Quanto tempo para um tratamento de ansiedade?

5 respostas
Quanto tempo para um tratamento de ansiedade?
É difícil pré definir um tempo para o tratamento de sintomas e doenças psiquiátricas. Isso dependerá, principalmente, da remissão e da estabilização da melhora de cada paciente. Vale ressaltar, ainda, que há transtornos considerados crônicos e, portanto, exigem cuidados ao longo da vida do sujeito.

Na verdade so dependo do da sua melhora perante a tratamento, pois você e quem vai sentir a melhora.

o processo de terapia so dependo do quanto você esta empenhado e se conhecer e descobrir o que esta causando esta ansiedade.
O tempo é amigo dos bons! Há o tempo até que se adoeça e outro tempo até que se reconheça a necessidade de tratamento. O tempo para a cura será dado pela vontade do próprio cliente, do tipo de ansiedade e o seu bom comprometimento para buscar a resolução de sua queixa.
Tem alguns parâmetros que entram nesta decisão do tempo de duração do tratamento. Devemos lembrar que a meta do tratamento não é apenas melhorar (que é o que chamamos de resposta), mas sim remitir o quadro, ou seja, zerar os sintomas (ou tentar chegar o mais perto disto) e, a partir deste momento começa a se contar o tempo de tratamento. Isto é importante, pois não é apenas o tempo de tratamento que conta (quando falamos do ponto de vista medicamentoso), mas o tempo sem sintomas. Em média, quando falamos de um primeiro tratamento (para pacientes que nunca realizaram um tratamento adequado), o tempo de remissão que procuramos fica entre 6 à 12 meses, mas isto depende muito do caso, da gravidade e da conduta que o médico considera mais adequado para aquele momento. Alguns tratamentos podem se prolongar por um período muito maior. E lembrando que o tratamento psicoterápico com o psicólogo tem outra abordagem e vai depender muito da linha que o terapeuta segue. Um abraço!
Se você fizer uma pesquisa mais aprofundada no próprio termo "ansiedade", rapidamente irá constatar que o entendimento do que ela representa se confunde com mais um transtorno listado na Classificação Internacional de Doenças, já em sua décima edição - CID 10 (desde 2006).
Perceba que a listagem tem o intuito de sintetizar os mais diversos fenômenos/sintomas observados em todo o mundo, mas o problema está justamente no fundamento dessa busca.
Basta examinar a descrição do ítem F 41.1 (ansiedade generalizada) e você perceberá que a maioria das pessoas já sentiu ou sente algumas das características registradas como fazendo parte dessa "doença"/transtorno.
De maneira mais direta, posso te responder que justamente porque a ansiedade é única para cada "pessoa", para cada "sujeito" em sua divisão subjetiva (grosso modo, consciente/inconsciente), não só o tempo de cura não pode ser precisado, como a mera descrição sintomática de uma tal ansiedade contribui muito pouco para sua elaboração.