Se o depakote é divalproato de sódio que depois de tomar o organismo transforma em ácido valproico,

4 respostas
Se o depakote é divalproato de sódio que depois de tomar o organismo transforma em ácido valproico, porque o torval é constituído de, divalproato e ácido valproico se ambos os medicamentos se transformam no mesmo depois. não entendi?
Olá. O ácido, quando ingerido é muito irritante do estômago. As substâncias que quand transformam na forma ácida, já passaram pelo estômago e encontram-se na fase de absorção intestinal. Não levam ao mal estar gástrico e mantém a efetividade. São estratégias moleculares para reduzir a possibilidade de efeitos colaterais. Conselho: não tenha medo de perguntar ao seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Além de a forma de liberação prolongada (ER) proporcionar uma melhor tolerância gástrica, com menor agressão à mucosa gástrica, essa forma de apresentação permite que a medicação seja usada em menor número de tomadas diárias mantendo mais estáveis os níveis do fármaco ativo na corrente sanguínea e, consequentemente, proporcionando um efeito terapêutico mais bem distribuído ao longo do dia evitando de forma mais eficaz as oscilações do humor (no caso do uso como estabilizador de humor) ou controlando melhor a ocorrência de crises convulsivas (no caso de ser usado como anticolvulsivante), pois, sempre que há uma queda do nível de substância no sangue pode haver um rebaixamento do limiar convulsivo.
O divalproato precisa ser metabolizado em ácido valproico no organismo, o que prolonga o tempo de absorção, mantendo níveis no sangue mais estáveis e prolongados, com menos efeitos gástricos indesejáveis, permitindo que o paciente possa tomar menos vezes ao dia. Portanto, é uma formulação mais confortável pro paciente. Mas o torval se diferenciar por também ter o ácido valproico puro na formulação pra garantir uma resposta mais rápida, porém em baixa dosagem pra evitar os efeitos adversos desconfortáveis. Em resumo, o divalproato tem o benefício de ter menos efeitos adversos, ter um efeito mais prolongado, com menos picos ao longo do dia (efeito mais estável), mas demora mais para fazer efeito. Por outro lado, o acido valproico, ou valproato de sódio, tem uma ação rápida. O torval tenta juntar os benefícios de ambas as formulações. Espero que tenha conseguido sanar sua dúvida.
Estas medicações, apesar de culminaram em compostos semelhantes, possuem diferença na forma como o organismo processa o medicamento após a sua ingesta e assim na concentração de seus compostos de acordo com o tempo, até sua excreção. Dessa forma, o divlaproato gera níveis mais estáveis ao longo do dia, o que permite sua utilização em dose única, já o ácido valpróico gera picos breves da medicação, sendo necessário a utilização mais de uma vez ao dia. Em resumo, a diferença resultante é a posologia destas medicações.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 844 perguntas sobre Depakote
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.