Sou asperger como faço pra me livrar do super foco? Eu só consigo me focar em física e matemática, faço faculdade e estou tirando notas baixas porque não gosto de estudar outras disciplinas
Existem algumas estratégias para adequar a forma de estudo às necessidades de cada um. Considerando que você tenha maior facilidade e, possivelmente, prazer em estudar física e matemática, essas são matérias que tendem a ser ainda mais priorizadas (também para quem não é Asperger). Tente organizar um plano de estudos para incluir as outras disciplinas antes do estudo das suas preferidas e estude física/matemática à vontade somente após concluir as disciplinas anteriores. Tente também fracionar o material de estudo para que você possa concluir em etapas pequenas. Essas são dicas mais genéricas, possíveis de passar sem analisar seu caso em específico, mas que podem auxiliar. Tenho um artigo sobre autocontrole no meu blog que traz outras informações que podem ser úteis, mas excedem o espaço aqui. Essas intervenções tendem a ser mais eficazes se trabalhadas em conjunto com outras regras cotidianas, o que também é um desafio grande.

Prezado, procure fazer uma psicoterapia para facilitar este processo do auto - controle e auto confiança, pois percebo que está conseguindo vencer e superar as etapas do processo escolar. As outras disciplinas também irão passa, terá que compreender que esses são os desafios que você irá conseguindo em sua vida.
At,
Monica

Dr. Sebastião Nascimento
Dr. Sebastião Nascimento
Psicólogo, Sexólogo
Manaus
Uma das características do ASPERGER é ter facilidade em disciplinas exatas. Com a psicoterapia comportamental você aprenderá novas técnicas para lidar com conflitos que impossibilita focar em outras disciplinas.
Abs

É importante considerar a psicoterapia para auxiliá-lo nesse processo, recomendo o Acompanhamento Terapêutico (AT), pois você poderá despertar o interesse em outras aéreas já que é uma modalidade de atendimento nas ruas, sendo possível você frequentar diversos lugares e descobrir novos interesses acompanhado por um profissional. Outros tratamentos também irão lhe ajudar, o mais importante é que escolha o mais adequado para você.
Abraços.

Especialistas em Síndrome de Asperger

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Luciane Brunholi Xavier

Luciane Brunholi Xavier

Pediatra

Paranavaí

Andressa Mara Netto

Andressa Mara Netto

Psicólogo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 122 perguntas sobre Síndrome de Asperger

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.