TDAH atrapalha no rendimento escolar e na vida pessoal??
9
respostas
TDAH atrapalha no rendimento escolar e na vida pessoal??
Sim, com certeza. O TDAH pode interferir no rendimento escolar, na comunicação, nas relações interpessoais, na auto estima e, se não tratado, no rendimento do indivíduo adulto no trabalho.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Apesar da doença afetar o desempenho escolar, existe várias opções psicoterapêuticas para auxiliar a pessoa a lidar com os sintomas e minimizar os efeitos negativos no desempenho escolar e na vida pessoal.
Sim pode atrapalhar pois a principal característica é a falta de atenção e foco. No entanto é possivel fazer um tratamento psicoterápico e uma parceria com a escola que, usando algumas estrategias podem ajudar o aluno.
Sim, pode dificultar muito a vida escolar ou social, uma vez que é mais trabalhoso manter o foco nas atividades, prejudicando assim o rendimento. É importante passar por uma avaliação de um neuropsicologista ou neurologista e nos casos de um baixo rendimento escolar, um acompanhamento com um psicopedagogo, alem da psicoterapia para auxiliar com a auto estima rebaixada, muito comum nestes casos..
Olá! O TDAH, por alterar a capacidade de manter atenção em determinados estímulos, pode atrapalhar bastante a vida escolar e pessoal, dificultando lembrar detalhes, conversas, fazer contas, lembrar de compromissos e de textos que leu. Além disso, também pode incluir sintomas de agitação e/ou impulsividade, prejudicando na tomada de decisões, planejamento, entre outras. O ideal é buscar um(a) neurologista para tratamento medicamentoso e um psicólogo a fim de realizar avaliação psicológica e identificar o que está preservado e o que está comprometido em relação às funções cerebrais. Por fim, fazer terapia juntamente com o tratamento médico auxilia bastante no combate aos sintomas e melhora na qualidade de vida.
TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade atrapalha o desempenho escolar e a vida cotidiana de pessoas que tem TDAH, tanto criança quanto adulto porque não conseguem se concentrar desta maneira, tem dificuldade de reter informação e consequentemente, mais déficit de aprendizagem. Além, do déficit associado as funções executivas para faz com que pacientes com TDAH não consigam se organizar de forma adequada, tenham dificuldade em se planejar, pouca flexibilidade mental e baixo controle inibitório. Para que se tenha um tratamento adequado tanto farmacológico quanto conduta terapêutica sugere consulta psiquiátrica, psicológica, neuropsicológica para uma avaliação neurocognitiva, avaliação fonoaudiológica.
Oi, depende do grau do TDAH, tem pessoas que isso atrapalha muito outras não. Mas para aqueles que precisam tem terapias focadas em TDAH que ajuda muito a diminuir a impulsividade, a desatenção e a desorganização. Existe habilitação cognitiva para ajudar também.
Com acompanhamento adequado é possível conviver de forma integrada. Um bom profissional, além de cuidar da pessoa, pode orientar a escola nas questões pedagógicas referentes às especifidades do TDAH.
Sim, interfere na vida pessoal, profissional, educacional e nos relacionamentos. Fatores como: déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade e comorbidades: ansiedade e depressão podem acompanhar o quadro clínico. Necessário uma avaliação médica e psicológica para dar início ao tratamento
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 31 anos, suspeitas de TDAH. Em uma consulta online e breve, o psiquiatra receitou atentah 18mg, essa dose é o suficiente para um adulto?
- Bom dia,tenho uma filha de 11 anos está no 6 ano do fundamental,ela estuda pras provas e atenciosa nas aulas e na hora de fazer os testes e as provas não consegue responder,fica muito nervosa a mão começa suar,o que pode ser,aí resultado não consegue tirar notas boas o que faço.estou muito preocupada…
- Meu filho de 7 anos, está tomando o Venvanse a 10 dias, e seu sono está péssimo. Há algo que possa ser feito para ajudá-lo a dormir? Apesar da pouca idade ele é extremamente consciente do que acontece e diz que a medicação o ajuda muito na escola e acalma sua cabeça. Ele tem TDAH e TOD, já com laudo.
- Eu tenho TDAH, e eu estava tomando ritalina por alguns meses, era ótimo, meu dia era muito produtivo,mas depois de um tempo eu vinha sentindo como se o efeito estivesse passando 3 horas depois, conversei com minha psiquiatra e ela trocou para a Ritalina LA, mais eu não sinto o mesmo efeito que a ritalina,…
- ola me chamo monique e tenho 27 anos, minha pergunta é, qual profissional tenho que procurar para saber se tenho TDAH, pois trenho dificuldade nas areas de todas digo todas as materias, nao consigo absorver nada .
- olá, gostaria de saber se tem como realizar o diagnostico de tdah sem a avaliação neuropsicologica?
- Faz um tempo que sinto problemas de esquecimento, diminuição do meu raciocínio, sinto isso desde que comecei a tomar gabapentina e pregabalina pra fibromialgia. Tem sentido isso? Como resolver?
- Sempre suspeitei de ter TDAH, pois tenho muitos sintomas semelhantes e agora com a internet as pessoas começaram a conhecer sobre e todos que trabalham comigo, uma amiga que o esposo tem, falam que eu tenho... O único sintoma que acho que não tenho seria o hiperativo, não me considero uma pessoa assim,…
- Levei meu filho na neurologista por indicação da escola estar desconfiando dele ter TDAH (eu tbm já suspeitava por diversos motivos). A neurologista pediu um mapeamento (eletroencefalograma) dizendo que era pra descartar outras patologias... Mas eu pesquisando vi que o diagnóstico do TDAH é clínico e…
- O que pode ser mesmo entendendo bem o significado das palavras e frases no dia a dia, percebo que quando assisto a séries, filmes ou animes dublados em português, demoro para processar o que os personagens estão dizendo e para entender o sentido das falas. Isso pode estar relacionado a autismo, TDAH,…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 468 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.