Recentemente fiz um exame de intolerância a lactose que deu 'negativo'. Apesar disso, mesmo antes de

6 respostas
Recentemente fiz um exame de intolerância a lactose que deu 'negativo'. Apesar disso, mesmo antes de realizar o exame, o médico me disse que ainda que o exame desse 'negativo', isso não queria dizer que eu não teria intolerância a lactose, e que todos os seres humanos a partir dos 40 anos começam a desenvolver essa intolerância. Eu tenho apenas 32, porém noto, sobretudo depois de começar a tomar whey, que sempre que como/tomo algo com lactose, começa a me sair espinhas(uma ou duas pra cada refeição com lactose).

Por conta disso parei com o whey, queijos e venho tomando apenas leite 'sem lactose'. No entanto sempre bate aquela vontade de comer uma pizza ou um hamburguer eventualmente, por isso, pra evitar que surjam novas espinhas, gostaria de saber o que poderia ser feito no meu caso.
Olá, se você não tem sintomas ao comer algo com lactose e o seu exame de intolerância a lactose deu negativo: consuma a lactose sem preocupação. Agora em relação as espinhas: pessoas com predisposição à acne podem apresentar o surgimento delas durante o consumo do whey protein devido à presença de IGF-1, por isso a causa das suas acnes pode ser o próprio whey, e não a lactose. A acne também surgir em momentos de alimentação hipercalórica: seria interessante parar para analisar a sua alimentação de forma geral. Sugiro ajustar a sua dieta até melhorar a acne e depois testar novamente o whey protein (caso seja a sua vontade), pois o whey é um suplemento e portanto não é necessário para uma vida saudável. Porém essa análise é bem superficial, o ideal seria você marcar uma consulta para tratar de forma individualizada. Espero ter esclarecido a dúvida, conte comigo. Abç da Nutri.

Olá o surgimento de espinhas pode estar associado a alguma condição clínica ou até mesmo devido a sua alimentação de uma forma geral, com o consumo de alimentos que desencadeiam espinhas, como amendoim, chocolate quando em excesso. Vale a pena investigar e pedir ajuda profissional, de nutricionista e de dermatologista também.

O whey realmente pode dar espinhas e outros sintomas como estufamento, por conta do IGF-1. E pode ter uma leve intolerância a lactose que, dependendo do tipo de whey que usa, ele tem mais concentração de lactose, como o concentrado, pois ele passou por menos processo de hidrólise (quebra). Para intolerantes o mais indicado é o isolado. Sugiro você comprar sachês do whey isolado pois tem um custo caro e comprado em sachê, apenas para experimentar e observar seus sintomas perante o consumo se torna válido e econômico.

Tendo em vista que o consumo de hambúrguer e pizza devem ser eventuais, você pode comprar pão de hambúrguer sem lactose (empresa Schar e outras já tem) e fazer seu próprio hambúrguer caseiro, comprando um queijo sem lactose (mussarela sem lactose). Já na pizza, no google você encontra boas pizzarias com foco de ser sem glúten e lactose e, dependendo da região que você mora, eles entregam na sua casa.

Abraços
Existe a possibilidade de ter algum fator genético que não se manifeste clinicamente nos exames convencionais. Sugiro realizar um teste genético com um nutrigeneticista para avaliar seu caso e personalizar suas possibilidades de consumo sem maiores restrições e efeitos colaterais.
Sugiro não tirar a lactose, isso sim fará você induzir uma intolerância à lactose a longo prazo já que seu corpo estará sem estímulos e não terá motivos para produzir a enzima "lactase" responsável pela quebra da lactose. Outro ponto é rastrear essas espinhas, observar a rotina e frequência de dias que estão aparecendo, se é mesmo o whey ou outro tipo de alimento como chocolates, pamonhas ou fast-food. Cada pessoa é individual, precisamos ter um olhar individual também.
Excelente percepçao dos sinais do seu corpo! Discordo parcialmente da opiniao dos nutricionistas acima. É verdade que o surgimento de espinhas tem sim a interferência de toda a sua alimentaçao (incluindo açúcar e outros alimentos que você possa ter alergia, se for o caso). Mas, recebo dezenas de pacientes semanalmente que relataram desconforto com laticíneos mesmo com o teste de intolerancia negativo. O mesmo aconteceu comigo, na minha própria alimentaçao.
Os resultados quando tiramos os laticíneos da alimentaçao de quem relatou qualquer tipo de desconforto sao sempre positivos independente do teste.
Vale lembrar que os sintomas de intolerancia à lactose sao de estômago e intestino, mas existe também a alergia à caseína, que levam a varios outros sintomas, incluindo espinha.
O whey, mesmo nao contendo caseína, existem pessoas que percebem os sintomas de alergia também com o uso dele (rinite, espinhas...), me incluo nisso. No caso da espinha, existe também a presença de IGF-1, algo que pode estar piorando essa acne.

De qualquer forma, recomendo que busque uma avaliaçao individual do seu caso seguido de uma orientaçao específica para o SEU organismo.
No meu método de tratamento, sempre induzo o paciente a entender melhor os sinais que o corpo da´, como você ja fez inicialmente com essa questao, para que tenha mais autonomia alimentar e aprender quais escolhas fazer para ter um maior bem estar para o resto da vida!
Te convido a conhecer mais sobre o meu método e agendar uma primeira consulta, para dar início hoje a uma vida com mais qualidade, bem estar e conhecimento!
Se você fez um exame específico para intolerância à lactose e o resultado foi negativo, isso geralmente indica que, naquele momento, não foram observados níveis elevados de glicose no sangue após o consumo de lactose, o que seria indicativo de má absorção de lactose.

No entanto, é importante notar que os sintomas podem variar entre as pessoas, e nem todos os casos de intolerância à lactose são detectados pelos testes padrão. Além disso, a relação entre a ingestão de lactose e a ocorrência de espinhas não é comum, e outros fatores podem estar envolvidos.

Se você suspeita que a ingestão de lactose está relacionada ao surgimento de espinhas, aqui estão algumas sugestões que você pode considerar:

Manter um Diário Alimentar: Registre os alimentos que você consome e observe se há uma correlação entre o consumo de produtos lácteos e o aparecimento de espinhas.

Explorar Alternativas sem Lactose: Continue optando por alimentos sem lactose, como leite sem lactose, queijos sem lactose, e produtos específicos para intolerantes à lactose.

Consultar um Dermatologista: Se o problema persistir, é recomendável consultar um dermatologista para avaliar se há outras causas para o surgimento das espinhas e discutir opções de tratamento.

Reintrodução Gradual: Se você sentir falta de certos alimentos, considere reintroduzi-los gradualmente na sua dieta e observe como o seu corpo responde. Pode ser útil começar com pequenas quantidades para avaliar a tolerância.

Acompanhamento com um Nutricionista: Um nutricionista pode fornecer orientações personalizadas sobre como ajustar sua dieta de acordo com suas necessidades individuais e preferências, garantindo que você obtenha os nutrientes necessários de maneira equilibrada.