Se está mais do que provado que a depressao advem de um processo inflamatorio. Como a psiquiatria pode
9
respostas
Se está mais do que provado que a depressao advem de um processo inflamatorio. Como a psiquiatria pode continuar tratando da mesma,com os mesmos métodos,ou seja:através de ISRS (inibidor seletivo de recaptaçao da serotonina.Quando esté provado que nao se trata de nenhum neuro transmissor?
Não é tão simples assim. Processos inflamatórios estão envolvidos na depressão sim, você não está errado. Mas a causa da depressão ainda não foi completamente elucidada. Diversos estudos envolvendo uso de anti-inflamatórios para o tratamento da depressão já foram realizados e não obtiveram sucesso. Os antidepressivos, em suas diversas categorias, ainda são, de longe, as medicações comprovadamente mais eficazes para o tratamento da depressão.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Exitem pesquisas, artigos científicos que associam processos inflamatórios generalizados como sendo uma das causas da depressão, onde essa inflamação pode produzir sentimentos de infelicidade, desesperança e fadiga. Porém existem outros combinações de fatores que podem desencadear a depressão, fatores biológicos, psicológicos e sociais. Somente o especialista poderá fazer uma avaliação e desenvolver junto ao paciente a melhor formar de tratamento, seja ela convencional ou não, de qualquer forma tão importante quanto estudarmos sobre as causas e o melhor tratamento medicamentoso é proporcionar ao paciente meios de melhorar sua qualidade de vida.
Independente de descobrir as causas e métodos usados para a depressao, o sintoma tem que ser tratado para aliviar sua qualidade de vida, através de métodos medicamentosos e psicoterápico.
Grande abraço
Grande abraço
A medicina não é uma ciência exata. E, no caso específico da psiquiatria, nossa principal ferramenta é a observação de resultados. E, os melhores resultados no tratamento da depressão são obtidos com antidepressivos. A tentativa de associação com antiinflamatórios não deu os resultados almejados.
Tenha sucesso!
Tenha sucesso!
Não está de forma alguma mais do que provado que a depressão seja um processo inflamatório. O que ocorre que, nos últimos anos, processos inflamatórios têm sido pesquisados como possíveis causas (ou pelo menos contribuintes) de uma série de processos patológicos e, neste contexto, procurou-se também encontrar alterações inflamatórias relacionadas à depressão, com algum sucesso.
Não se sabe, ainda, qual a causa da depressão e não existe nenhum tratamento anti-inflamatório para este transtorno.
As medicações antidepressivas, dentre as quais os inibidores seletivos de recaptura de serotonina constituem uma classe, continuam sendo as drogas recomendadas no mundo inteiro para o tratamento do transtorno depressivo. É um tratamento de eficácia limitada, porém quase sempre leva a pelo menos uma melhora dos sintomas e, muitas vezes, ao seu desaparecimento. O tratamento deve ser mantido por vezes ao longo da vida, como ocorre frequentemente com doenças crônicas - por exemplo, a asma.
Não se sabe, ainda, qual a causa da depressão e não existe nenhum tratamento anti-inflamatório para este transtorno.
As medicações antidepressivas, dentre as quais os inibidores seletivos de recaptura de serotonina constituem uma classe, continuam sendo as drogas recomendadas no mundo inteiro para o tratamento do transtorno depressivo. É um tratamento de eficácia limitada, porém quase sempre leva a pelo menos uma melhora dos sintomas e, muitas vezes, ao seu desaparecimento. O tratamento deve ser mantido por vezes ao longo da vida, como ocorre frequentemente com doenças crônicas - por exemplo, a asma.
Esta afirmação não foi de fato comprovada empiricamente. O tratamento da depressão continua alcançando sucesso considerável aliando psicoterapia e medicamentos, principalmente os ISRS.
Embora haja estudos que citem a relação da depressão com processos inflamatórios, estes não foram comprovados cientificamente, por isso os antidepressivos ainda são a classe de medicamentos mais indicados para o tratamento. É importante enfatizar que para o tratamento eficaz da depressão deve haver, além do acompanhamento médico, o acompanhamento com psicóloga(o). Desejo melhoras!
Olá, a depressão é desencadeada por uma série de variáveis, tornando o tratamento complexo. Para a psicologia comportamental, toda manifestação dessa ordem envolve aspectos genéticos, biológicos, da aprendizagem individual e cultural. Por isso, o tratamento deve ser igualmente complexo. Conforme dito aqui por um psiquiatra, os remédios tem efeitos demonstráveis. Pesquisas estão sendo feitas nessa linha que trabalha a inflamação e quando algo produtivo for gerado, esperamos que isso possa gerar intervenções melhores. Mas o aspecto psicológico também precisa ser considerado. Estados emocionais são produtos de contingências (relação entre o que a pessoa faz, a situação em que ela faz, e as consequências dessas ações). É preciso alterar essas contingências para gerar resultados positivos. Forte abraço!
Boa tarde meus colegas já deram explicações suficientes a respeito da tua pergunta o que gostaria de acrescentar é a oportunidade de acompanhar o processo de cura medicamentoso a uma psicoterapia, é importante adquirir uma consciência maior a respeito das causas que nos adoecem portanto sugiro que na cura da depressão se acompanhe sempre a psicoterapia para conseguir se tornar mais conscientes da própria cura. Procure um psicologo para ser sujeito ativo no processo de cura não confie tudo aos medicamentos.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Uma paqciente toma 2 quetiapinas LP ao Como este medicamento está esgotado e ela tem em seu poder a quetiapina 50 normal e o stock só será reposto dentro de dias, pergunta-se;- Pode tomar em simultaneo ao deitar um comprimido normal conjuntamente com um de libertação prolomgada ?
- boa tarde estou tomando desvelafaxina a 23 dias e normal sentir ainda tristeza?
- Eu tinha uma vida feliz, mas do nada tudo deu errado; eu ja não tenho mais ânimo pra nada e não tenho expectativas para o meu futuro; eu estou completamente perdida e preciso de ajuda.
- Tomo escitalopram 15 mg a 12 anos e estava bem. Nao sentia nada. Meus hormonios desregularam e entrei em uma crise de ansidade e depressao. A medica aumentou a dose para 20 mg, fui melhorando mas ainda com muita ansiedade. Na 4 semana estou com muito tremor e ansiedade. Ainda seria a adaptacao a nova…
- Meu médico trocou a paroxetina que eu tomava a 9 anos, por a desvenlafaxina. Estou na medicação nova a 20 dias, mas estou com vários efeitos colaterais físicos como náuseas,dores de cabeça e tontura. Além de crises de choro e ansiedade. Quanto tempo leva pro corpo se adaptar a nova medicação? E melhorar…
- Tive início de depressão e tontura fui ao neuro fiz ressonância e eletro não deu nada. O mesmo informou que tenho TAG. Tive uma dor de cabeça e aumento de pressão momentâneo e desde então não pego mais no sono. O psiquiatra passou desvalexina e quetiopin. Tenho 5 dias usando. O que aconteceu para que…
- Comecei a tomar Desvenlafaxina e estou tendo uns espasmo a noite tipo tique nervoso. Que nao me deixa dormir. So a noite.
- Se a depressão pode ter tantas causas (ou agravantes) genética(o)s/química(o)s/hormonais, por que não pedem exames clínicos (ou direcionam a outros profissionais) p/ obter um diagnóstico mais preciso e tratar assertivamente a causa ao invés dos sintomas? (exemplo: hipotireoidismo - no qual a depressão…
- Estou tomando paroxetina a três dias e sentindo muito efeito colateral suores,tremores vontade de chorar é assim mesmo?
- Estava tomando desvenlafaxina , porém tive alguns sintomas de efeitos colaterais ,, é normal tomar desvnelafaxina na parte da manhã depois do café, e sentir moleza e tremor no corpo o dia todo ? E por quanto tempo pode tomar a desvenlafaxina ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1243 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.