Sofro muito de ansiedade, tenho medo de falar em público, fico nervosa até mesmo para ler, quando inicio

26 respostas
Sofro muito de ansiedade, tenho medo de falar em público, fico nervosa até mesmo para ler, quando inicio a fala, a voz falha, as mãos congelam e o coração dispara. Isso tem dificultado minha vida profissional, que tipo de ajuda devo buscar? Existe solução?
Sim! Existe tratamento associando medicamentos e psicoterapia, sobretudo na modalidade cognitiva comportamental que juntos têm excelentes resultados! Atenciosamente

Para seu caso seria bom que procurasse um psicólogo de terapia cognitiva comportamental e Lógico Q com a associação de um psiquiatra ou neurologista que receitam remédio , mas logo que começar as sessões de psicoterapia, o próprio paciente percebe a melhora e assim o médico vai diminuindo a dosagem do remédio.
Espero ter ajudado
Atenciosamente
Beatriz Sá
Pela sua descrição parece que além da intervenção psicoterápica o uso de medicações vai ser necessário.
Sim, através da Psicoterapia que fortaleça seu autoconhecimento, poderá entender os fatores que elevam a sua ansiedade e prejudicam o seu desempenho.

Com isso pode adquirir maior qualidade de vida não só para o trabalho mas também para sua vida pessoal, social e familiar.

Abraços
Sim, claro que existe solução.
Um acompanhamento psicológico aliado ao seu comprometimento no tratamento, há grandes chances de melhorar sua qualidade de vida.
É preciso entender o que desencadeia a sua ansiedade, assim tratar não apenas os sintomas, mas, também a causa, qual a origem real dessa ansiedade.
Procure um psicólogo, que você tenha empatia, para que o tratamento seja produtivo, temos excelentes profissionais na área.
Abs
A Psicologia poderá te ajudar.
Ola, imagino o quanto deva se sentir angustiada com tudo isso que esteja passando, além do que, você disse que tem atrapalhado muito sua vida profissional e imagino que pessoal também. Mas você ao buscar opiniões a respeito de que profissional procurar, indica que você reconhece e quer ajuda. Isso já é meio caminho andado.
Portanto sugiro que procure ajuda de um psicologo, que posteriormente, encaminhará a um medico, caso haja necessidade.
abraços
Procure auxílio profissional. Certamente suas dificuldades serão sanadas. Você precisa desenvolver estratégias para superar esta ansiedade e medos.
Sim, tem solução. Você pode aprender a lidar melhor com a sua ansiedade em uma psicoterapia. Sendo assim, recomendo procurar um psicólogo. Caso seja necessário o uso de medicação ele poderá recomendar um psiquiatra para também lhe ajudar. Cuide-se, você não precisa passar por isso sozinha.
Olá! busque por Psicólogo especializado em Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
A dificuldade de falar em público gera ansiedade na maioria das pessoas, dentre outros motivos, pelo medo de errar e parecer "bobo". Aqueles que conseguem fazer com desenvoltura é porque descobriram estratégias de enfrentamento variadas. É possível que você também possa vencer tal dificuldade. Falar em público é uma habilidade que pode ser desenvolvida e "modelada" com a ajuda da psicoterapia através de várias intervenções, com como exemplo através do treino de habilidades sociais. A terapia cognitivo-comportamental é bastante indicada em casos como este. Além disso, é possível que o psicólogo indique treinamentos específicos para potencializar seu desempenho. Espero ter ajudado! Boa sorte!
O ideal é buscar uma avaliação psicológica, pois a ansiedade tem como causa, medos de críticas e, ou viver preocuapado com o futuro. Se for necessário tb é recomendado uma avaliação psiquiátrica, caso seja necessário tratamento medicamentoso.
Olá! Esses sintomas que você relata são típicos de quadros de ansiedade, porém, há um tipo específico de quadro ansioso chamado Fobia Social, já ouviu falar? Nesse quadro, a ansiedade só vem quando estamos diante de pessoas e tememos ser julgados ou ridicularizados por elas. Isso que você sente pode ser Fobia Social. Porém, para ter certeza do que você tem, procure ajuda de um médico psiquiatra e também de um bom psicólogo, de preferência um que tenha experiência em ansiedade. Só uma consulta com profissional poderá te dar certeza do que você tem. Pode ser que você precise tomar remédios ou talvez somente uma boa terapia já resolva. Desejo melhoras! Espero ter ajudado.
Esses sintomas são típicos de Transtorno de ansiedade,sugiro que procure um psicólogo e se for necessário medicação, avaliação com psiquiatra também.
Boa sorte!
Abraços.
As pessoas, de uma maneira geral, têm receio de falar em público. Isso se dá devido ao medo de sermos julgados. Quando esse receio sai do nosso controle e passa a comandar a nossa vida, ocasionando sintomas desagradáveis de angústia e ansiedade no sujeito que se depara com esse desafio, pode ser caracterizado como um tipo de Transtorno de Ansiedade Social. Esse distúrbio pode ser tratado com psicoterapia de abordagem cognitivo-comportamental, com bons resultados, a depender do nível de ansiedade apresentado pelo indivíduo. Sugiro uma avaliação psicológica, inicialmente. Um abraço
Acredito que percebendo a necessidade de atendimento especializado para lidar com sintomas de ansiedade o melhor é que o paciente procure por atendimento psicoterápico e também psiquiátrico. A associação combinada das terapias pode e tem apresentado bons resultados.
O ideal seria uma avaliação para se fazer um diagnóstico, solicitar exames, se necessário e realizar uma programação terapêutica. Pelo que você descreve, parece haver um quadro ansioso, mas outros quadros devem ser avaliados e descartados também.
Se for, de fato, um transtorno de ansiedade, a combinação de tratamento mais eficaz é a associação de medicamentos serotoninérgicos ( sempre nas menores doses e por tempo determinado) com técnicas de psicoterapia. As técnicas mais estudadas são as cognitivo-comportamentais. Técnicas baseadas em meditação Mindfulness podem ser muito benéficas para melhorar os sintomas e manter o paciente bem.
Olá! Procure um psicólogo para que você possa ter auxílio no processo de compreensão da maneira como os sintomas de ansiedade têm funcionado em relação à totalidade da sua vida. A partir dessa compreensão será possível assumir maior controle sobre suas sensações, até o ponto de resolução do aspecto patológico da ansiedade.
Procure primeiro a ajuda de um psicoterapeuta e verá que começará a melhorar seus sintomas. E juntos concluirão pela necessidade ou não de buscar atendimento para ser medicada objetivando uma melhoria imediada, para ter menor dificuldade no trabalho, enquanto vão surtindo os resultados da psicoterapia.
Olá!
Existe sim. A hipnose é uma ferramenta rápida, e eficaz para trabalhar as questões que você menciona. Procure uma Psicóloga que atue com hipnoterapia também, e veja por si mesma os benefícios.

Atte
Claro que há solução, fique tranquila. Um bom profissional pode ajudar você a lidar com essa ansiedade e dificuldade, melhorando não só sua vida profissional, mas também sua vida pessoal caso ela também esteja sendo afetada. A terapia cognitiva comportamental mostra excelentes resultados no controle da ansiedade, trabalhando questão voltadas para o controle emocional, até o aprendizados de habilidades sociais que possam te auxiliar em sua jornada. O processo de psicoterapia vai ajudar a entender seus pensamento, emoções e comportamentos, compreendendo melhor quais suas crenças que acabam sendo ativadas e provocando esse seu estado emocional. Medo, insegurança, timidez, todas essas questões são tratadas e organizadas no consultório, para superar as dificuldades que aparecem nessas situações ou mesmo do dia a dia. Não deixe de procurar uma psicoterapia para esse sofrimento. Busque ajuda e consiga superar essa etapa. Tenho certeza que terá ótimos resultados.
Olá,
Que bom que você está buscando ajuda diante de um momento difícil.
É importante que você busque uma ajuda psicoterápica, para que possa tratar das causas desses sintomas através de sessões. Caso, essas sozinhas não sejam suficiente para sua melhora, o psicólogo irá te avaliar e tem chances de te indicar um psiquiatra, para que possa tratar desses sintomas através de medicamentos.
Olá!! Sim existe solução. Procure ajuda de um psicólogo para que através da psicoterapia você possa vencer essas dificuldades.
É possível aprender a lidar com a sua ansiedade. Inicialmente sugiro que procure um psicólogo, profissional que poderá te auxiliar no aprendizado sobre essa questão.
Como já comentado, você pode se beneficiar bastante com a psicoterapia de abordagem cognitivo comportamental nesses casos.
Sim