Recentemente tive um relacionamento tóxico no qual a pessoa confessou que ela própria já se machucou

18 respostas
Recentemente tive um relacionamento tóxico no qual a pessoa confessou que ela própria já se machucou durante episódios de muito estresse. Além de ser abusiva, aplicar gaslight, e muito instável emocionalmente. Contudo, ela não confessava o transtorno borderline. Dizia ser depressão, estresse pós traumático, TDAH, mas não borderline. É possível a pessoa ter um sintoma de se auto-agredir e não ser borderline?
Olá. Sim, é possível. São vários os transtornos que podem levar o paciente a se machucar. O mesmo sintoma pode ser encontrado em mais de um tipo de transtorno. O que caracteriza uma ou outra doença é um conjunto de sintomas e sua periodicidade, portanto, a pessoa a quem você se refere precisaria se submeter a uma avaliação para definir ao certo de que tipo de transtorno que ela sofre e poder assim estabelecer o melhor tratamento para seu caso.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200

Sim. É possível, este comportamento pode ser um sintoma de vários outros transtornos ou talvez de nenhum transtorno e seja um comportamento danoso dentro de um contexto especifico. TP borderline é um conjunto de critérios que precisam ser preenchidos para ser diagnosticado, a autolesão é só um critério e existem borderliners que não se lesionam. Mas voltando à questão: O TEPT complexo (transtorno de estresse pós traumático complexo) pode ser um transtorno também que leva autolesão mas antes de entender o transtorno que ela tem, é necessário compreender o contexto, a motivação etc deste comportamento, isso ajuda a dar o diagnóstico
Olá, espero que esteja bem! Primeiramente, lamento em saber que você passou por uma experiência ruim no seu relacionamento. Quanto à sua pergunta, sim, a autolesão pode ocorrer em diversos transtornos psiquiátricos, não apenas o transtorno de personalidade borderline (TPB). É importante compreender que muitas vezes a autolesão é uma tentativa (disfuncional) de regular emoções muito difíceis. Portanto, ela pode ocorrer em uma variedade de diagnósticos, como transtornos depressivos, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, transtorno bipolar, transtornos de personalidade, etc. Cada diagnóstico apresenta uma série de sintomas e critérios, não sendo definido por um único comportamento. Não é incomum pessoas com TPB apresentarem comportamentos autolesivos, mas o diagnóstico só se aplica quando uma série de outros sintomas também estão presentes. Espero que encontre a ajuda que procura e fico à disposição!
é possível sim.
Olá! Sinto muito que você tenha vivenciado experiências como a que relatou, em seu antigo relacionamento. Imagino que tenha sido difícil para você.

Sobre os comportamentos autolesivos, eles podem ocorrem em diferentes diagnósticos, além do que você citou. Estes comportamentos são disfuncionais, pois causam sofrimento, mas muitas vezes são uma tentativa de aliviar emoções difíceis de lidar.

Para uma melhor compreensão do quadro apresentado por essa pessoa, seria importante que ela buscasse ajuda psicológica. Assim, além da melhor compreensão, ela poderia receber o tratamento adequado.

Espero que você fique bem!
Um forte abraço!
Sim, pois esse sintoma é comum a outros transtornos. Para um diagnóstico é necessário a avaliação por parte de um profissional de saúde, de preferência de saúde mental.
Espero ter ajudado
Desde já me ponho à disposição
Boa sorte!
Olá, sinto muito por isso, passar por uma relação assim é muito doloroso. Respondendo sua pergunta: sim é possível. Existem diversas razões pelas quais alguém pode se auto-agredir. Algumas pessoas podem se machucar como uma maneira de lidar com a dor emocional, uma forma de expressão, ou mesmo como uma tentativa desesperada de sentir algum tipo de controle em momentos de desespero. O fato da pessoa não ter certeza em relação a algum diagnóstico pode ser real ou forma de manipulação, alguma justificativa para seus comportamentos. É compreensível que você tenha questionamentos sobre o diagnóstico mencionado pela pessoa envolvida em seu relacionamento tóxico. No entanto, lembre-se de que apenas um profissional de saúde mental pode avaliar adequadamente e diagnosticar uma condição psicológica. Além disso, é importante enfatizar que qualquer forma de relacionamento abusivo e manipulador é prejudicial e requer atenção, independentemente do diagnóstico específico. Se você está preocupado com o bem-estar dessa pessoa ou se deseja entender melhor a situação, é sempre recomendável buscar apoio profissional. Um psicólogo ou psiquiatra experiente poderá ajudar a fornecer um diagnóstico adequado e recomendar o tratamento adequado com base nas necessidades individuais da pessoa em questão.

Lembre-se de cuidar de si mesmo e buscar apoio emocional para lidar com as consequências emocionais desse relacionamento tóxico. Ter um ambiente de apoio e trabalhar em sua própria saúde mental é fundamental para se recuperar e seguir em frente.

Desejo-lhe força e coragem durante esse processo :)
Sim, é possível que uma pessoa se machuque durante episódios de muito estresse sem ter transtorno borderline. A autolesão é um comportamento complexo que pode estar relacionado a diversos fatores, incluindo transtornos de ansiedade, transtornos de humor, transtornos de personalidade, trauma, abuso, entre outros.
Algumas pessoas podem se machucar como uma forma de lidar com emoções intensas ou para se sentir no controle de sua dor emocional. Isso não significa necessariamente que a pessoa tenha um transtorno borderline.
Contudo, é importante lembrar que a autolesão é um comportamento preocupante e pode indicar a necessidade de ajuda profissional para lidar com problemas emocionais subjacentes. É importante buscar ajuda de uma psicóloga/psicanalista e tratar esse sofrimento.
Lamento profundamente que você tenha vivenciado um relacionamento tão doloroso e tóxico. É compreensível que você esteja buscando entender a situação e as possíveis razões por trás do comportamento da outra pessoa. Quando se trata de automutilação, é importante reconhecer que esse comportamento pode estar relacionado a diferentes condições de saúde mental, não se limitando apenas ao transtorno de personalidade borderline (TPB). É importante lembrar que apenas um profissional de saúde qualificado pode fazer um diagnóstico preciso após uma avaliação completa. No entanto, o foco principal agora deve ser o seu próprio bem-estar. Concentre-se em cuidar de si mesmo, buscar relacionamentos saudáveis e construir uma base sólida de apoio. Procure um psicoterapeuta de confiança para te ajudar a processar as emoções desse relacionamento e desenvolver estratégias saudáveis de enfrentamento.
Olá, sim é possível. São variáveis que pode levar a pessoa se ferir, pois a dor que sente é tão forte que alivia quando se fere. Porém o indicado é que a pessoa esteja em tratamento, para não se ferir e não afetar a vida do outro. Acompanhamento psiquiátrico e psicológico é de suma importância e você por ter uma relação próxima, também indico que busque auxilio de profissionais de psicologia, pois não é fácil estar em um relacionamento com uma pessoa instável e que utiliza de meios psicológicos para te atingir.
Olá! O termo que você utiliza não é Psicológico, é Psicanalítico. Essa pessoa precisa passar por um tratamento com um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta.
Te convido a pensar sobre você nessa relação. É importante entender minuciosamente sobre o diagnóstico do outro, ou sobre o seu lugar nessa relação?
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá! Além dos diagnósticos, quem era a pessoa com quem se relacionava? Como se envolveu com alguém com uma situação tão complexa? E em que medida todos estes diagnósticos definem esta pessoa pra ti? Talvez tu prefira ver este lado problemático dele para se defender do fato de ter se envolvido com ele. Se tu estás ainda impressionada com esta relação seria importante encontrar um profissional para elaborar isto e estar mais atenta a ti num próximo relacionamento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
É possível sim, nem todas pessoas são diagnosticadas com borderline, por não ser um transtorno central, mas apresentam sim TRAÇOS dos transtorno.
Como o seu próprio par diz, ele tem tdah, que por si só tem como sintomas, depressão, irritabilidade e desregulação emocional.
Sintomas esses que estão presentes também no borderline.
Para te dizer realmente o que é só passando por uma avaliação completa. E após isso tomar os medicamentos necessários para regular esse conjunto de sintomas e realizar a terapia cognitivo comportamental para aprender uma nova forma de agir e pensar em relação a sua condição.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 150
Muitas vezes, a experiência de ter vivido um relacionamento disfuncional nos leva a questionar e a pensar sobre os motivos que levaram o outro(a) a nos ferir emocionalmente, fisicamente e muitas vezes sexualmente. Fechar o diagnóstico dele(a) trará um conforto momentâneo, mas seria interessante que você trabalhasse em terapia, o que (o) a motivou a permanecer neste relacionamento, ainda que os sinais de abuso estivessem presentes.
Olá! Sinto muito que você tenha vivenciado experiências como a que relatou. Espero que esteja bem!
Sim, é possível. Um comportamento autolesivo está presente em outros transtornos, além do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). O diagnóstico de um transtorno deve levar em consideração muitos fatores, além da periodicidade. Para compreender melhor o caso, a pessoa em questão precisaria passar por uma avaliação adequada com um profissional indicado, para eficácia no diagnóstico e elaboração de um plano de tratamento adequado ao caso.
Estou à disposição!
Sim, é possível. Se autoagredir não é sinônimo de transtorno bordeline, esse comportamento é observado em outros transtornos.
Olá, A auto agressão também faz parte dos sintomas de outros transtornos. O certo seria fazer uma avaliação para ter um laudo mais fidedigno ao quadro em que se encontra ou encontrava. E quanto a você sugiro que procure por um profissional da psicologia para desenvolver habilidades de como fazer do aor uma experiencial plena e saudável.
sugiro ler : Amar ou depender. Riso, Walter
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80