Sou tímido.Acho que devido a não confiar em mim mesmo.Baixa autoestima.Gostaria de saber se a timidez

9 respostas
Sou tímido.Acho que devido a não confiar em mim mesmo.Baixa autoestima.Gostaria de saber se a timidez esta ligada a ANSIEDADE ou Outro Transtorno como TDAH,Bipolaridade,Depressão ?
Tem vezes que eu sou "Cara dura" e chego para falar normal com garotas,tem vezes que falta coragem, Timidez tem solução
A maioria das timidezes se enquadraram em algo normal, que se reduz com a experiência; em fobia social, que tem um tratamento fácil; transtorno de personalidade, que exige um pouco mais de esforço. Para definir se se enquadra em algum desses casos ou em outro mais incomum, é necessário avaliação especializada

Você traz um relato confuso, porém marcado por profunda angústia e desconforto consigo mesmo. Importante buscar um psicólogo e falar sobre isso pessoalmente, trabalhando todas as suas dores e afetos ali.
As hipóteses diagnósticas que você apresenta estão ligadas ao seu sofrimento mas em sua psicodinâmica são transtornos muito distintos. Cada uma das suas queixas devem ser avaliadas por um especialista, o mesmo lhe conduzirá por um tratamento direcionado de acordo com o psicodiagnóstico específico. Você não precisa vencer tudo isso sozinho, existem profissionais que podem lhe auxiliar.
Muitos indivíduos perdem pessoas ou coisas na vida por falta de orientação. Não buscam um bom psicólogo por pena ou medo de investirem dinheiro nelas mesmas. Mas no final das contas perdem muito mais: empregos,promoções, negócios, o ser amado, amigos, colegas porque vivem "patinando", andando em círculos nas suas próprias existências. Muitos alegam que não têm dinheiro para o tratamento, mas o profissional sempre cobrará o que o paciente pode pagar, mas sempre dentro do mínimo estabalecido pelo Conselho Regional de Psicologia. Outros têm "vergonha" de procurar um psicólogo porque acham que é "coisa para louco". Saiba que as pessoas mais sadias e mais descoladas é que procuram esse profissional. Pense nisso e estou à disposição.
Alguém timido, toda situaçao nova é uma experiência que pode ser sentida como assustadora.
O grau de exigência de uma pessoa timida é alto. Existe um medo excessivo em nao conseguir e tudo isto se relaciona ao auto-questionamento e a propria competência.
A necessidade de sentir-se querido e amado é desenvolvida ainda nos primeiros anos de vida, assim como os sentimetos de autoconfiança e segurança... estes sentimentos sao a base para o desenvolvimento da nossa autoestima. Caso nao esteja em equilibrio a capacidade de dar e receber afeto de perdoar e ter atendimento das frustraçoes é maior. A terapia é um caminho e nos ajuda a ter consciência destas limitaçoes e fragilidades...um grande passo para o nosso autoconhecimento. A timidez esta associada a auto-confiança, mas isto nao impede que a pessoa também tenha associado algum outro quadro, como a depressao
E importante procurar um psicolo para que esta avaliaçao seja mais precisa.
Ter uma vida social é indispensável para o equilíbrio. Quando entendemos como a autoestima se constrói e o que pode ser feito para modifica-la fica mais fácil seguir em frente assumindo, com um profissional de psicologia de sua confiança, a responsabilidade da mudança que deseja efetuar. A timidez geralmente está relacionada com a ansiedade, medo de se expor, ser rejeitado, julgado.... Eu sugiro que cada um instaure e desenvolva na psicoterapia elementos pessoais e mecanismos que lhe auxiliem no autoconhecimento necessários na sua busca por um estilo de vida sem isolamento, e/ou um relacionamento amoroso harmonioso. A sua vida é aquilo que você faz com ela. O círculo social que você vai construir lhe agradecerá. Sucesso!!
É preciso falar sobre essa sua timidez e o que gera esse seu sofrimento muitas vezes trazendo algumas limitações em sua vida.
O psicólogo/psicanalista é o profissional que o auxiliará a tratar essas suas questões que te possibilitará a buscar a causa que o impede de atender os seus desejos. Quem sabe sobre você é você mesmo, mas, é preciso se permitir buscar esse conhecimento, lembrando que você é responsável pelas suas escolhas e, na medida, que você queira encarar a sua verdade, com um trabalho há sim possibilidades de reverter esse quadro.
Ser tímido não é patologia, No entanto, se você vivencia a interação social com muita ansiedade, deve ser analisado com cautela os motivos que te deixam ansioso nos relacionamentos interpessoais! Nesse sentido, as terapias comportamentais e os treino de habilidades sociais são bastantes eficazes para casos de dificuldade de interação social! Um Abraço! Procure um psicólogo se achar que está sofrendo com isso.
Sim tem solução! não está associado a nenhum transtorno, mas talvez a timidez possa te causar ansiedade. A solução é recuperar sua autoestima, através do autoconhecimento em processo terapêutico isso é possível. Invista em um psicologo que tenha como nicho segurança emocional e autoestima.