Que tipo de tratamento deve receber uma criança que de repente parou de comer? E desde então ela não

10 respostas
Que tipo de tratamento deve receber uma criança que de repente parou de comer? E desde então ela não come nada de "comida", come outros alimentos, porém "comida de sal" ela não aceita. Já tentamos vários métodos e nada surtiu efeito. Gostaria de direcionamento. Grata.
Boa tarde!

Acredito ser importante procurar um acompanhamento psicoterápico para entender o que pode estar acontecendo com a criança, para que assim possa trabalhar da melhor forma com esse sintoma.

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Boa tarde

Parece-me importante pensar o que aconteceu para "parar" de comer, o que essa atitude pode estar querendo comunicar aos adultos. Seria importante buscar ajuda psicoterápica tanto para os pais como para a criança, ou talvez para a criança mas que o profissional tenha esse olhar para orientar os pais, já que uma criança , dependendo da idade ainda não possui autonomia para questões alimentares. Quando pensamos numa criança manifestando algum sintoma desse caráter tem-se ideia da importância da ajuda, fundamental para o próprio desenvolvimento infantil que ainda vai acontecer. Fico a disposição .
A criança como forma de comunicar que algo não está bem, pode se expressar de diversas formas, e uma delas é com o distúrbio da alimentação, nesse caso, se negando a comer.
É importante entender o que a criança está querendo comunicar ao parar de comer. Além disso, a família também se mobiliza com stress e angústia por "não saber o que fazer" para que a criança volte a comer.
Portanto, acredito que seja importante consultar um psicólogo para que possa avaliar as questões envolvidas nesse sintoma, além disso, o profissional também pode fazer orientação aos pais no contexto específico.
Qual a idade da criança? É importante compreender como foi o processo de introdução alimentar, sua relação com a comida e também avaliar se ocorreu outras mudanças ou problemas na vida da família ou em específico da criança. Seria necessário uma avaliação junto à família para investigar e compreender o que está acontecendo e realizar o tratamento.
É importante compreender os fatores emocionais envolvidos nesta recusa da criança a comer "comidas de sal", bem como compreender melhor sobre a experiência geral dela com a comida, e para isto o acompanhamento psicológico é essencial.
A criança responde ao que está acontecendo em seu núcleo familiar, geralmente é na alimentação que consegue se expressar. Sugiro acompanhamento psicológico, para compreender e orientar a família, e a própria criança.
A criança está inserida em um sistema, seu sistema familiar. Confio na importância de cuidar desse sintoma que está aparecendo na criança como um sintoma que surge a partir do contexto e relações que ela vive. Sugiro uma terapia de família como oportunidade de olhar para o que está emocionalmente acontecendo.
Quem compra a comida? Quem prepara a comida? Quem decide o que é melhor para a criança? Que comida é essa? De que forma ela chega e junto à que? A comida aponta para a relação com seus cuidadores, e é importante analisar o que está acontecendo nessa relação assim como também os significados da alimentação na vida dessa criança. Um psicanalista vai trabalhar no deciframento do que está tentando ser comunicado e que é preciso escutar.
Faço uma pergunta simples. O que a criança ganha quando não come? Marque uma entrevista com psicólogo,explique a situação inteira inclusive sobre o que ja foi testado, e ele poderá te orientar melhor porque posse ser muitas as possibilidades!! E como alguns colegas ja disseram,se ela está tendo esse comportamento, é porque ela ela está tentando mostrar alguma coisa que a família ainda não identificou!!! Boa sorte!!
Concordo com as opiniões dos colegas acima, o fato de parar de comer pode indicar algum problema emocionar. Porém, ressalto a necessidade de procurar um médico para avaliar a questão física e uma nutricionista para trabalhar com a criança a importância de uma alimentação saudável. Se não houver problemas físicos, procure um psicólogo para que possa atuar na questão emocional.

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