Realizei mais de 8 testes online de TDAH adulto e deu positivo. Como o especialista (Psiquiatra) pode

23 respostas
Realizei mais de 8 testes online de TDAH adulto e deu positivo. Como o especialista (Psiquiatra) pode diagnosticar se tenho realmente TDAH ? Quais exames devo fazer?
Seu diagnóstico pode ser feito com uma boa anamnese e histórico pregresso seu e familiar. As escalas pode auxiliar na avaliação dos sintomas, porém não fecham o diagnóstico. Costumo dizer que uma avaliação neuropsicológica seria muito bem indicada para tal diagnóstico. Nem sempre ela é necessária. Procure um psiquiatra com experiência para acompanhá-lo adequadamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para ter um diagnóstico é necessário um acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, que envolve tanto o psicólogo, como o neurologista e psiquiatra, este diagnóstico é clínico e é necessário aplicação de testes, questionários e coleta de dados do seu histórico de vida, para assim analisar todos os contextos e possível intervenção, que pode ser com o uso de medicamento ou apenas com a terapia, mas cada caso é diferenciado e vai depender da evolução do cliente. Estou á disposição caso esteja com dúvida.

Olá! É importante lembrar que o diagnóstico deve ser dado por profissionais da área. Prezo e atuo com profissionais integrados, já que nem sempre alguns diagnósticos são tão precisos. Muitos sintomas são comuns a vários distúrbios e transtornos, sejam eles psicológicos e/ou psiquiátricos. Por isso a importância de envolver mais profissionais. Um boa anamnese é essencial. Outro ponto importante é identificar a(s) causa(s) que levaram os sintomas e isso, você conseguirá somente com um psicologo. Procure ajuda clínica. Espero que tenha lhe deixado confortável com suas dúvidas. Abraços.

Testes on line não possuem embasamento científico , sugiro que você procure avaliação médica e psicológica também. A psicoterapia Cognitivo comportamental apresenta resultados muito interessantes no tratamento de TDAH.

O profissional indicado para lhe esclarecer após sintomas apresentados e que vem lhe causando prejuízos em sua vida diária è o neuropsicólogo que lhe fará várias baterias Neuropsicologica das funções cognitivas e chegar ao diagnóstico preciso e consistentes.
Atenciosamente!
Monica Araújo

Concordo com a colega, testes on line não são instrumentos diagnósticos. Você pode se submeter a uma avaliação neuropsicológica, que são instrumentos validados e padronizados e, a partir destas análises, pode-se ter uma visão acerca da suspeita e encaminhamentos podem ser realizados, como exemplo, o médico psiquiatra.

Devo concordar com os colegas acima sobre a importância do diagnóstico ser feita por um profissional. No entanto, normalmente a pergunta que faço a mim mesmo e ao paciente é qual a importância que o paciente vai atribuir ao diagnóstico? Qual a finalidade? Para que vai servir?
Concordo que tal diagnóstico em uma criança pode servir para auxilia-la a encontrar estratégias e alternativas para minimizar as consequências, mas um adulto que encontra dificuldades de atenção pode buscar estratégia para contornar o problema, mesmo raciocínio serve para a hiperatividade ou então aceitar que a solução será a dependência de algum remédio para o resto da vida, pois estes tem apenas a função de acalmar o sintoma e não de eliminar as causas.

Mesmo tendo esses resultados pela internet, o ideal é realmente buscar ajuda profissional, como um psiquiatra, psicólogo ou até mesmo um neuro. O diagnóstico pode ser feito pela aplicação de inventários, conhecimento de sua hostória de vida juntamente com sua queixa. Desta forma, a avaliação e orientações serão feitos da forma correta, lhe fornecendo um diagnóstico fidedigno e possíveis encaminhamentos, se for o caso.

Procure um neuropsicólogo (a) para lhe auxiliar no diagnóstico concomitantemente com psicólogo com abordagem cognitiva comportamental e um psiquiatra ou neurologista que juntos irão lhe dar o diagnóstico mais preciso e tratamento. Uma boa avaliação neuropsicológica ajuda e muito nortear o tratamento e conduta tanto medicamentosa quanto psicoterápica com foco no treino cognitivo. Não deixe de se conhecer e de se tratar. Boa noite!

As avaliações profissionais do Psicólogo, Neuropsicólogos ou Psiquiatras são mais indicadas neste caso. Testes informais, não quantificam e muitas vezes podem mais atrapalhar o paciente do que ajudar. Procure por um profissional especializado. Muitas vezes alguns sintomas são próprios de uma psicopatologia outras vezes esses sintomas são comuns a maioria. Quem tem treino necessário para diferenciar uma psicopatologia de outra é o profissional da Saúde Mental. Grande abraço!

Os testes da internet não têm validade científica. Por isso recomendo que você não confie a eles um resultado tão importante quanto esse.
O profissional que habilitado fazer um diagnóstico preciso, com uma bateria de testes capazes de oferecer o rigor científico exigido é o Neuropsicólogo.
Ele também te encaminhará a um bom psiquiatra, para que avalie se você necessita de medicação.
Ambos, psiquiatra e psicólogo se complementarão no cuidado.
Você verá como os sintomas serão minimizados e tudo tenderá a ficar mais simples e melhor. Fique tranquilo.

Abraços

Olá , o fato de fazer vários testes neste sentido, parece está buscando algo. O diagnóstico TDAH, e clinico observação e testes, um número suficientes sintomas para fechar o quadro, é o padrão de resultados em mais de um ambiente, família, escola, social, trabalho, etc.. Adaptado da idade do paciente. No nome já diz, Transtorno... Por causar um prejuízo.Qdo criança são mas notados pelos resultados escolres ou comportamento.. Em alguns casos na fase adulta as vezes fica menos severo, pela aprendizagem de estratégias e amadurecimento. Está relacionado ao lobo Frontal, que é responsável pelo planejamento e manutenção de estratégias aos objetivos, são dirigidos pelo emocional. Qdo persiste na vida adulta, leva um grande prejuízo, .... Pode levar a outros prejuízos secundários, depressão, ansiedade, etc.. Dificuldades de relacionamentos, definir e sustentar objetivos, profissionais etc.O tratamento qdo necessário medicamento fundamental terapia COMPORTAMENTAL COGNITIVA,
Maria.ap'

Ola! A insegurança demostrada no seu questionamento eh possível ser parte de um quadro emocional instável e que pode estar vinculado com sintomas de angústia e ansiedade. Um profissional está preparado, na grande maioria das vezes, em saber conduzir e diagnosticar seu processo. A dúvida, pode estar revelando um medo, incerteza, terror de não ser cuidada. O importante é vc estar sendo cuidado por um profissional e confiar! Esse vínculo ajudará vc a se auto-cuidar! Tente se desconectar dos testes virtuais. Abraço

Na internet você pode responder inventarios e obter resultados, porém mesmo dando positivo não significa ser este o seu diagnóstico, partindo do princípio que os sintomas permeiam entre as manifestações patológicas.
Sugiro que realize o Psicodiagnostico com psicologo, profissional apto para isso ou médico psiquiatra; a fim de poderes resolver sua dúvida é iniciar tratamento certo. Boa sorte.

Preliminarmente, uma boa anamnese e observação de sua história de vida e contexto da queixa. Outros encaminhamentos poderão vir depois.

Estes testes de internet são muito perigosos, pois há fontes não muito confiáveis! É melhor procurar um neuropsicólogo, ele sim aplicará testes padronizados que poderão indicar em qual tipo de atenção está alterada ou se a questão é em outra área cognitiva, e só daí vai indicar o tratamento correto seja com indicação médica para uso de medicações ou para estimulação e treinamento cognitivo.

O diagnóstico só pode ser feito depois de longa anamnese com um profissional especializado, como um psiquiatra ou neurologista.
Os testes apontam sintomas, assim seria um ponto de partida para melhor orientação do profissional, contudo é importante que haja essa calma e observação do paciente como um todo, assim o diagnóstico é clinico, não baseado em exames de imagem.

Procure um Neuropsicologo (a) Para uma avaliação. Materiais da entrevista clínica somado ao material de investigação que são os testes psicometricos norteiam essa dúvida. Com o laudo em mãos leve a um especialista para o fechamento do diagnóstico. A avaliação é essencial Para o processo de intervenção.

Meu caro(a), primeiro, não confie em testes on line, pois estes nao são fidedignos. Vc deve procurar os profissionais psicologo e psiquiatra para uma avaliação. E nao siga instruções de nenhum site.
Abraço

Deixando claro que por se tratar de uma doença neuropsiquiátrica,o primeiro profissional a ser procurado deve ser o médico psiquiatra. Só ele tem a expertise para através de uma anamnese completa, exame psicopatológico avaliar todos os sintomas, ou queixas do paciente , elaborar o diagnóstico sindrômico, exemplo: síndrome depressiva e as possíveis doenças associadas a essa síndrome : Transtorno Depressivo Recorrente, Eposodio Depressivo,alterações metabólicas ( hipogonadismo, hipotireoidismo ).
O sintoma desatenção pode ser secundario a diversas causas, sendo uma das mais simples a restrição de sono, por exemplo. Quem por conta de compromissos sociais linda trabalho dorme menos horas do que deveria.
As escalas psicometricas medem a intensidade do sintoma, somente isso.
Diagnóstico em Medicina EH SEMPRE CLÍNICO! Exames são complementares. Para excluir ou corroborar com o diagnóstico clínico.

Olá! pela Organização Mundial de Saúde, trata-se de um distúrbio neurológico, portanto o tratamento medicamentoso deve ser prescrito por um neurologista especializado em TDAH, associado a um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental. Paz e Bem!

Bem, quase toda vez que nos deparamos com testes online ou começamos a ler sobre alguma doença, é muito comum nos identificarmos com algo e assim já nos rotulamos com essa ou aquela doença. Em todo caso, nada substitui um profissional para poder te ajudar seja em relação ao TDAH ou qualquer outra questão que venha a te afligir. Fico à disposição para qualquer outro esclarecimento.

Olá, seria importante você fazer uma avaliação com um neuropsicologo. Abraço.

Especialistas

Aline Alessandra Costa Carvalho

Aline Alessandra Costa Carvalho

Psicólogo

Quissamã

Marília Santana David

Marília Santana David

Psicólogo

Fortaleza

Karina Nonato Pingituro Domingues

Karina Nonato Pingituro Domingues

Psicólogo

São Paulo

Giselle Silva Dos Santos

Giselle Silva Dos Santos

Psicólogo

Araruama

Gercimara Nascimento

Gercimara Nascimento

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 307 perguntas sobre Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.