Sofro 30 anos de tricotilomania nunca tive coragem de conversar com ninguém sobre o assunto , hoje vejo

23 respostas
Sofro 30 anos de tricotilomania nunca tive coragem de conversar com ninguém sobre o assunto , hoje vejo que estou piorando cada vez mais, que terapia devo buscar?
Buscar ajuda de um Psicólogo será de grande ajuda. Se esse achar necessário poderá te indixar a um psiquiatra para prescrição de medicamentos.

Olá. Vc. questiona sobre qual a terapia deve buscar, entendo que independente da linha teórica ou técnicas que pautam a atividade do psicólogo, ao procurar psicoterapia voce terá auxílio e cuidados indispensáveis. A partir de uma avaliação psicológica será possivel identificar a necessidade ou não de fazer acompanhamento concomitante com um psiquiátra e tratatamento medicamentoso. Entendo que em um primeiro momento vc. poderia iniciar seu acompanhamento com um/uma psicóloga.
Não fique só, procure ajuda.
Estou ao seu dispor
Abraço.
Olá! É importante que você busque um profissional de psicologia que seja qualificado e com quem você se sinta confortável. Importante destacar que a tricotilomania trata-se de um transtorno, cujo tratamento é com apoio medicamentoso.

Fico a sua disposição.
Olá!! Busque um Psicólogo para iniciar um tratamento psicoterapeutico e também um Psiquiatra para tratamento medicamentoso. Esses dois tratamentos são fundamentais para seu caso.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
A Psicoterapia para autoconhecimento com o psicólogo é funfamental para entendet esses comportamentos .
Recomendo ainda realizar avaliacao com um Psiquiatra para o tratamento medicamentoso.
Esse trabalho lhe ajudará a adquirir equilíbrio psico emocional para sua vida pessoal e profissional.
Abraços
Olá, como o colega acima disse o melhor é procurar um psicólogo com quem você se sinta confortável e segura para falar sobre isso que há tantos anos a faz sofrer. Muitas vezes é possível conquistar ótimos resultados sem o uso de medicação. Estou à disposição! Um abraço.
Olá! É fundamental que vc se permitir trabalhar essa dor, angústia. A busca pela psicoterapia lhe trará benefícios. Invista e acredite que é possível ter uma vida com melhor bem-estar! Sintomas emocionais interfere inclusive no sono, apetite e outras funções fisiológicas. Abraço
Tricotilomania faz parte dos transtornos relacionados ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo, caracteriza por comportamento repetitivo com foco no corpo, que pode ser aparentemente dirigido, não ter padrão ou ritmo, mas não sem propósito. O ato de arrancar o cabelo pode ser precedido ou acompanhado de vários estados emocionais. Pode ser desencadeado por sentimentos de ansiedade ou tédio, ser precedido de um crescente sentimento de tensão (seja imediatamente antes de arrancar o cabelo, seja quando tenta resistir o impulso de arrancá-lo) ou pode levar a gratificação, prazer ou um sentimento de alívio quando é arrancado. Recomendo que procure um PSIQUIATRA para avaliar se seria necessário um tratamento medicamentoso e um PSICÓLOGO para tratar os estados emocionais ligados ao ato de arrancar o cabelo, tais como ansiedade, irritabilidade, tensão, estresse, dentre outros e a própria compulsão. A Terapia Cognitiva comportamental apresenta estudos que relatam eficácia para tratar a tricotilomania.
A psicanalise trabalhara com você, um paciente que não só sofre com a tricotilomania, mas um ser com uma história muito particular, a qual de algum modo levou a desenvolver esse sintoma. O sintoma em si diz muito sobre os seus impulsos de agressividade, sexuais e sentimento de angústia. Importante que seja ouvido por ouvidos de um psicanalista atento. Afinal por que realiza o ato? o que sente no momento? e após? Busque ajuda, pois certamente vive um sofrimento muito grande.
Seria interessante você procurar um psiquiatra que trabalhe em combinação com algum psicólogo para tratamento conjunto. Um tratamento não exclui o outro, já que o primeiro possivelmente introduzirá um apoio medicamentoso enquanto o segundo deverá fazer a psicoeducação e ensinar técnicas em relação ao transtorno. Nesse sentido, sugiro a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) que tem protocolos específicos para transtornos com eficácia comprovada cientificamente.
Terapia EMDR pode dessensibilizar os gatilhos que sustentam essa condição. Faça uma experiência e tire suas conclusões.
A psicoterapia de abordagem TCC (terapia cognitiva comportamental) se mostra efetiva nesses casos e, além disso se faz importante uma avaliação psiquiátrica em conjunto para verificar a necessidade de medicação, visto que o ato de arrancar os cabelos tende a derivar de uma ansiedade intensa.
Olá! Conforme mencionado pelos colegas, a psicoterapia é de suma importância para o tratamento da tricolomania, juntamente com uma avaliacao do psiquiatra para uma possível indicação medicamentosa. Eu sugiro a terapia EMDR , pois alem de desensibilizar os gatilhos que sustentam essa condição , tbm resignifica a causa mais profunda e insconciente do problema. Sucesso!!
Qualquer psicoterapia feita por um profissional competente poderá lhe ajudar. Cabe apontar que também será necessária uma avaliação psiquiátrica, já que nos casos de tricotilomania frequentemente se faz necessário também o uso de medicação. Recomendo que procure ajuda o quanto antes, você já sofreu sem auxilio por tempo demais.
Olá! O sofrimento na tricotilomania é muito intenso. Vários fatores estão envolvidos no que predispõe a doença. Sugiro aliar a psicoterapia com ajuda médica, para que possa lidar melhor com a doença em todas as frentes. Boa sorte
Olá!
Como a maioria dos colegas relataram a terapia é uma excelente opção.
A tricotilomania é um transtorno onde você direciona a sua energia para encontrar um falso alto equilíbrio, é um movimento que se não for cuidado irá piorar ou trazer outras comorbidades. Gosto muito de enfatizar de que muitas percebemos que precisamos de apóio psicológico, porém resistimos , até que o nosso corpo começa a mostrar sinais nas quais não controlamos.
Prezada seu corpo fala, olhe para isso, pois ai está a sua saúde.
Sucesso
Maria Consolata Pappacena
A Tricotilomania pode ser tratada com psicoterapia, independente da abordagem do psicólogo que você escolher. O resultado positivo, ou seja, a sua melhora está ligada diretamente ao seu desejo de mudar este quadro e também é fundamental que tenhas um bom vínculo com o profissional.
Sucesso na caminhada e foco na tua saúde!
Parabéns pela iniciativa!
Abraço!
Olá! Esse processo, provavelmente, foi desencadeado por transtorno de ansiedade não tratada. Os sintomas permaneceram e é recomendável um tratamento psicoterápico para melhorar ou tentar reverter essa situação. A Terapia Cognitivo-Comportamental apresenta eficácia para esse tipo de problema. Procure uma pessoa de sua confiança e faça uma avaliação! Espero que se sinta melhor e tenha sucesso em seu tratamento. Um abraço! Beatriz.
Nos casos de tricotilomania é recomendável que você busque uma orientação com um psiquiatra para avaliar a necessidade de um tratamento medicamentoso. Aliar uma psicoterapia também ajudará você na sua ansiedade e nas sua questões emocionais. Pense nisso!
A psicoterapia irá ajudá-lo a reconhecer as situações que o fazem arrancar os cabelos, se você luta contra esses impulsos, se você já buscou algum tipo de ajuda, se encontra alívio para o estresse, ansiedade ou algum outro sintoma...enfim, após essas informações o profissional conseguirá auxiliá-lo para uma mudança de comportamento eficaz.
Não adie a busca por ajuda, a tricotilomania não abala só o psicológico, como autoestima também :(.

Att. Juliana
O transtorno de Tricotilomania é um transtorno de características de compulsão. Não sei se acontece com você, mas pode ocorrer outros comportamentos compulsivos como roer unhas, morder os lábios.É uma doença, e como qualquer outro transtorno é grave e deve ser cuidado. O acompanhamento com psiquiatra e psicólogo irá promover recursos para restaurar sua saúde. Se houver necessidade após avaliação destes profissionais, será encaminhado para outros profissionais que possam contribuir com o quadro que apresenta.
Cuide-se, seja o Amor de sua vida.
obrigada pelo contato, Gratidão,
Rosângela Fatori - Psicóloga
A Tricotilomania faz parte dos transtornos relacionados ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo, com comportamentos repetitivos de arrancar fios de cabelos. Compulsivamente a pessoa é motivada por estados de tensão, estresse e ansiedade, antes ou durante o ato, gerando sensações de compensação, prazer ou alívio.
Portanto, procure um psicólogo que lhe dê este amparo psico emocional, provocando em ti o auto-conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e de mecanismos para a mudança dos atos. Dependendo da gravidade a avaliação e o tratamento medicamentoso psiquiátrico serão importantes.
Um abraço e sucesso no tratamento.
A tricotilomania sobretudo quando está instalada de muitos anos pode ser difícil de ser enraizada, para aliviar estes sintomas sugiro que você procure um psicologo/a que trabalhe com EMDR ou Brainspotting são terapias que ajudam a regular o cérebro e pode ser que tenha um alivio considerável.