Quando saio com amigos ou em outras ocasiões envolvendo desconhecidos, no final do dia tudo o que eu

28 respostas
Quando saio com amigos ou em outras ocasiões envolvendo desconhecidos, no final do dia tudo o que eu passei durante o dia me vem a cabeça como numa reprise e se algo me encomodou eu acabo lembrando sem querer e isso me faz se sentir mal, isso dura até o dia seguinte, mas daí eu acordo com muita ansiedade. Então comecei a fazer o seguinte, toda vez que saio com amigos evito alguma situação que me encomode mais tarde para eu não ficar com sentindo de angústia de novo. Mas não adianta, dá no mesmo e sempre no outro dia eu acordo com ansiedade.. Isso é normal? Isso me perturba muito.!!
Olá, sua descrição procede com sintomas de ansiedade (social) e pensamentos intrusivos e que acabam gerando um ciclo que se retroalimenta. Sugiro que procure ajuda psicológica para melhor compreender seu quadro (seus sintomas, reações, medos, etc) e ampliar seu repertório de autoconhecimento. Boas buscas!

Parece que você tem uma crítica feroz em relação à sua pessoa, que não o deixa curtir o contato com os amigos. Você deve ficar se observando o tempo todo e não relaxa para poder curtir a situação. Alguma coisa ligada à fobia social? E ainda leva o "dever de casa" de relembrar de tudo e como você não pode mudar a situação, pois já é passado, você fica angustiado! Creio que o acompanhamento com um psicólogo lhe será muito útil para você aprender a lidar com essas relações sociais.
É bem importante identificar quais são as relações entre esse "sentir mal" e o incômodo, essa sua busca e autocrítica são demasiadas para a situação e a tentativa de eliminar o sofrimento está causando mais incômodo a você. Pode ser uma situação que os demais nem percebem. Sugiro o acompanhamento para conseguir compreender as origens desses sentimentos. São situações que acabam gerando ansiedade e que podem ter maiores consequências se você não conseguir identificar a origem.
Olá!
Você relacionou sua pergunta à "fobia social", o ponto principal para fechar diagnóstico de fobia social seria a tentativa de esquiva em função do medo, da ansiedade que a ocorrência social proporcionaria ao sujeito; o que você descreve é uma ansiedade posterior, ou seja: não é diretamente proporcional ao evento social, mas sim, à sua preocupação com a imagem que você passou.
Seria importante ter mais detalhes sobre como você vive essa ansiedade, quais pensamentos são esses que você tem, eles se repetem? Os amigos com os quais você se sente assim são os mesmos? Pois é possível que eles também tenham algo a ver com o seu sintoma.
Abraço!
Pelo que você descreve, parece que um processo de autoconhecimento seria muito importante para você conseguir diferenciar-se do outro com mais tranquilidade e segurança. Até porque, não é possível passar a vida evitando ansiedade. Se a ansiedade surge é porque existe um conflito interno a ser tratado. Recomendo terapia. Se tiver interesse, coloco-me à disposição.
Olá! Parece que há algumas situações que não estão sendo processadas e estão resultando em ansiedade. Uma vez que o que te aflige é “reprocessado”, os sintomas tenderão a diminuir ou mesmo desaparecer. Qual a terapia que lida com esta ferramenta? Terapia EMDR & Pain Management.
Esses sintomas são muito associados ao TOC, que se chama ruminação, e acaba nos levando a ter crises de ansiedade. Com psicoterapia você aprenderá ferramentas para conseguir lidar com isso, e diminuir tanto a intensidade quanto a frequência.
Olá, a ansiedade tem seu próprio ciclo de funcionamento que é alimentado pelo medo, que retroalimenta a ansiedade. Procure ajuda especializada de um psicólogo e aprenda a se conhecer, conhecer seu funcionamento e de como a ansiedade funciona em você, sofre não deve ser uma opção. Cuide-se. Abraço.
Olá! Suas questões são bem interessantes, pois parece mexer muito com suas emoções. Interessante procurar por ajuda psicológica para entender o que anda acontecendo com elas.
Olá! Seu relato realmente descreve sintomas de ansiedade e eles estão muito ligados à maneira como você se enxerga e enxerga duas relações.
Seria importante acompanhar e tratar seus padrões de pensamento e comportamento, com base no que você viu da vida.

A Psicoterapia pode te ajudar a identificar pontos importantes e a desconstruir crenças, que dão passagem para estes pensamentos intrusivos.

;)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Olá! Lembrar de situações incômodas é normal, o que deve ser avaliado é a intensidade e o sofrimento que isso lhe causa. Seria interessante você procurar ajuda profissional para entender e avaliar seus pensamentos. Um abraço
Você está ruminado. Por isso, se sente mal. Evitar, aumenta a ansiedade. Procure um psicólogo para lhe ajudar a identificar os porquês e corrigi-los
Olá! Você descreve um descontrole devido a excesso de pensamentos que por sua vez te provocam estados ansiogênicos. A psicoterapia pode te ajudar a se conectar mais com atividades práticas nas quais você possa voltar sua atenção a outros aspectos de sua vida, sentir-se mais calmo e em harmonia com o ambiente que te cerca.
Olá, sugiro que procure uma ajuda psicológica para ajudá-la na superação de suas dificuldades e até avaliar a necessidade de vc fazer uso de algum medicamento, para possível encaminhamento. Você já ouviu falar em terapia de EMDR, esta técnica pode ser bastante efetiva na ajuda frente a essa situação, como em outras também.
Olá! Você questiona se é normal sentir isso. Vou devolver-lhe a pergunta: O que é "normal" para você, quando algo a incomoda? O que você pensa sobre a possibilidade de buscar acolhimento com um profissional Psicólogo? Talvez, juntos, possam refletir como você se articula em seu meio social e como isso afeta sua vida.
Olá! Não, isso não é normal. Está evidente que te causa sofrimento, por isso, é muito importante que busque um tratamento adequado antes que tenha prejuízos maiores. Esses pensamentos ansiogênicos e essa ruminação parecem ser derivados de uma voz interna hipercrítica que foi internalizada ao longo de sua vida. Provavelmente deve gerar o sentimento de culpa e de opressão também. A sua forma de enfrentamento tem sido a evitação, o problema é que essa estratégia alivia a curto prazo, mas faz manutenção dos sintomas a longo prazo. Portanto, no seu caso, é necessário enfraquecer essa voz mental hipercrítica, flexibilizar os pensamentos rígidos, se expor a mais eventos dessa natureza, aprender a lidar com a ansiedade e desenvolver a autocompaixão. Se precisar, fico à disposição para responder mensagens inbox.
Olá, o ideal é você buscar ajuda para identificar e entender a causa de todo esse desconforto e tratar a sua ansiedade. Abçs!
Pelo seu relato, possivelmente, os sintomas referem-se a ansiedade social. Geralmente acontece quando estamos (ou pensamos) em um contexto social, e uma voz interna crítica ecoa dentro de nós dizendo que não somos bons ou interessantes o suficiente, que fizemos algo fora do padrão aceitável ou que os outros estão nos julgando negativamente, por exemplo. Essa voz interna crítica pode se tornar tão insistente que pode construir um muro entre nós e os outros, e assim não ficamos mais 100% presentes e disponíveis para nos envolvermos livremente com eles. Em vez de nos concentrarmos na interação, nos fixamos nessa voz crítica, que desaprova nosso comportamento. Começamos a sentir uma série de emoções, incluindo ansiedade. Como resultado, nos sentimos cada vez mais sem chão, até que somos oprimidos e a única opção é evitar o contato. Cada pessoa tem sua própria história com suas circunstâncias particulares que levaram à ansiedade social. No entanto, em minha experiência, o cerne da ansiedade social pode estar na baixa capacidade de aceitar a si mesmo. Buscar melhorar o relacionamento consigo mesmo, desenvolver autoconsciencia e autoaceitação, e trabalhar as projeções são caminhos a superar essa questão. Sugiro que procure um psicólogo credenciado, que te passe afinidade e confiança, para te orientar.
Olá, ideal seria procurar uma psicoterapia, pois falando seria a forma mais adequada de "esvaziar" a mente, principalmente quando a angústia está presente e consequentemente a ansiedade irá amenizar.
Abraço
Olá. É natural que você queira evitar situações em que se sinta desconfortável, mas, pelo que disse, parece que essas lembranças recorrentes dos incômodos que teve ao longo dia retornam como uma espécie de autocobrança ou culpa, talvez até pela dúvida que falou de se comportamento é normal. É importante que você olhe para o seu bem estar. A meu ver, a psicoterapia poderia ajudar a identificar mais claramente os seus incômodos e trabalhar e respeitar os seus limites. Acredito que isso pode ajudar você a lidar melhor com as situações e, consequentemente, aliviar a ansiedade e a angústia.
Concordo com a fala de alguns profissionais, quando mencionam ansiedade social, excesso de censura. Foram muito acertados na análise!

Na psicologia compreendemos bem o fato de que a fala, frente à escuta qualificada, pode ter avanços expressivos num caso como o seu, recomendo que procure tratamento! Aquilo que tanto lhe incomoda atualmente, pode se tornar algo tranquilo no seu futuro. Ter ansiedade social, censura, se cobrar em ser uma pessoa socialmente bem adaptada são questões possíveis para qualquer um, uma vez que é desejável ter uma boa apresentação de nossa imagem perante os demais. O sofrimento acontece ao haver um excesso. O excesso aponta a uma unilateralidade, que pode ser trabalhada em análise, permitindo que o excesso de auto-cobrança nos âmbitos sociais encontre mais equilíbrio.

Espero ter ajudado!
Realmente deve ser perturbador passar por isso, vi que no seu relato você tenta se distanciar daquilo que te incomoda, não pensar no assunto e se distrair, porém, ele vem de maneira cada vez mais forte. Penso que seria importante olhar para essa sensação e entender melhor o que faz despertar algo tão incomodo e que tem atrapalhado suas relações sociais. Falar sobre o assunto em um ambiente seguro com um profissional qualificado pode te ajudar.
Olá! Fugir ou evitar a situação não irá ajudar... como você mesmo percebeu. Procure um psicólogo para ajudar a compreender os motivos da fuga, o que teme, além de aprender técnicas de como enfrentar e superar o seus medos.
É normal que realizemos estas retomadas dos acontecimentos do nosso dia, por diversos motivos. Entretanto, no que foi dito há um foco exagerado nas situações incômodas, possivelmente acompanhado de pensamentos automáticos que criam um ciclo vicioso de pensamentos negativos em relação à situação e aos elementos envolvidos nela (pessoas, ambiente, você mesmo).
Certamente há uma quantidade considerável de ansiedade envolvida nisso tudo, portanto a psicoterapia poderia lhe ajudar imensamente.
Olá! Penso que um bom parâmetro para saber se algo é normal ou não, é o desconforto que aparece. Ele pode indicar que algo precisa ser modificado. Quando você passa por esse tipo de situação, consegue se defender? Colocar o seu ponto de vista? Dizer que está descontente? Pois é... Talvez essa seja a chave da questão. Posso te fortalecer no seu posicionamento perante a vida?
Olá.. Pelo seu relato acredito que seja de total importância realizar acompanhamento junto a um psicologo, com diagnostico assertivo pode lhe ajudar a melhor tal condição que se relaciona a uma fobia social. A psicoterapia é uma grande aliada para quem busca a melhora de aspectos emocionais. Além de oferecer auxílio em momentos de aflição, a técnica proveniente da psicologia também permite um maior entendimento frente às questões da vida.Ter o acompanhamento de um psicólogo no dia a dia pode trazer transformações significativas em sua existência, independente do motivo que o motivou a iniciar a psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 120
Se te perturba muito, não é normal. Minha orientação é fazer psicoterapia para ter mais clareza do que está acontecendo e trabalhar as questões emocionais envolvidas. Abraço
Essa experiência de revisitar eventos sociais e sentir ansiedade posteriormente é conhecida como ruminação mental. É relativamente comum, mas se isso está causando desconforto significativo, pode ser útil explorar estratégias para lidar com essa ruminação. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode oferecer ferramentas para desafiar pensamentos negativos e desenvolver habilidades de enfrentamento mais saudáveis. Além disso, aprender técnicas de mindfulness pode ajudar a reduzir a ansiedade relacionada ao passado e focar mais no presente. Se essa preocupação persistir, a orientação de um profissional de saúde mental pode ser valiosa para um suporte mais individualizado e estratégias específicas para o seu caso.