Quem tem ansiedade deve aumentar ou diminuir a ingestão de produtos ricos em tirosina?

4 respostas
Quem tem ansiedade deve aumentar ou diminuir a ingestão de produtos ricos em tirosina?
Não há uma relação diretamente proporcional entre o consumo deste e outros aminoácidos e sintomatologia dos transtornos de ansiedade. Mesmo que alguns artigos encontrem tal relação, o
Protocolo muda para cada paciente e para o sexo e idade. De maior
Importância, é a ingestão de derivados da cafeína e xantinas. Estes sim aumentam a sensibilidade a adrenalina e podem piorar quadro de ansiedade em um grupo especial de pacientes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia é mais sábio neste caso consultar o medico que prescreveu esse medicamento, ele vai ter ciência para te dizer se é oportuno aumentar ou diminuir a dosagem, porque se ele prescreveu vai saber o que se adéqua mais ao teu caso. Como psicologa posso te dizer que quem tem ansiedade precisa fazer psicoterapia para saber se auto regular e depender menos de medicamentos. Precisa conhecer a causa da ansiedade para saber como lidar com ela e saber se ingerir ou não produtos ricos em tirosina.
Boa noite,

Em 1990 o Departamento de Psiquiatria da Universidade do Arizona, em Tucson, tratou 65 pacientes ambulatoriais com o prognóstico de Depressão Maior durante 4 semanas.

Divididos em grupos, o primeiro tomou 100 mg de Tirosina, o segundo 2,5 g do medicamento Imipramina e o terceiro tomou placebo.

A pesquisa duplo-cega não pôde confirmar que houve melhora da depressão em relação ao medicamento e a crença psicossomática.

No entanto, pacientes que tomaram a Tirosina não obtiveram os drásticos efeitos colaterais do medicamento, principalmente a boca-seca.

Outro fator positivo foi que a Imipramina diminuiu de forma significativa a metabolização da Noradrenalina e a Tirosina a aumentou, também significativamente.

O fato é que mesmo que os médicos não puderam comprovar a ação antidepressiva da Tirosina de forma direta, muitos pesquisadores relacionam o suplemento com o quadro.

Ou seja, não há estudos que comprovem melhora no quadro de depressão por suplementação de tirosina.

Espero ter ajudado.

Psi. Domingos Fernandes
Olá! A tirosina é um aminoácido aromático não essencial, ou seja, que é produzido pelo organismo a partir de outro aminoácido, a fenilalanina. Além disso, também pode ser obtido a partir do consumo de alguns alimentos, como queijos, peixes, abacate e nozes, por exemplo, e na forma de suplemento nutricional, como L-tirosina. Para que possa fazer um consumo adequado, sugiro que procure profissionais como a nutricionista que poderá ajudar a elaborar uma dieta adequada visando a redução da sua ansiedade. Lembrando que, técnicas de relaxamento, respiração também podem ajudar no controle da ansiedade, bem como a psicoterapia.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 990 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.