Sou jovem, faço faculdade e sempre fui bem explosiva, mas ultimamente tenho apresentado irritabilidade

8 respostas
Sou jovem, faço faculdade e sempre fui bem explosiva, mas ultimamente tenho apresentado irritabilidade acima do normal, tristeza sem motivo aparente, o que tem um impacto na parte física, me deixando indisposta e desanimada, essas características se enquadrariam no Transtorno de ansiedade?
Estimado paciente, os transtornos de ansiedade tem uma forte correlação com transtornos de humor. Isto pode ser verificado pois episódios depressivos podem cursar com muitos sintomas ansiosos e estados de ansiedade intensa crônica podem levar a episódios de depressão. Apesar de breve, seu relato tem características que podem estar alem desta classificação de ansiedade. Recomendo que procure um medico psiquiatra de confiança em sua cidade para que após uma avaliação clinica cuidadosa e realização de exames de rotina, seja excluída a possibilidade de doenças físicas. A partir dai ele indicara o melhor tratamento clinico ou psicoterápico que for necessário. Grande abraço e felicidades.

Seu relato nos aponta para um transtorno de humor.Inicialmente deveria verificar sua taxa hormonal e seu quadro clínico.Posteriormente a ajuda de um psicólogo para juntos pesquisarem a origem de sua ansiedade e desânimo, buscar outros aspectos de seu contexto que podem estar influenciando e avaliarem se há necessidade de um acompanhamento com psquiatra.Boa sorte!
Eu indico que você procure um médico, pode ser um endocrinologista por exemplo, para avaliar suas taxas, ja que os hormônios podem influenciar muito nessas alterações de humor. Além disso seria importante procurar um psicólogo para uma avaliação mais aprofundada sobre essas tristezas e irritabilidade. Pelos sintomas pode parecer o início de um quadro depressivo. Boa sorte!
Olá. Procure um Psicólogo e junto com esse profissional poderá decidir se deve ou não ser encaminhado a um médico psiquiatra. Você disse que sempre foi muito explosiva, mas ultimamente está com uma irritabilidade fora do normal, além de alguns sentimentos como tristeza trazendo vários impactos no seu dia a dia. Você se lembra quando essa irritabilidade maior se manifestou? Aconteceu algo que possa ter desencadeado esse aumento de irritação? Na grande maioria dos casos a terapia se mostrará extremamente eficaz no que se refere a tomada de consciência de todos esses processos psíquicos envolvidos no seu estado. Descobrir junto com seu terapeuta a causa de todo esse sofrimento poderá te libertar dessa angústia e te fazer mais forte, permitindo que você tenha mais autonomia para decidir com mais clareza e equilíbrio o seu caminho. A medicação é importante e necessária em alguns casos, mas a terapia ajudará a encontrar a solução dentro de você. Procure um profissional o quanto antes.
Olá, procure ajude especializada, como a de um psiquiatra. Pela breve descrição dos seus sintomas, será necessário uma melhor investigação para sintomas de humor e ansiedade (alias, muito comum a correlação entre os dois) e também para exclusão de outras condições médicas.
O transtorno de ansiedade tem relação co os transtornos de humor. Os sintomas apresentados podem ter ligação com a sua rotina atual, que pode estar mais estressada e sobrecarregada. O ideal é que procure ajuda de um profissional (psicólogo ou psiquiatra) que poderá avaliar o impacto dessa irritabilidade na sua vida e quais as áreas podem estar prejudicadas.
Teus sintomas são compatíveis com estados depressivos, não necessariamente cronicos. O temperamento explosivo é um traço da tua personalidade, a sua exacerbação é que está a destoar, conforme teu relato, do quadro histórico a que referiu. Tanto a ansiedade exagerada, quanto os sintomas que associa-se à depressão não são suficientes para numa primeira abordagem se apontar hipóteses diagnósticas. Deves associar a sintomatologia às condições de vida que tens suportado. Por exemplo, se o que procuras na faculdade é de fato ajustado à tua motivação de vida, se os esforços que tu fazes está ao nível do quase insuportável, etc. Sinais e sintomas contam um pouco dos efeitos sobre nós mesmos das escolhas de vida que fazemos. E uma escolha positiva é buscar um terapeuta de tua confiança para te ajudar a discernir dentre as possíveis causas dessa sintomatologia aquelas que são responsáveis pelo teu estado atual e buscar atenuar ou até mesmo cessar os efeitos delas decorrentes.
Os sintomas informados não são suficientes para se afirmar tratar-se de um transtorno de ansiedade, na verdade indicam mais algo no sentido de estados depressivos, mas só com o que você relatou não é possível concluir um diagnóstico. Independente de classificações isso está lhe fazendo sofrer, sendo assim recomendo que procure um psicólogo e comece a sua psicoterapia. Algo importante de ser lembrado também é que existem causas físicas que podem causar esses sintomas, tais como estresse e problemas hormonais, sendo assim uma avaliação médica também é interessante.