Quando a Rejeição se torna “complexo de rejeição“?

3 respostas
Quando a Rejeição se torna “complexo de rejeição“?
Olá, a rejeição — especialmente quando acontece na infância ou de forma repetida — pode deixar marcas profundas. Pessoas que passaram por isso tendem a desenvolver um medo constante de não serem aceitas, de não serem boas o suficiente, e muitas vezes vivem se adaptando ao que os outros esperam, mesmo que isso vá contra o que sentem ou querem. Esse medo da rejeição pode impactar relacionamentos, autoestima, decisões profissionais e até a saúde emocional. A pessoa pode evitar se expor, se calar para evitar conflito ou aceitar menos do que merece, tudo para não sentir a dor de ser rejeitada de novo. Mas é possível ressignificar essas experiências com autoconhecimento e acolhimento — o que foi vivido não precisa definir quem a pessoa é ou será, abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Leticia Sanches de Castilho
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
A rejeição se torna um complexo de rejeição quando deixa de ser uma experiência pontual e passa a influenciar, de forma recorrente e inconsciente, a maneira como a pessoa se percebe e se relaciona. Isso geralmente acontece quando vivências de exclusão, abandono ou desvalorização, especialmente na infância e não são elaboradas emocionalmente. Como resultado, surgem crenças negativas persistentes, como “não sou digno de amor” ou “sempre serei deixado de lado”, que geram insegurança, autossabotagem, medo de vínculos e necessidade constante de aprovação.

Nesses casos, a terapia pode ser fundamental, especialmente abordagens como o EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares), que ajudam a acessar memórias traumáticas e ressignificar experiências de rejeição. O EMDR atua diretamente nas raízes emocionais do trauma, permitindo que o paciente libere crenças negativas e reconstrua sua autoestima e segurança afetiva de forma mais integrada.
Sob o viés da Terapia do Esquema, um dos meus focos de atendimento, a rejeição deixa de ser entendida apenas como uma experiência pontual e passa a ser considerada um “complexo de rejeição” quando se organiza como um esquema inicial desadaptativo que estrutura a forma como a pessoa percebe a si mesma, os outros e os relacionamentos ao longo da vida.

Basicamente, isso ocorre quando experiências repetidas de rejeição real, negligência emocional, crítica constante, abandono ou imprevisibilidade afetiva na infância e adolescência levam à internalização de crenças profundas e rígidas, que se tornam automáticas, generalizadas e resistentes à mudança, funcionando como lentes pelas quais novas experiências são interpretadas.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.