Sofro de depressão profunda desde muito novo, já tentei me tratar antes... não deu certo. Tentarei

10 respostas
Sofro de depressão profunda desde muito novo, já tentei me tratar antes... não deu certo. Tentarei seguir um tratamento novamente, então:

Poderiam me orientar, do ponto de vista vocês, sobre como aproveitar ao máximo uma consulta a um médico Psiquiatra ou a um Psicólogo? Obrigado.
Uma dica para aproveitar ao máximo sua consulta é encontrar um psicologo e psiquiatra com o qual se sinta bem a vontade em conversar. A relação terapêutica tem um papel essencial em qualquer tipo de tratamento, então essa seria uma boa maneira de começar novamente. Dependendo do tipo de abordagem que o seu psicólogo trabalha, como por exemplo na terapia cognitivo comportamental, você pode ter algumas "tarefas" para realizar fora da sala de terapia - nesses casos, sempre tente colocar em pratica essas atividades, e caso não consiga realizar por algum motivo, é interessante sempre levar essa dificuldade para a terapia.. O trabalho em conjunto com o psicólogo e psiquiatra também é muito importante em alguns casos, mas o psicólogo com o qual você trabalhar poderá orientar sobre a necessidade também. Entendo que você não obteve resultados no passado, mas não desista - encontrando o profissional certo para você, assim como a maneira como ele trabalha, tenho certeza que lhe trará resultados.

Nessa situação o ideal é fazer o acompanhamento tanto com psiquiatra quanto com o psicólogo. Ambos vão te ensinar algumas formas de lidar com a depressão, é um trabalho conjunto.
A melhor forma de aproveitar ao máximo o tratamento é estar disposto a seguir as orientações dos profissionais.
Olá. O tratamento da depressão requer um certo tempo para que se possa colher alguns efeitos. De toda forma, o tratamento é bem diferente, caso você procure um psicólogo ou um psiquiatra. O psicólogo te levará a falar, questionando o que poderia estar causando a depressão e, através do tratamento, podem surgir outras formas de lidar com as situações que estejam causando o mal estar; além disso, você poderá abordar outros aspectos de sua vida,à medida que o tratamento avançe. O psiquiatra também te escutará, mas a ação dele consiste, muitas vezes, apenas na prescrição da medicação. É importante, dependendo do caso, que o tratamento seja conjunto - com o psicólogo e o psiquiatra - de forma a obter bons resultados.
A psicoterapia com psicólogo faz uso de diversas técnicas de abordagem, as quais o cliente pode ou não se identificar. Por esse fato, é importante que ao iniciar tratamento com psicólogo se informe sobre sua abordagem terapêutica e verifique, durante as sessões, se abordagem atende sua necessidade em obter resultados e se sentir confortável. O fato de ter interesse em retomar o tratamento já é algo positivo para o processo terapêutico, tendo em vista que a disposição do cliente as intervenções é essencial para um trabalho a longo prazo. As percepções também mudam com o tempo e provavelmente a forma como busca ajuda agora é diferente da anterior. Nenhum tratamento é igual ao outro. Neste caso, o psicólogo e o psiquiatra trabalham juntos em favor de um bem comum.
Boa tarde! Como você citou em sua pergunta, já faz algum tempo que convive com a depressão e os remédios já fizeram parte de sua rotina em algum momento. O ideal seria você procurar um psiquiatra para saber como andam algumas taxas através de exames que o mesmo irá solicitar depois de te escutar. Seria legal pedir indicação de um profissional que trabalhe em conjunto com algum terapeuta evitando assim, realizar um tratamento só através de medicação.
Depois de realizados os exames, o ingresso na terapia ( com ajuda de medicação, caso precise) te ajudará a saber a possível fonte causadora da depressão e "ensinará" a conviver com a situação sem que ela te afete de maneira mais profunda. Mas independente disso, você precisa está disponível para que esse trabalho possa ter um resultado satisfatório, muitos optam apenas em se medicar por medo de encarar o verdadeiro problema. Fique bem.

Mauricio Cardoso.
Todo tratamento psiquiátrico e psicológico tem sucesso quando o paciente segue duas orientações:
Fazer uso da medicação exatamente como prescrito pelo médico. Muitas vezes o paciente esquece de tomar a medicação ou se lembra de comprar o remédio na hora de tomar. Em outros casos ao primeiro sinal de efeito colateral o paciente não comunica o médico e abandona o tratamento.

As sessões de psicoterapia devem ser prioridade na agenda do paciente. Sem ausências e sem atrasos. É muito frequente o paciente se autorizar à não ir mais às sessões com o psicólogo porque se sente melhor ou porque está muito ocupado ou qualquer outra justificativa. Somente o psicólogo que o acompanha pode dar a alta.

É frequente o agravamento do caso quando o paciente não segue as orientações. Portanto, o tratamento exige rigor e perseverança. Somente isso.
Olá, converse com seu psiquiatra e um Psicólogo que se sinta bem. O tratamento requer um envolvimento por parte do atendido. Veja se esta realmente envolvido. Assim, o tratamento pode ser mais efetivo. Espero ter te ajudado!
Olá! A depressão pode ser analisada de várias formas. Assim como, existem diferentes métodos de tratamento. Sugiro que esteja em acompanhamento com um médico psiquiatra e um psicólogo de sua confiança. A depressão é uma doença psíquica que promove, quando tratada corretamente, uma renovação psíquica na pessoa. Se possível, tente realizar um processo analítico que aborde mais aspectos inconscientes de sua personalidade, como o trabalho com sonhos, por exemplo. Abraço!
Gostaria apenas de complementar o que foi dito acima com uma observação específica.

Não se obrigue, necessariamente, a iniciar sua terapia com o primeiro psicólogo com quem você fizer a entrevista.

Se necessário faça entrevistas com vários psicólogos até encontrar um que pareça o certo para você.

É muito comum que psicólogos não cobrem a primeira entrevista.

Olá, tanto com o psiquiatra quanto o psicólogo, o mais importante para ter um bom aproveitamento da consulta, é você fazer uma boa identificação com o profissional e confiança, o restante no decorrer da consultas tende a acontecer.