Que características diferenciam o TOC de uma mania?

29 respostas
Que características diferenciam o TOC de uma mania?
Podem parecer iguais, mas TOC e mania agem de maneiras diferentes. As manias são comportamentos repetitivos, gerados por crenças ou superstições. É normal ter algumas manias e elas até ajudam a organizar a rotina. O problema, porém, é quando os sintomas se agravam e viram um TOC, caracterizado pela presença de obsessões ou compulsões recorrentes e tão severas para fazer com que o paciente passe a ocupar boa parte do tempo com elas, causando muito desconforto e comprometimento de seu cotidiano.

É comum os perfeccionistas serem confundidos com TOC. Mas quando é a doença, aquela mania passa a ocupar muito tempo do seu dia e gasta mais energia mental do que deveria. É considerado transtorno quando a pessoa passa pelo menos uma hora do dia entre os pensamentos e rituais, causando prejuízo e sofrimento. O pensamento é sempre uma coisa ruim, é caracterizado por ser intrusivo, sem sentido, que causa sofrimento e a pessoa não consegue evitá-lo.
Bem colocadas as respostas anteriores, porém gostaria de complementar que, ao falarmos de psicopatologia "mania" é um outro quadro sintomático e que não se enquadra na descrição do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), pois compõe a caracterização de alteração comportamental envolvendo alterações do humor e emoção.
Compreendi que a pergunta, provavelmente, deve ter sido formulada baseada em padrões comportamentais, talvez até mesmo entre o "comum e o patológico", porém vale a ponderação sobre os conceitos, especialmente porquê pode auxiliar estudantes sobre o assunto.
Pensarmos a transição entre o natural, a mania aqui pensada em hábitos comportamentais, e o patológico, ou seja, sintomas obsessivos e compulsivos é de suma importância para definir a abordagem que será dada ao conteúdo trazido no tratamento psicológico e medicamentoso.
Olá! Se mania nesta pergunta é sinônimo de hábito ou jeito, é diferente de TOC por não ser psicopatológico. O fato de não poder exercer este jeito ou hábito pode deixar a pessoa angustiada, mas não causa um sofrimento significativo. Em casos de TOC o sofrimento é significativo, beirando a catastrofização. Se for mania, transtorno eufórico de humor, então o contexto é outro, se refere a um comportamento em que repetições não são critério diagnóstico. Espero ter ajudado! Abraço
É comum os perfeccionistas serem confundidos com TOC. Mas quando é a doença, aquela mania passa a ocupar muito tempo do seu dia e gasta mais energia mental do que deveria. É considerado transtorno quando a pessoa passa pelo menos uma hora do dia entre os pensamentos e rituais, causando prejuízo e sofrimento. O pensamento é sempre uma coisa ruim, é caracterizado por ser intrusivo, sem sentido, que causa sofrimento e a pessoa não consegue evitá-lo.
Mania são comportamentos repetitivos e o TOC é um transtorno obsessivo compulsivo já precisando de profissionais especializados e de até mesmo medicação.
Sendo mania ou Toc, se causa desconforto, mal estar e prejudica de alguma forma deve ter uma atenção maior e poderá procurar ajuda de um profissional, até mesmo para não se tornar algo mais intenso.
A mania do ponto de vista comum, são hábitos sociais e/ou culturais feitos repetidamente pelo sujeito, mas que não trazem grandes prejuízos. Como não sair de casa sem arrumar a cama, ou alinhar as coisas, geralmente são classificados como perfeccionistas. Já o TOC, traz graves prejuízos p o sujeito pois ele passa a ter pensamentos ( obsessão) não reais e comportamentos repetitivos (compulsão) que impedem uma vida saudável. Se ele não fizer determinado ritual, algo muito ruim irá acontecer, essa é a crença.
A Mania, na linguagem " popular" são hábitos que envolve a repetição,mas não causam danos.
O TOC, se caracteriza por obsessões e Compulsões que consomem um tempo significativo do Indivíduo, gerando sofrimento,afetando sua vida em vários aspectos, e muitas vezes, afetando também a família.
No senso comum "Mania" é um comportamento ritualístico que não provoca danos a vida do sujeito. No ponto de vista Psicológico a Mania é uma das fases do Transtorno Afetivo Bipolar, no qual o sujeito entra em um quadro de Humor elevado e expansivo que se caracteriza por impulsividade, imprudência,etc. Já o TOC, que é o transtorno obsessivo compulsivo é composto pela presença de obsessões e/ou compulsões ritualísticas que causam danos a um individuo em diversas esferas de sua existência.
Olá! Esta é uma pergunta bem interessante e pertinente!
Resumidamente:
TOC: Quando o ato gera prejuízo a vida da pessoa, como por exemplo se atrasar ou não sair de casa porque a pessoa tem que verificar muitas vezes se a porta está fechada.
MANIA: Quando não causa prejuízo, lembrando que a maioria das pessoas tem algumas manias e é normal.
Qualquer dúvida, pode me escrever que eu terei prazer em respondê-lo.
Psicológa Isabel Rossetti
As manias são comportamentos repetitivos, gerados por crenças ou superstições. São super comuns, como a de fazer o sinal da cruz quando passa em frente à igreja (mesmo nem seguindo uma religião) ou mania de não pisar em linhas no chão. São pequenos rituais que repetimos sem nem pensar direito e que não geram grandes prejuízos.

O TOC já é mais grave, pois envolve obsessões ou compulsões que acontecem com frequência e de forma tão intensa, que a pessoa ocupa boa parte do seu tempo com elas, comprometendo seu dia-a-dia e gerando prejuízo social. Por exemplo: uma pessoa que não consegue sair de casa sem checar se trancou todas as portas e depois precisa dar 30 voltas na chave da porta principal antes de sair, e que muitas vezes volta da rua só para refazer a checagem e repetir o ritual, o que a faz perder compromissos.

Espero que tenha ficado claro.
Entendo que o termo "mania" nessa pergunta se refere a hábitos e comportamentos que as pessoas têm sistematicamente mas que não causam nenhum desconforto ou prejuízo à sua rotina. Por outro lado, o TOC ( Transtorno Obsessivo Compulsivo) é uma psicopatologia que causa muito sofrimento pois caracteriza-se por pensamentos intrusivos que levam a comportamentos repetitivos, como por exemplo, passar horas lavando as mãos por ter o pensamento de que está contaminada.
A pessoa pode ter a "mania" de lavar as mãos sempre que chega da rua, por exemplo. Se tem TOC, tem o pensamento de que sua mão está contaminada, sente imenso desconforto e lava as mãos repetidas vezes para assegurar que está limpa. Dependendo da gravidade do problema, pode passar horas lavando a mão até que o pensamento de contaminação seja neutralizado.
Olá,
TOC significa Transtorno Obsessivo Compulsivo que são pensamentos incômodos que ocorrem frequentemente (obsessão) em relação a uma determinada situação, a ponto da pessoa realizar uma ação de forma compulsiva e repetidamente para aliviar aqueles pensamentos que a incomodam. Ou seja, são pensamentos obsessivos E atitudes compulsivas.
Existem diversos níveis, os mais severos podem causar profundo sofrimento e até mesmo prejudicar alguns aspectos da vida cotidiana daquela pessoa. Por exemplo: hoje em dia com a pandemia do Corona Vírus algumas pessoas tem lavado as mãos compulsivamente, achando que se não lavarem com aquela frequência continuarão contaminadas, em alguns casos as mãos podem ficar machucadas pela ação excessiva do sabonete, também pode até se atrasar para algum compromisso porque ficou lavando as mãos mais tempo do que o necessário.
Um indivíduo com o quadro de TOC pode trabalhar em psicoterapia os aspectos que o levam a ter esse pensamento obsessivo e a atitude compulsiva, além dos sentimentos e impactos relacionados a este contexto.
Acredito que quando menciona a palavra “mania” na sua pergunta, está se referindo à realização de uma ação rotineira e que se por algum motivo não puder ser realizada, a pessoa não sofrerá por isso.
Se a dúvida persistir, estou à disposição.
O TOC é um transtorno relacionado à Ansiedade. Já a Mania é uma das oscilações de um transtorno afetivo do humor (assim como a depressão). No TOC a pessoa tem pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos com objetivo de suprimir esses pensamentos desagradáveis. Já a mania é um período que geralmente se prolonga por semanas ou meses, onde a pessoa geralmente fica mais impulsiva, com pouca necessidade de sono, pensamento acelerado, criatividade, sociabilidade, dificuldade de focar a atenção, grandiosidade de importância, falta de bom senso ou prudência e irritabilidade. Mas também podemos ter a hipomania, quando esses sintomas são mais brandos ou mais suaves.
- Sempre compartilho informações no instagram @avozdapsicologia
Um abraço!
É um transtorno de ansiedade que vem acompanhado de alterações de comportamento, preocupações excessivas e medo. “As obsessões são ideias que surgem na mente e as pessoas não conseguem tirar por mais absurdas que sejam. Já as compulsões são medidas que elas tomam para afastar essas ideias. O TOC é a união das duas. Por exemplo, para evitar que alguém morra, o paciente fecha a torneira oito vezes, mesmo que isso não faça o menor sentido”, explica Ana.
Podem parecer iguais, mas TOC e mania agem de maneiras diferentes. As manias são comportamentos repetitivos, gerados por crenças ou superstições. Segundo Priscila, é normal ter algumas manias e elas até ajudam a organizar a rotina. “O problema, porém, é quando os sintomas se agravam e viram um TOC, caracterizado pela presença de obsessões ou compulsões recorrentes e tão severas para fazer com que o paciente passe a ocupar boa parte do tempo com elas, causando muito desconforto e comprometimento de seu cotidiano”. Quando esse transtorno, conforme bem diz o nome , causa transtorno para sua vida e para a vida do outro.
Olá! Para contribuir com uma resposta mais objetiva, vale esclarecer que o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é uma doença psiquiátrica e a principal caraterística que o diferencia da mania (que todos nós temos em algum grau), são os pensamentos que precedem os comportamentos. No TOC, as "manias" teriam a função de trazer alívio a penamentos intrusivos, persistentes e angustiantes. Na tentativa de se livrar desses pensamentos, cria-se rituais (repetitivos) que trazem prejuízo na rotina e sofrimento para a pessoa. No TOC existe prejuízo e sofrimento, na mania somente (comportamentos,) não. Abraços, desejo que fique bem.
Olá!!
Se pergunte se sua mania interfere na sua rotina! Se não interfere,ok! É realmente so uma mania!! E todos temos uma ou outra mania.
Mas se você perceber que suas manias estão interferindo na sua rotina e tomando mais tempo do seu dia, e
hora de procurar ajuda, pois elas podem se transformar em “rituais” que podem se tornar obsessivos e compulsivos.
Se sentir sua mania crescer, procure ajuda!!
Boa sorte!
Olá. Pode-se diferenciar uma mania de um comportamento de TOC pelos chamados pensamentos obsessivos. Eles são o que nos faz sentir impulso por fazer e repetir o ato, mesmo que não vejamos sentido nele. A pessoa se sente mal quanto não faz, e tem uma idealização de consequências de se fazer ou não, o que causa muito sofrimento. Espero ter ajudado.
Embora o termo "mania" esteja se referindo a comportamento,o termo não é correto,pois se relaciona a estados de alterações emocionais presentes em quadro como transtorno de humor bipolaridade.Referente a questão entre diferenciar o que é "mania"/hábito de TOC é o grau e frequência do comportamento apresentado e se isso gera sofrimento intenso na pessoa caso não realize o ritual.Busque orientação psicológica online.A disposição.
Mania (ou Hipomania) segue-se, comumente á fase depressiva quando se tem um quadro atualmente chamado Transtorno Bipolar. Trata-se de um padrão agitado de comportamento, ideias et. (como tornar-se um perdulário etc.).
TOC é o Transtorno Obsessivo Compulsivo marcado por acões que obedecem a diversos tipos de rituais.
Olá! Os rituais característicos do TOC são precedidos por pensamentos obsessivos, esses pensamentos causam sofrimento e ansiedade acentuados. O comportamento repetitivo é o que o indivíduo é impelido a fazer com a função de aliviar momentaneamente o desconforto ocasionado pela obsessão. O TOC também traz sofrimento e prejuízos para a vida da pessoa em alguma área importante. Na mania não estão presentes esses componentes típicos do TOC.
O Transtorno Obsessivo Compulsivo é um distúrbio psiquiátrico, caracterizado por pensamentos obessivos e comportamentos compulsivos recorrentes. Os pensamentos são invasivos e aversivos e para livrar-se deles por algum tempo, a pessoa vê-se na necessidade de realizar um ritual rígido e pré-estabelecido para aliviar a ansiedade. Muitas vezes, acredita que se não agir assim, algo terrível pode acontecer-lhe. Este padrão de comportamento causa grande compromentimento da qualidade de vida da pessoa e/ou sua família.
Os rituais se desenvolvem nas áreas da limpeza, checagem ou conferência, contagem, organização, simetria, colecionismo, e podem variar ao longo da evolução da doença.
A mania, por sua vez, se refere a hábitos repetitivos de comportamento que não interferem ou comprometem acentuadamente sua rotina e/ou seu estado emocional.
Boa noite! Todas as respostas dos colegas estão muito bem explicadas de forma que não deixa dúvida de que TOC e MANIA, podem parecer iguais só que agem de maneira diferentes. Todos nós podemos ter manias e isto não gera nenhum efeito na nossa vida, como por exemplo só assistir seu time jogar com uma determinada cor de camisa ou beijar sua mãe apenas no lado direito do rosto.São manias que não vão interferir na sua rotina enquanto que o TOC caracteriza uma obsessão ou compulsão tão severa que faz com que o paciente passe ocupar boa parte do seu tempo com elas, causando grande desconforto e comprometimento emocional e social.
Olá, bom dia. É importante discernir os valores que se atribui àquilo que se chama de mania ou ao TOC. São conceitos importantes para que profissionais conduzam o tratamento de acordo com o diagnóstico elaborado a partir dos sintomas apresentados. No senso comum, costuma-se falar de maneira inadvertida, colocando as duas situações como sinônimas, quando não são. As manias são hábitos que muitas pessoas adquiriram no decorrer da trajetória; mas, que ocorrem sem causar prejuízos à vida. às vezes, ocorrem mecanicamente. Por outro viés, o TOC, que é um transtorno, produz sofrimento à vida, com pensamentos destrutivos, quase sempre associados ao "não fazer". Exemplificando: "algo muito ruim irá me acontecer se eu não fizer isso", referindo-se ao ritual. Esse cenário traz sofrimento e a pessoa precisa de ajuda profissional. Sugiro iniciar com a busca por psicólogo/a inicialmente. Caso necessário o uso de medicação, o/a psicólogo/a fará a sugestão de acompanhamento psiquiátrico, que poderá ser associado à psicoterapia/análise.
Zeína
Boa tarde! Compreendo mania e TOC como sendo diferentes uma vez que o TOC é um transtorno que causa sofrimento ao indivíduo e requer acompanhamento psicológico e medicamentoso.Já a mania está mais relacionada à certos hábitos culturais e pessoais em que o sofrimento e dispêndio de energia psíquica não estão presentes no indivíduo.
No entanto ,saliento que salvo a mania que comumente falamos existe o quadro de "mania", este pode ser compreendido como um estado patológico em pacientes maníacos depressivos por exemplo. Mania neste caso é uma das fases do transtorno afetivo bipolar (TAB).
Olá! O tempo é um bom indicador para diferenciar TOC e mania. Se as obsessões e as compulsões são tão severas e freqüentes que o indivíduo passa a dedicar grande parte do dia a elas, é sinal de Transtorno Obsessivo Compulsivo. Na mania, apesar de o hábito se repetir, a pessoa não ocupa muito tempo com ele. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! O TOC pode surgir associado a outros transtornos, como a depressão, ansiedade, ou o Transtorno de déficit de atenção(TDAH). As manifestações geralmente ocorrem precocemente ainda na infância e quando não tratadas podem se cronificar. O TOC não é uma mania, portanto não desaparece de forma espontânea. São sintomas que atormentam ao longo de toda a vida, alterando somente a intensidade. Geralmente as pessoas possuem manias ou preferências que fazem parte da sua trajetória de vida, hábitos familiares, entre outras questões. Porém no TOC esses comportamentos não são apenas hábitos, mas condutas obsessivas e incontroláveis
Ser metódico e sistemático, não lhe causa sofrimento, ao contrário, lhe deixa feliz e orgulhoso.
O TOC não, ele te causa sofrimento, você tenta escondê-lo de outras pessoas, e os rituais antecedem um pensamento negativo e absurdo que nós Psicólogos chamamos de obsessor.