Tem 7 anos que retirei a vesícula e desde então tenho diarréias, mesmo com alimentação saudável. Já

9 respostas
Tem 7 anos que retirei a vesícula e desde então tenho diarréias, mesmo com alimentação saudável. Já fiz exames para ver se tinha outro problema e graças a Deus não tenho nada. Queria saber se existe algo que regule a flora intestinal? Existe algum probiótico que possa tomar sempre para regular?
 Daniele Schmidt
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá prezado (a). O que você considera uma alimentação saudável? As vezes acreditamos estar fazendo escolhas adequadas mas podemos estar cometendo erros por desconhecer a compot de alguns alimentos e produtos. Geralmente os episódios de diarréia ocorrem devido a dificuldade de metabolizar as gorduras principalmente. Diversos alimentos são ricos em gorduras e as pessoas nem desconfiam. Não só frituras, empanados e fast food são ricos em gorduras. Chocolate, biscoitos recheados, queijos, embutidos como presunto e mortadela, e preparações como estrogonofe e feijoada, são alguns exemplos de alimentos ricos em gordura também. Além disso, produtos industrializados, ricos em aditivos químicos como conservantes, corantes e estabilizantes, podem ser irritantes de mucosa e causar agressões ao eptelio intestinal velando a diarréias e desconforto gastrointestinal. O correto para seu quadro é buscar por um acompanhamento nutricional para esclarecer o que deve ser evitado na dieta e formas realmente saudáveis de preparo de alimentos para que reverta seu quadro de desconforto. A reeducação alimentar pode melhorar e muito sua nutrição e qualidade de vida. Existem sim bactérias damflora intestinal que podem ser repostas, mas para isso a alimentação precisa estar de acordo, se não as bactérias morrem e o investimento de tempo e dinheiro podem ser em vão. Caso tenha interesse, me coloco a disposição para te atender e ajudar nesse processo. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Vanessa Giglio
Nutricionista
São Paulo
Olá será necessário um diagnóstico nutricional e investigação alimentar para identificar os alimentos que estão provocando esse sintoma. Dessa forma será possível planejar um cardápio individualizado para seu caso, e se necessário uso de probióticos. Muito obrigada, estou à disposição.
Dra. Adriana Garófolo
Nutricionista
São Paulo
Boa tarde prezado (a)! Acredito que o primeiro passo é saber se esse sintoma da diarreia é decorrente somente da retirada da vesícula ou outra disfunção. A microbiota intestinal (flora intestinal) pode, sim, afetar muito as funções do trato gastrintestinal, entretanto, precisamos avaliar toda sua rotina e alimentação para saber se há necessidade de algum probiótico, simbiótico ou posbiótico, ou apenas correção de hábito alimentar.
Como a colega acima já comentou, as vezes acreditamos que estamos realizando uma alimentação saudável, ou mesmo com baixa quantidade de gorduras, mas nem tanto. O melhor seria fazer uma avaliação.
À disposição.
Um grande abraço!
Dra. Carina Souza
Nutricionista
Juiz de Fora
Ola, em 7 anos o seu corpo já adaptou e não necessariamente a culpa é da retirada da vesícula, então busque em consulta uma visão mais funcional do seu caso, analisar qual a raiz do problema e modular esse intestino.
Alimentação saudável é muito particular, uma coisa saudável pode te fazer bem mas para outra fazer mal.
 Maria Fernanda Neves
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá tudo bem?
Precisamos entender a causa para fazer a modulação intestinal.
Com análise dos exames, da rotina alimentar, dos hábitos de vida dentre outros fatores determinantes.
Por algumas vezes as pessoas acham que se alimentam bem, de forma saudável por comer verduras, frutas e legumes com frequência mas precisamos analisar a sua relação necessidade de macro e micronutrientes e fazer a adequação deles dentro da sua rotina e preferência alimentar.
Sugiro procurar um nutricionista para, através da consultar (escutando suas queixas, sinais e sintomas), possa analisar quais condutas nutricionais traçar, assim como a suplementação de qual probióticos, prebiótico ou simbiótico prescrever.
Em tempo: suplementação é coadjuvante, a base é comida de verdade.
Espero ter ajudado. Me coloco a disposição
 Iuliane Guerra
Nutricionista
Samambaia
Primeiro é importante adequar a gordura da dieta, visto que a vesícula está relacionada com a digestão de gordura.
Adequação de fibra na alimentação também é uma grande aliado
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Procure um atendimento nutricional adequado. Me encontro disponível para atendimento. Favor chamar no chat.
 Aline Lima
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá! Sim, é bastante comum que algumas pessoas apresentem diarreia crônica após a retirada da vesícula, mesmo com uma alimentação saudável. Isso acontece porque, sem a vesícula, a bile é liberada continuamente no intestino, o que pode acelerar o trânsito intestinal e dificultar a digestão adequada de gorduras.

Para regular a flora intestinal e melhorar a consistência das fezes, probióticos específicos podem ser muito úteis, principalmente os que atuam no equilíbrio da microbiota e na proteção da mucosa intestinal. Cepas como Lactobacillus rhamnosus GG, Saccharomyces boulardii, Bifidobacterium lactis e Lactobacillus plantarum são boas opções e costumam ser bem toleradas. O ideal é utilizar um probiótico com orientação individualizada, de forma contínua ou por ciclos, dependendo da resposta do seu organismo.

Além dos probióticos, vale reforçar o consumo de prebióticos naturais, como aveia, banana verde, batata yacon e vegetais ricos em fibras solúveis, que ajudam a alimentar as boas bactérias do intestino.

Se quiser, posso montar um plano com ajustes alimentares e sugestões seguras de probióticos que ajudem no seu caso específico. Será um prazer cuidar de você com carinho e atenção!
Após a retirada da vesícula, é comum ocorrer diarreia por alteração no fluxo da bile. Alguns ajustes alimentares ajudam bastante, como controle de gorduras e fracionamento das refeições. Probióticos podem auxiliar, mas não existe um único probiótico universal que funcione para todos. A escolha depende do padrão intestinal e da resposta individual.
Caso precise de uma avaliação individual, estou à disposição para ajudar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.