Quem tem Transtorno de Ansiedade, corre o risco de ter problemas no coração?

8 respostas
Quem tem Transtorno de Ansiedade, corre o risco de ter problemas no coração?
Prezado!
A ansiedade não vem acompanhada por questões de hipertensão ou cardiopatia.
Sintomas podem ser confundidos como taquicardia, boca seca, tremores, falta de respiração, sufocamento etc.
Se incomoda você é ser de ordem genética terá que ser avaliado por um Cardiologista. Mas tratando-se de ansiedade deverá procurar um Psicólogo que irá ajudá-li neste momento de grande ansiedade.
Abraços
Neuropsicóloga

A verdade é que ansiedade é algo sério,real e duradoura,faz parte de nossa herenca biológica e tem grande impacto na vida.Frequentemente se tornam incapazes de trabalhar de modo eficaz, ter vida social, de viajar ou ter relações estáveis, em geral nao dormem bem. Mas o problema nao termina aí, tem maior tendência a se tornar clinicamente deprimido, vindo a sofrer de duas condiçoes debilitantes ao mesmo tempo. Restam poucas duvidas q um transtorno de Ansiedade nao faça mal para saúde, tem sido associado a problemas cardíacos, hipertensao, doencas gastrointestinais, etc.. Hoje a psicologia aprendeu muito sobre como supera_la.

Um gde Abraço,
Maria
Muitos pacientes com Transtornos de Ansiedade podem ter o que chamamos de Ataque de Pânico ou Ataque de Ansiedade, que é uma crise onde uma série de sintomas fisiológicos acontecem entre eles taquicardia e respiração ofegante. Se a pessoa já foi em um Cardiologista e nada foi detectado de forma clínica, um Ataque de Pânico não tem influência para gerar um problema cardíaco, ou seja mesmo o paciente achando que pode ter um ataque cardíaco ele nunca terá exclusivamente pela ansiedade.
São várias vertentes na psicologia e cada um segue a sua como se fosse uma religião. Falando de uma maneira mais generalizada nos tornamos psicólogos para trabalhar na causa das doenças porque se não acreditássemos que a parte psicológica influência a matéria causando as doenças. Escolheríamos trabalhar no efeito.
Gosto muito dessa frase: A doença e a palavra não dita! Lacan
Respondendo à sua pergunta, no momento em nascemos, saímos da inércia maravilhosa que vivíamos no útero materno é adquiríamos a ansiedade que um nível normal não traria nenhum mal para a nossa vida mas em excesso(stress) traz um grande transtorno para nosso sistema imunológico que deixará os problemas de saúde surgirem.
Psicologa & Parapsicologa Cida Santos
Olá! Para descartar qualquer problema no coração é necessário que você faça inicialmente uma avaliação com um cardiologista. Se após a avaliação o profissional descartar a possibilidade de problema cardíaco, provavelmente é de fator emocional. Desta forma, é importante que você busque um psicoterapeuta para investigar o que está lhe deixando ansiosa e trabalhar técnicas para reduzir a sua ansiedade.

Quando a ansiedade é excessiva, é comum a pessoa achar que tem algum problema cardíaco, por isso é imprescindível buscar ajuda de um profissional que possa trabalhar técnicas que promovam a redução de sua ansiedade, diminuindo assim o seu sofrimento. Boa sorte!
Conforme os colegas já descreveram acima, picos de ansiedade e pânico desencadeiam sensações física, muitas vezes levando o indivíduo a acreditar que está tendo um ataque cardíaco. A primeira atitude é descartar qualquer problema de ordem física consultando um médico/ exames.
O que acho importante salientar, é que muitas vezes a Ansiedade pode tornar a pessoa estressada e isto faz com que o corpo produza mais cortisol (hormônio do estresse) que afeta sim o coração. Procurar a ajuda de um psicólogo lhe permitirá aprender a lidar com seus pensamentos, emoções e comportamentos trazendo equilíbrio para si.
Muitas pessoas acreditam que por se sentirem bastante ansiosas podem sofrer um ataque cardíaco ou um AVC. No consultório costumo aconselhar que a pessoa busque um cardiologista e faça seus exames de rotina como parte do acompanhamento. Um dos transtornos de ansiedade denominado Transtorno do Pânico é capaz de causar taquicardia, suores, tremores, mal-estar geral, mas nenhum desses sintomas estão relacionados a problemas biológicos/orgânicos que pudessem justificar um problema cardíacos. Tantos sintomas podem ser produzidos apenas por ansiedade...Um abraço!
A ansiedade em termos fisiológicos alteram os hormônios através do sistema simpático e do hipotálamo. Pode ocorrer alteraçao de substâncias como a adrenalina responsável pela taquicardia que sente-se nos momentos de ansiedade. Porém, há diversas formas de "acalmar" estes sintomasão atraves de ajuda de um Psicoterapêutico que irá identificar quais são os fenomenos desencadeadores da ansiedade. Pode-se também associar medicamentos quando a ansiedade é bastante grave e pode sim trazer prejuízo físico, mas somente um médico poderá receitar. Espero ter colaborado em esclarecer sua dúvida...