de atenção, ou como a colega profissional acima respondeu, pode ser um sintoma de ansiedade, um bom parâmetro para você começar a observar seria: essa não compreensão do que as pessoas dizem, é com todos, ou com pessoas específicas do seu convívio? Você escuta o que a pessoa diz, já pensando na resposta que vai dar? Tem dificuldades também com estudos, leitura, ao assistir algum programa de TV? Acredito que o auxílio do profissional de um profissional de psicologia te ajudaria a compreender o que escuta, e quem sabe ajudar você mesmo a se escutar, sugiro também que procure um médico psiquiátra, e relate isso a ele, seria um bom tratamento aliar o tratamento médico ao psicológico. Espero ter ajudado de alguma forma.
Olá, você notou algo desfuncional em sua atenção e compreensão quando se comunica com as pessoas. Procure ajuda de um bom profissional para ser atendido o quanto antes, ele poderá te ajudar muito, fazendo um diagnóstico para identificar como esta seu nível de stress, se você passou por adversidades neste momento ou mesmo ha algum tempo atras, e junto com outro profissional , descartar algum problema físico. Ajudará você na resolução de alguns problemas que podem estar relacionados com o stress e també melhorar seus sintomas apresentados. Boa sorte.
Procure um profissional para te avaliar e orientar sobre a melhor conduta!
Olá! Sim, a ansiedade poderá causar esses sintomas. A dificuldade de concentração é um dos principais. Entretanto, minha sugestão, é que procure avaliar melhor esses prejuízos com um profissional de sua confiança. Tomando o devido cuidado para não obter um diagnóstico prévio e equivocado. Espero ter auxiliado. Grande abraço!
Pelo seu relato, a ansiedade é clara e resulta em toda essa redução de “ paciência” na atenção de escuta ao outro. Até sua escrita denota uma aceleração em seu pensamento. O ideal seria à procura de avaliação psiquiátrica e posteriormente terapia com um psicólogo. Boa sorte!
O processo atencional é um dos primeiros envolvidos no processo de linguagem. Só perde para a percepção sensorial que incluir ver, ouvir, sentir... Se há problemas de desatenção, todas as demais funções cognitivas como memória, raciocício lógico, pensamento ficam comprometidas - o que torna mais difícil se expressar livremente e com clareza. Sugiro procurar serviços de neuropsicologia.