Quando e necessário ajustar a dose do medicamento contra a ansiedade?

9 respostas
Quando e necessário ajustar a dose do medicamento contra a ansiedade?
Geralmente o psiquiatra fala em um período de adaptação da medicação ao organismo, em torno de 3 meses. Porém é importante manter-se em contato com o médico e também realizar psicoterapia em conjunto.

O ajuste de dose pode ser necessário em 2 situações principais:
1 Quando o efeito terapêutico está insuficiente, isto é, quando não há melhora satisfatória da ansiedade e dos prejuízos causados por esta. Vale lembrar que ninguém deixa de sentir ansiedade, mas para melhorar a qualidade de vida esta deve estar em uma frequência/intensidade/persistência que não cause mais sofrimento significativo.
2 Quando efeitos colaterais estão sendo mais intensos que o efeito terapêutico, situação na qual pode ser necessária redução da dose.

OBS: Não altere a dose de sua medicação por conta própria ou por orientação de um médico na internet que nunca te consultou pessoalmente!
Olá, tudo bom?

Ajustar a dose de todo e qualquer medicamento deve ser um processo feito junto ao seu médico. Cada organismo reage de uma forma e para que a alteração na dose seja eficaz e tranquila o acompanhamento médico é fundamental.

Vale ressaltar, como muitos estudos científicos já mostram, que o acompanhamento psicológico é de grande valia no tratamento da ansiedade de forma conjunta com a medicação, até para dar suporte a essas mudanças de dosagem, adaptação à medicação e sobretudo aos aspectos emocionais que a medicação sozinha não dá conta de estabilizar.

Espero ter ajudado.
Abraço.
E importante comunicar ao seu psiquiatra sobre como você está reagindo a medicação. Efeitos colaterais ou mesmo ainda sentir bastante ansiedade mesmo usando a medicação. Estas questões são fundamentais para ele lhe ajudar a manter a melhor dosagem da medicação.
Bom dia, tudo bem? O ajuste das doses das medicações usadas para controle da ansiedade se fazem necessárias, de forma geral, quando após cerca de duas semanas se uso contínuo das mesmas persistem os sintomas de ansiedades, tais como: tensão, angústia, apreensão, medo, preocupações excessivas, sofrimento antecipatório, além de da possibilidade de ocorrência de sintomas físicos, tais como sudorese, tremores, palpitações, falta de ar, entre outros. Em alguns casos, se faz necessária a troca de medicação. Abraços
Boa tarde. A medicação só pode ser ajustada com a avaliação médica . E nessa avaliação inclui saber se os efeitos esperados não foram alcançados mesmo o paciente estando fazendo uso correto da medicação . E também se está seguindo todas as orientações do tratamento , o que no caso da ansiedade inclui a terapia como aprendizado tanto das causas da ansiedade como formas de enfrentamento do seu sintomas.
Bom dia. O paciente não deve aumentar nenhuma medicação por conta própria, é sempre importante avisar ao médico que a medicação pode não estar fazendo o efeito que vc espera, existem moléculas diferentes em determinados remédios que o organismo ainda não teve contato, ou seja, não criou uma resistência e que pode ser viável o médico alterar a medicação.
Importante estar na terapia e caso esteja, que o terapeuta possa estar em contato com o médico mediando essa farmacologia com a terapia.

Abraço.
Em alguns casos como o uso de remédios para a ansiedade o prazo estipulado para fazer e perceber os efeitos varia de 15 dias para mais. Consulte o psiquiatra responsável pelo medicamento fornecido e leve as mudanças percebidas por você para ele. Com as suas informações o ajuste poderá ocorrer ou não. Se tiver a oportunidade realize terapia ou alguns dos recursos terapêuticos para lidar com a ansiedade encontrando o que possa ter desencadeado-a.
Vou repetir a resposta já dada em outra pergunta:
O medo, de uma forma equilibrada, é uma condição necessária para todos, faz parte do instinto de sobrevivência.
A exacerbação deste medo se transforma em ansiedade e pânico!
Elevados níveis de estresse, o modo de vida, dificuldades para dormir, taquicardias, a velocidade que estamos em relação ao mundo, tudo é fator desencadeante de estado paralisante.
A medicação ajudará no controle de sua ansiedade, mas deve ser acompanhada de um médico, que irá ajustando dosagens, através de suas informações.
Associar a terapia medicamentosa, a uma terapia psicológica, é o melhor meio de encontrar o sucesso.
A eficácia, provém desta associação de bons profissionais, novas atitudes e principalmente aceitação e atitude.
Há também a favor, outras atividades complementares que somarão sempre, para o êxito!