Sou diagnosticada com transtorno bipolar há 15 anos, hoje me sinto muito bem equilibrada. Faço uso

4 respostas
Sou diagnosticada com transtorno bipolar há 15 anos, hoje me sinto muito bem equilibrada. Faço uso de lamotrigina e risperidona, mas vejo muitos pacientes tomando quetiapina ao invés da risperidona.
Quais as principais diferenças e efeitos colaterais entre esses 2 medicamentos? Vale a pena trocar?
São medicações farmacologicamente bem diferentes, sendo as diferenças técnicas fora do objetivo deste site.
De modo geral, e utilizando a classificação de Indice de Polaridade proposta por Vieta, a quetiapina é uma medicação com maior lastro de doses 50-800mg e com maior potencial de induzir sonolências e ganho de peso.
A risperidona 0,5mg-6mg deve ser evitada em altas doses para pacientes unicamente com TAB, tendo maior potencial de causar efeitos colaterais motores e hormonais.
Concordo com a psicologa acima, quando se fala em não se preocupar demasiadamente com a medicação caso você esteja estável. Converse com seu medico se você estiver apresentando algum efeito colateral limitante com a risperidona.

Olá , de acordo com sua fala você se sente muito bem e equilibrada, minha pergunta é: Já se perguntou porque mudar de remédio se está bem e equilibrada? A adaptação aos medicamentos são sempre difíceis demoradas e muitas vezes até frustrante , cada indivíduo tem uma reação diferente, o corpo reage de formas diferentes especialmente em doenças de ordem psiquiátrica /Psicológica é muito comum uma grande troca de remédios e dosagem até se chegar ao remédio certo e a dosagem certa . Tudo isso é muito complicado para o paciente, se foi diagnosticada a 15 anos tenho certeza que passou por isso, se hoje se sente bem e equilibrada qual a razão para mudar isso ? Desfrute disso e ponha sua energia em exercícios físicos que são ótimos aliados a qualquer melhora (mental e física ) meditação, ioga, religião, essas atividades são super aconselháveis e pode melhorar seu estado que já é bom pra um estado excelente. Grande abraço e parabéns você já foi alcançada pelo remédio certo não se preocupe.
A melhor resposta que poderas ter, e de seu médico, sugiro levantar essa dúvida com ele na próxima consulta . Abraço
Não vale a pena trocar, já que você está estabilizada sua prioridade é manter o que está dando certo. Os efeitos colaterais são, no geral, os mesmos só que com proporção de ocorrência diferente; você mudar seria apenas o risco de crise e de sofrer com efeitos colaterais