Que profissional devo procurar para diagnosticar (afirmar ou descartar) Transtorno do Espectro Autis

30 respostas
Que profissional devo procurar para diagnosticar (afirmar ou descartar) Transtorno do Espectro Autista (Síndrome de Asperger) e/ou Transtorno de Estresse Pós-Traumático Complexo em adulto já diagnosticado com depressão, Transtorno de personalidade Borderline e negligência emocional infantil? Psicólogo, psicanalista, e/ou psiquiatra? ou um conjunto de profissionais? Obrigado
Olá, é interessante buscar uma neuropsicologa para que seja uma avaliação do TEA para que ele seja confirmado ou não. Pro transtorno de estresse pós traumático seria bom um psicólogo, de preferência TCC, e um psiquiatra para avaliar a situação. Boa sorte

Olá, boa noite, como está? Respondendo a sua pergunta, acredito que um trabalho multidisciplinar com psicólogo, psiquiatra e neuro pode auxiliar para essa demanda, no geral o TEA é um neuro e psicologo; TEPT psicólogo e psiquiatra. Grande abraço!
Seria importante a avaliação de psiquiatra, neurologista e psicólogo clínico.
Mas o interesse é pelo diagnóstico ou pelo possível tratamento? Em se tratando de um adulto, com quem parece ter-se passado muito tempo, o mais importante seria o acolhimento e tratamento a partir dos sintomas que apresenta. Os diagnósticos são generais, mas cada sujeito é único. E também o importante é descobrir as potencialidades dessa pessoa, mais do que suas impossibilidades.
Se o interesse é o de obter algum subsídio econômico, esses profissionais poderão ajudar.
A diferença entre Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria é:

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, dentro desta ciência existe várias abordagens, ou seja, várias correntes de pensamento, geralmente encabeçadas por um autor principal.. Carl Rogers (Psicologia Humanista), Jung (Psicologia Jungiana), Freud (Psicanálise)

Para ser psicólogo é preciso cursar a faculdade de Psicologia e na faculdade nós passamos por varias dessas abordagens..

Psicanálise é uma dessas abordagens, é um campo clínico que estuda a psiqué humana e que correu meio que em paralelo à ciência Psicologia em si..

Freud, por exemplo, era médico, para ser psicanalista não é exatamente necessário (não é obrigatório) cursar uma faculdade , você pode fazer uma especialização, por exemplo.. há psicólogos que se formam e seguem esta abordagem, estes pensamentos e desenvolvem sua investigação por estes preceitos, então se intitulam Psicanalistas também

Psiquiatria: é uma especialidade da Medicina! Vai lidar com prevenção, diagnóstico e acompanhamento/reabilitação de cunho funcional.. disturbios, acometimentos físicos, etc..

Para ser psiquiatra é necessario ser médico.. por exemplo, pra ser cardiologista, é necessário ser médico.

E por isso ele pode prescrever medicamentos, coisa que os dois anteriores não podem.

...achei importante que as pessoas saibam a diferença

Espero ter ajudado

Acredito que o ideal seria procurar um neurologista.
Ele estará apto para o diagnóstico de autismo e estresse pós traumático.
Embora o desejo de um diagnóstico para um paciente que já apresenta tantos outros me parece um sintoma. Se já acompanha com algum profissional, que deu estes diagnósticos anteriores fale com seu próprio médico/terapeuta e explique as suas dúvidas.
Como no Brasil o diagnóstico é feito por médicos, seria bom procurar um psiquiatra /neurologista. Depois do diagnóstico concluído o tratamento se dá com uma equipe multidisciplinar.
A equipe multidisciplinar, realizarão a avaliação , ideal que se possível esses profissionais psicólogo clínico psiquiatra e neuro conversem entre si o caso para chegar a um psicodiagnostico mais preciso .
O trabalho seria feito com uma equipe multidisciplinar. É importante que haja sim psiquiatra e neurologista para avaliação de TEA (transtorno do espectro autista) e um acompanhamento de psicólogos para que se cruze informações que auxiliem no diagnóstico diferencial. Sem contar que o acompanhamento pós diagnóstico deve ser feito em conjunto também.
Neste caso tem vários supostos diagnósticos, você precisará de uma equipe multidisciplinar envolvendo neurologista, psicólogo e psiquiatra, assim eles serão capazes de analisarem os transtornos e direcionar para o tratamento correto.
Bom dia, procure um profissional especializado em TEA que tem experiência com criança e adultos, provavelmente fará uma excelente avaliação.
E dentro da minha prática clínica, alguns casos de Borderline, podem ser uma boa pista para chegar no diagnóstico de TEA quando existe essa hipótese, principalmente nas mulheres.
Um abraço
O diagnóstico é a partir das entrevistas, para avaliar os sintomas que estiveram presentes desde a infância, no caso de um diagnóstico de TEA. Por isso, precisa passar por um profissional que tenha experiência no diagnóstico de autismo, a fim de excluir outros transtornos psiquiátricos. Nesse caso, recomendo avaliação de psiquiatria e psicologia.
Eu recomendaria uma avaliação multidisciplinar para esse caso, onde o psicólogo (sendo ele psicanalista ou não) dá seu parecer ou faz uma avaliação psicológica e o psiquiatra pode ouvir atentamente o paciente e medicar o paciente, SE for o caso. Em alguns casos a terapia é a recomendação.
Recomendo uma avaliação com psicólogo e psiquiatra. Da forma que expôs, acredito que alguns desses diagnósticos foram se modificando com o tempo, acredito que é necessário um tratamento contínuo com um profissional, justamente para o profissional entender de maneira real os sintomas.
Olá!
Pela idade da criança e por sua queixa se limitar apenas a isso sem maiores informações, eu sugiro uma visita a uma psicóloga pois pode ser apenas um sintoma emocional sem maiores consequências se avaliado logo de início e acompanhado adequadamente.
Indico procurar por um Psicólogo (ou Psicanalista). Acredito que este profissional poderá te auxiliar mais de perto e com certeza havendo a necessidade de envolver outros profissionais no processo ele estará orientando como fazer. Assim não fica perdida procurando por vários profissionais ao mesmo tempo.
Penso ser mais importante entender, conhecer o paciente que dar nome a uma "doença". Oriento procurar um profissional com o qual o paciente se identifque mais, com o qual se sinta bem e acolhido.
Boa tarde.
Bom procure um Psicólogo com especialização em neuropsicologia. Este sim está apto a fazer o diagnóstico do Asperger. Com testes psicológicos específicos para realizar o diagnóstico. E sim tbm um Psiquiatra para caso precise de medicação.
Agora Boderline e Estresse pós traumático. O psicólogo ajudaria bastante no caso. Na realidade um conjunto de profissionais.

Olá, boa tarde! Apenas as especialidades médicas podem dar diagnóstico. Sendo assim, para o diagnóstico, recomendo um neuro ou psiquiatra. Mas o acompanhamento psicológico é fundamental para que haja um suporte emocional que o (a) ajude a enfrentar as questões do dia a dia. Sendo assim, é recomendada uma equipe multiprofissional. Espero ter ajudado!
Boa tarde! O ideal pra um diagnóstico preciso, procurar um Neuropsicólogo e neuropediatra, ambos farão a avaliação, de forma complementar! O tratamento também deverá ser de forma interdisciplinar!!
Olá!Procure um psicanalista que já tenha larga experiência na clinica do autista que vc terá de inicio o que exatamente está precisando.Sucesso
Procure um Psicólogo e a partir daí se precisar de outro profissional ele o recomendará assim como se no caso necessitar de uma equipe multidisciplinar será orientado. O importante é buscar ajuda porque o sofrimento psíquico debilita o ser humano em vários âmbitos. Não sofra busque ajuda imediata.
Olá, é importante ver o indivíduo como um todo,; a parte física, mental e espiritual! Buscar um profissional especializado em TEA, (pode ser um neuro ou psiquiatra) para fazer o diagnóstico. E também um psicólogo clínico, que irá acompanhar o paciente durante o processo todo,onde será acolhido nas suas necessidades em relação aos sintomas e sua dor mental!
Que profissional devo procurar para diagnosticar (afirmar ou descartar) Transtorno do Espectro Autista (Síndrome de Asperger) O IDEAL QUE SEJA UM PSICÓLOGO ESPECIALISTA NESSE TRANSTORNO E TAMBÉM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR COMPOSTA POR PSICÓLOGO, PSICOPEDAGOGO, FONOAUDIÓLOGO E NEUROPEDIATRA e/ou Transtorno de Estresse Pós-Traumático Complexo em adulto já diagnosticado com depressão UM PSICÓLOGO QUE TRABALHE COM A ABORDAGEM DA TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL, Transtorno de personalidade Borderline O IDEAL É UM PSICÓLOGO QUE TRABALHE COM A TERAPIA DO ESQUEMAS.e negligência emocional infantil UM PSICÓLOGO ESPECIALISTA EM TERAPIA COGNITIVA COMPORMENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
Olá, procure inicialmente um psiquiatra para fechamento de diagnóstico dos transtornos referidos e possível introdução de medicamentos para amenizar os sintomas. Depois, acredito que seja importante o acompanhamento de um psicólogo para a compreensão do processo e auxílio adequado, uma vez que é necessário um tratamento bem orientado para que a pessoa se sinta segura com relação aos resultados que pode obter a fim de melhor dominar a situação. Boa sorte!
Para o diangnótico médico recomendo o Pedopsiquiatra (Psiquiatra da Infância e Adolescência), visto que o Autismo é um Transtorno Mental que tem início na infância. Uma avaliação com o psicólogo enriquecerá a avaliação do Pedopsiquiatra.
É importante procurar um psiquiatra e também um psicólogo pra realizar um diagnóstico com mais precisão.
Você já traz outros diagnósticos, os quais parecem ser conflitantes entre si. Minha orientação é buscar apoio multiprofissional, de preferência que os profissionais tenham contato entre si para avaliarem juntos as possibilidades de diagnóstico. Psiquiatra e psicólogo é um bom começo. Abraço
Os profissionais indicados seriam: neurologista ou neuropsiccólogo, psicólogo e um psiquiatra.
Oi! Para te auxiliar seria ideal procurar uma equipe multidisciplinar, ou seja, psicólogo, neurologista e se for uma criança neuropediatra. Para TEPT um psiquiatra e psicóloga.
Me chama a atenção o grande número de diagnósticos citados. Acompanhamento multiprossional poderia ajudar, tendo espaço de escuta do sofrimento envolvido e das dificuldades existentes. Como o TEA - Transtorno do Espectro Autista é diagnóstico complexo pode estar interligado e afetando em outras dificuldades, que se for confirmado pode ajudar a explicar e direcionar em como lidar com questão. Orientação pode ser de procurar um neuropsicólogo para avaliação específica, também psicólogo ou psicanalista para tratamento terapêutico contínuo, e se for considerado necessário psiquiatra para avaliação de medicação. Mais do que diagnosticar (que é necessário em muitos casos) é o que fazer com este diagnóstico, que possa servir de movimento em entender, falar o que lhe incomoda e faz sofrer e em como lidar com tudo que pode estar acontecendo.