Sentir as coisas muito pesadas tem algo a ver com o psicólogo? Meu sobrinho relatou sentir as coi

14 respostas
Sentir as coisas muito pesadas tem algo a ver com o psicólogo?

Meu sobrinho relatou sentir as coisas muito pesadas. Por exemplo quando ele pega um celular ou coloca o cobertor por cima dele ele sente como se fosse algo que pesa mais do que o normal. Isso tem alguma coisa a ver com o psicólogo?
Nesse último ano ele tem enfrentado situações complicadas com a separação da mãe e sua vida ficou bem conturbada. Ele tem 11 anos.
Fiquei pensando se essas coisas fizeram ele sentir esse peso por conta de algum problema como ansiedade ou algo assim, já que ele tem andado meio estranho e parece que está mal o tempo todo.
Olá! Tudo é possível quando se trata de como cada indivíduo sente e percebe as coisas. Então, talvez tenha a ver com o estado psicológico dele sim. Pelo o que você contou, seu sobrinho está enfrentado situações difíceis, e segundo a subjetividade dele, conforme os mecanismos que ele dispõe para usar, para administrar as situações da vida, ele acaba sentindo e percebendo desta forma que, a você, parece "andar meio estranho e mal o tempo todo", como você disse. Seria interessante ele poder expressar para um psicólogo, profissional e preparado, como ele enxerga tudo isso, que tipo de prejuízos ele acredita estar tendo, quais sentimentos e percepções estão moldando esse possível mal-estar, como ele se posiciona diante destas situações, etc. Espero ter ajudado. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: - R$ 170

Olá! Tia, muito bom ver sua preocupação com seu sobrinho… demostre isso para ele nesse momento tão difícil! É natural que as coisas se apresentem desta forma… Pesadas… relata exatamente como tem sido para ele…. Agora parece ser um ótimo momento para procurar ajuda psicológica! Se precisar, estou a disposição.
Olá, seu sobrinho está no início da adolescência, onde acontece muitas alterações, sejam fisiológicas, orgâncias,comportamentais ou psicológicas. É uma fase que costuma ter muitas demandas. Muitas vezes se torna difícil lidar com perdas e frustrações. Se possível faça uma consulta com psicólogo. Como ele tem 11 anos, terá que ter anuência dos pais /responsáveis. Boa sorte!
A separação é um luto e ele precisa de um suporte emocional para lidar com essa perda; verbalizar que as coisas estão "pesadas" é um pedido de ajuda. Provavelmente outras questões podem estar latentes, ou seja, ele não fala. Converse sim com os pais e veja a possibilidade dele iniciar uma terapia, pois a criança não tem maturidade para lidar com algumas situações. Observe também se não está refletindo na escola, nas suas notas. Um abraço
Olá,

Seria interessante levá-lo para um acompanhamento psicológico. O suporte de um profissional pode ajudar a compreender o que ele apresenta hoje e ajudá-lo a lidar com tudo o que está acontecendo.
Olá, bom dia! Sugiro que primeiramente leve seu sobrinho para fazer exames físicos em geral, pois é importante excluir a hipótese envolvendo o organismo. Caso os exames indiquem estar tudo bem, é indicado que seu sobrinho seja acompanhado por um profissional psicólogo, uma vez que além da adolescência, que é uma fase caracterizada por inúmeras mudanças e lutos, seu sobrinho também tem vivido questões externas, exigindo dele uma necessidade de elaboração muito grande.
Olá, que bom ele ter em você uma figura que se preocupa com ele. Seria interessante procurar a ajuda de um psicólogo para fazer a avaliação do que pode estar acontecendo nesse momento de tantas mudanças e também seria uma oportunidade dele poder lidar com essa situação. Boa sorte. Abraço.
Olá! Seria necessário buscar avaliação de médico para descartar a possibilidade de ser algo físico. Descartada essa possibilidade, sugiro a psicoterapia para ajudá-lo nesse momento de sua vida.
Sem dúvida a separação dos pais, por mais amistosa que possa ser, gera algum tipo de sofrimento para as crianças. Na idade que ele tem, recomendo um psicoterapeuta infantil para tratar esta questão e as outras que podem girar em torno disso.
Olá. Sim, essas sensações podem estar relacionadas com os eventos pelos quais ele vem passando. Um psicólogo infantil pode ajudá-lo a elaborar melhor tudo isso.
Olá! Em primeiro lugar, é maravilhoso que você tenha esse olhar de cuidado para com seu sobrinho. Em segundo, serei direta, é muito provável que a Terapia EMDR o ajude, pois catalizará o processamento dos traumas vividos e que, inclusive, expressam-se via experiências físicas. Sinta-se livre para saber mais sobre esta abordagem reconhecida e recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) entrando em contato conosco.
Olá.. sim!! Porvavelmente o que está acontecendo na vida dele, está fazendo ele sentir muito peso ou responsabilidade... tudo depende da percepção da pessoa que está sentindo. A forma como ela sente, so ela sente e é isso que causa as dores, as doenças e questoes a serem trabalhadas. Se voce identificou que seu sobrinho esta "carregando" tanto peso, eu te oriento a buscar ajuda por ele,.. pois isso pode ficar pesado demais para uma crianca de 11 anos e acabar abalando ainda mais o psicologico dele. Estamos aqui caso precise de ajude. Espero que ele fique bem.
Olá! Não sei qual é a sua vivência pessoal, mas quando um filho "participa" da separação dos pais, acaba ficando alguma marca. Talvez pense que precisa tomar partido de um ou de outro. Aos 12 anos já pode escolher com quem quer morar (mas como será que o preterido vai se sentir). Além da saudade do genitor que não deve mais ver todos os dias. Assim, é importante ter alguém com quem pôr a cabeça no lugar. Pode ser tio(a) ou, quando um familiar não dá conta, uma psicóloga. Vislumbre de muitas mudanças. Fora que em breve entra na adolescência, fase dos "hormônios" também... Conta comigo. Até mais!
Num primeiro momento, parece ansiedade por separação. Porém, uma boa avaliação psicológica se faz necessária para se obter um diagnóstico preciso. Procure um psicólogo especializado em terapia cognitivo comportamental para poder ajudá-lo a compreender o que se passa nesse momento difícil.