Quem tem ansiedade deve aumentar ou diminuir a ingestão de produtos ricos em tirosina?

4 respostas
Quem tem ansiedade deve aumentar ou diminuir a ingestão de produtos ricos em tirosina?
Não há uma relação diretamente proporcional entre o consumo deste e outros aminoácidos e sintomatologia dos transtornos de ansiedade. Mesmo que alguns artigos encontrem tal relação, o
Protocolo muda para cada paciente e para o sexo e idade. De maior
Importância, é a ingestão de derivados da cafeína e xantinas. Estes sim aumentam a sensibilidade a adrenalina e podem piorar quadro de ansiedade em um grupo especial de pacientes.

Bom dia é mais sábio neste caso consultar o medico que prescreveu esse medicamento, ele vai ter ciência para te dizer se é oportuno aumentar ou diminuir a dosagem, porque se ele prescreveu vai saber o que se adéqua mais ao teu caso. Como psicologa posso te dizer que quem tem ansiedade precisa fazer psicoterapia para saber se auto regular e depender menos de medicamentos. Precisa conhecer a causa da ansiedade para saber como lidar com ela e saber se ingerir ou não produtos ricos em tirosina.
Boa noite,

Em 1990 o Departamento de Psiquiatria da Universidade do Arizona, em Tucson, tratou 65 pacientes ambulatoriais com o prognóstico de Depressão Maior durante 4 semanas.

Divididos em grupos, o primeiro tomou 100 mg de Tirosina, o segundo 2,5 g do medicamento Imipramina e o terceiro tomou placebo.

A pesquisa duplo-cega não pôde confirmar que houve melhora da depressão em relação ao medicamento e a crença psicossomática.

No entanto, pacientes que tomaram a Tirosina não obtiveram os drásticos efeitos colaterais do medicamento, principalmente a boca-seca.

Outro fator positivo foi que a Imipramina diminuiu de forma significativa a metabolização da Noradrenalina e a Tirosina a aumentou, também significativamente.

O fato é que mesmo que os médicos não puderam comprovar a ação antidepressiva da Tirosina de forma direta, muitos pesquisadores relacionam o suplemento com o quadro.

Ou seja, não há estudos que comprovem melhora no quadro de depressão por suplementação de tirosina.

Espero ter ajudado.

Psi. Domingos Fernandes
Olá! A tirosina é um aminoácido aromático não essencial, ou seja, que é produzido pelo organismo a partir de outro aminoácido, a fenilalanina. Além disso, também pode ser obtido a partir do consumo de alguns alimentos, como queijos, peixes, abacate e nozes, por exemplo, e na forma de suplemento nutricional, como L-tirosina. Para que possa fazer um consumo adequado, sugiro que procure profissionais como a nutricionista que poderá ajudar a elaborar uma dieta adequada visando a redução da sua ansiedade. Lembrando que, técnicas de relaxamento, respiração também podem ajudar no controle da ansiedade, bem como a psicoterapia.