Sou diagnosticada com transtorno bipolar há 15 anos, hoje me sinto muito bem equilibrada. Faço uso

4 respostas
Sou diagnosticada com transtorno bipolar há 15 anos, hoje me sinto muito bem equilibrada. Faço uso de lamotrigina e risperidona, mas vejo muitos pacientes tomando quetiapina ao invés da risperidona.
Quais as principais diferenças e efeitos colaterais entre esses 2 medicamentos? Vale a pena trocar?
São medicações farmacologicamente bem diferentes, sendo as diferenças técnicas fora do objetivo deste site.
De modo geral, e utilizando a classificação de Indice de Polaridade proposta por Vieta, a quetiapina é uma medicação com maior lastro de doses 50-800mg e com maior potencial de induzir sonolências e ganho de peso.
A risperidona 0,5mg-6mg deve ser evitada em altas doses para pacientes unicamente com TAB, tendo maior potencial de causar efeitos colaterais motores e hormonais.
Concordo com a psicologa acima, quando se fala em não se preocupar demasiadamente com a medicação caso você esteja estável. Converse com seu medico se você estiver apresentando algum efeito colateral limitante com a risperidona.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá , de acordo com sua fala você se sente muito bem e equilibrada, minha pergunta é: Já se perguntou porque mudar de remédio se está bem e equilibrada? A adaptação aos medicamentos são sempre difíceis demoradas e muitas vezes até frustrante , cada indivíduo tem uma reação diferente, o corpo reage de formas diferentes especialmente em doenças de ordem psiquiátrica /Psicológica é muito comum uma grande troca de remédios e dosagem até se chegar ao remédio certo e a dosagem certa . Tudo isso é muito complicado para o paciente, se foi diagnosticada a 15 anos tenho certeza que passou por isso, se hoje se sente bem e equilibrada qual a razão para mudar isso ? Desfrute disso e ponha sua energia em exercícios físicos que são ótimos aliados a qualquer melhora (mental e física ) meditação, ioga, religião, essas atividades são super aconselháveis e pode melhorar seu estado que já é bom pra um estado excelente. Grande abraço e parabéns você já foi alcançada pelo remédio certo não se preocupe.
A melhor resposta que poderas ter, e de seu médico, sugiro levantar essa dúvida com ele na próxima consulta . Abraço
Não vale a pena trocar, já que você está estabilizada sua prioridade é manter o que está dando certo. Os efeitos colaterais são, no geral, os mesmos só que com proporção de ocorrência diferente; você mudar seria apenas o risco de crise e de sofrer com efeitos colaterais

Especialistas

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.