Tenho 12 e tenho muita timidez. Odeio sair de casa e quando há qualquer tipo de evento tento ao máxi

29 respostas
Tenho 12 e tenho muita timidez. Odeio sair de casa e quando há qualquer tipo de evento tento ao máximo evitar ou convencer meus pais a não me levarem,quando vou não converso com ninguém e tenho uma enorme vontade de chorar. Na escola, evito apresentações em público ou até mesmo falar resposta de atividades,isso me prejudica muito pois é difícil ter amigos e as notas por conta das apresentações vão caindo.
Existem vários níveis de timidez, desde aquela que mesmo sendo tímido você consegue interagir com as pessoas e ter uma boa vida social, ou seja, ela não te prende e nem te sufoca. Mas também existe aquela timidez que vem fechando tudo a nossa volta, como não conseguir mais fazer amigos por medo de achar que não é bom o suficiente ou que as pessoas podem não gostar de você ou você pode falar algo errado e ela nem querer mais olhar na sua cara; não conseguir se apresentar no colégio e vir aquele medo de: eu não vou conseguir falar, não vou conseguir lembrar de nada, eu sou péssimo em falar em público, as pessoas vão rir de mim. Com o passar do tempo vem aquele sentimento de: eu não pertenço a lugar nenhum, será que um dia vou me encaixar? Será que um dia eu vou conseguir deixar as pessoas me conhecerem e elas possam gostar de mim?
A timidez leva a gente a ter muita insegurança e ansiedade, a achar que não vamos conseguir nada e então, gera um baixa autoestima, por acharmos que não somos bons ou suficientes para aquilo. É como se estivéssemos trancados dentro de nós mesmos e ainda não tivéssemos descoberto a chave pra abrir a porta e nos livrarmos disto.
A terapia ajuda muito nesse sentindo, a se conhecer melhor, a conseguir ter uma força que no momento está bem difícil de conseguir. A terapia faz com que a gente tenha mais coragem de enfrentar os nossos medos e ao mesmo tempo trás o conforto de que não estamos sozinhos pra enfrentar tudo isso.
Sugiro que converse com os seus pais e peça pra fazer terapia, ela vai te ajudar bastante, principalmente, porque tem muitas coisas dentro de você que estão precisando ser desabafadas, além disto, é muito ruim se sentir só né?
Na minha abordagem a terapia com o adolescente funciona da seguinte forma: a primeira sessão é só com você, lá a gente conversa sobre tudo e tudo o que for dito fica em sigilo. No final da sessão há uma conversa com os seus pais, afinal eles são seus responsáveis e todo psi precisa conversar com os pais para explicar a importância da terapia e nada do que você disser vai ser repassado pra eles, apenas, o que for autorizado por você e se quiser você também pode participar deste momento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130

Olá! Entendo sua condição! Mas, deixa eu te fazer umas perguntas: Nessas situações o que você pensa sobre você? Sobre o que as pessoas vão pensar ou fazer? E o que pensa sobre o que pode acontecer? Além da vontade de chorar que mais você sente?
Pode existir o que chamamos de esquemas iniciais desadaptativos. Um psicólogo da abordagem Cognitivo comportamental poderá te ajudar muito a lidar com essas situações. Converse com seus cuidadores sobre o prejuízo que está tendo tanto na socialização quanto nos resultados escolares para que você possa ter a oportunidade de aprender habilidades de enfrentamentos e socialização e trabalhar os esquemas desadaptativos para viver sua adolescência de forma mais leve e prazerosa.
Um abraço e se cuida!
um pouco de timidez é normal a todos nós. porém o que deixaria de ser,. seria se tomasse conta de sua vida. prejudicando. Essas questões sempre aconteceram em sua vida?
Eu indicaria uma consulta psicológica. pra se entender o que estaria acontecendo.
Oi, como vai? Gostei da sua iniciativa de, com apenas 12 anos, entrar na plataforma e se interessar pelo seu bem estar e qualidade de vida! Parabéns pela coragem!! Sobre a timidez, não gosto de falar que a pessoa seja tímida, é muito afirmar assim pois parece um rótulo ou uma classificação... Você, assim como todo mundo, pode ter momentos de timidez, que é super normal! Na psicoterapia, é possível você trabalhar não apenas as situações que te geram timidez, mas também, as origens deste sintoma e muito mais coisas!! Acredite em você, invista na sua saúde e procure um psicólogo que pode te ajudar neste caminho. Abraços
Timidez é um grande tema.. É possível pensar que a timidez seja uma preocupação com a maneira de expor, uma preocupação com a imagem, uma antecipação da maneira de avaliar o que os outros possam pensar sobre ou julgamentos.. Timidez acontece talvez por uma falta de encorajamento. Importante explorar as fantasias, ficar curioso sobre o que seria isso? Importante explorar o que é permitido, quais os impasses, e o que é proibido. As leis precisariam estar mais compatíveis com o prazer. Importante entender sobre as trocas, como trocar sem tantas garantias e sobre o transitivismo dos afetos, com o outro. Importante se interessar por si e pelo outro. E mais ainda querer tocar no coração do outro, despertar bons e belos movimentos. Enfim, querer ter atitudes boas e belas.
Olá.. Entendo que a timidez está conectada, em sua essência, à experiência da vergonha. É preciso sempre pensar... que parte da exposição para o outro me coloca com medo de sentir vergonha? Do que tenho vergonha?
E aí vamos pensando... Destas coisas que tenho vergonha, porque me sinto envergonhado?
A outra ponta do problema é entender que a timidez está muito ligada à sua ansiedade, pelo que você relata.
A timidez na maioria das vezes é algo que pode melhorar com o tempo, conforme você começa a entender melhor o que acontece e como lidar com ela. A sua idade também é uma fase de muitas descobertas e mudanças. É muito comum ser tímido nesta idade !
E parabéns por buscar ajuda para entender melhor... o caminho é esse.
Olá! Há necessidade de avaliar até que ponto é timidez ou fobia social. Ambas podem ser tratadas pela Terapia Cognitiva Comportamental, na qual irá aprender técnicas, desenvolver habilidades sociais para ter melhoria na sua qualidade de vida e ser mais feliz. Procure um psicólogo!
Olá! E você tem alguém para conversar? Falar o que pensa? O que sente? Quando pensamos que não sabemos lidar com as situações sociais, a maioria das pessoas, evita contato com outras. Preocupar-se excessivamente com o que vão pensar (porque alguém vai criticar) atrapalha na sua socialização. Quanto menos contato com as pessoas, mais difícil de aprender a lidar com elas... É um treinamento, um desafio, um enfrentamento. Topa? Até mais!
Olá! Esse momento da vida é naturalmente cheio de descobertas e mudanças, onde a gente acaba tendo que conviver com váárias pessoas diferentes. Pelo seu relato, percebi que essa timidez te gera muita ansiedade (essa vontade de chorar, sabe?).
Seria muito interessante se começasse uma psicoterapia, porque nela você aprende a como tolerar essa ansiedade, as melhores formas de enfrentar essa timidez, como lidar com outras pessoas e se questionar sobre seus próprios pensamentos.
Pensamentos como "eles vão rir de mim", "vou falar algo errado", "serei motivo de piada" ou "ninguém vai gostar de mim" são exemplos de gatilhos de ansiedade que acabam gerando a timidez.
Na terapia, você aprende a se conhecer e, sobretudo, a se amar. Cuide de você, faça as pazes com seus medos e defeitos! Converse com seus responsáveis, mostre sua necessidade e procure uma psicóloga que te faça sentir acolhida(o) e segura(o).
Olá, tudo bem? Costumamos chamar essas coisas na Análise do Comportamento de "falta de habilidades sociais". Você pode melhorar muito isso fazendo psicoterapia! Grande abraço, estou torcendo por você!
Olá boa tarde! Uma situação bastante difícil de lidar só né! Mas você pode buscar ajuda de um profissional para que possa desenvolver melhor essa habilidade de sociabilizar e poder participar mais de tudo e de forma prazerosa. A psicoterapia vai te ajudar bastante, converse com seus pais e procure um psicólogo (a). Estarei à sua disposição!
Tanto a timidez quanto a fobia social acontece quando estamos diante de uma reprovação social como uma zueira em sala de aula, por exemplo. O que acontece é que as vezes antecipamos que algo ruim irá acontecer, mas não necessariamente é real. É importante avaliar o que você pensa quando está nessas situações. Outro fator importante é se você possui alguém para te apoiar, defender e te orientar para lidar com esses desafios de se expor aos outros. A terapia pode te ajudar muito com isso, inclusive orientando sua família para acelerar o seu processo de redução dos medos, ansiedade, tristeza, como também nas estratégias de enfrentamento.
Olá, certa timidez em situações sociais pode ser considerada como um traço de personalidade. Porém, em alguns casos, a timidez pode causar sofrimento no momento em que ela impede ou restringe nossa vida social. Nos casos mais acentuados ocorre a chamada fobia social. A forma de você saber o que acontece com você é justamente buscando a ajuda de um psicólogo. Além de ajudar a entender o que acontece com você ele irá auxiliar a lidar melhor com as situações em que a ansiedade é gerada.
É normal nos sentirmos deslocados na pré e na adolescência, pelas mudanças que temos que lidar com nosso desenvolvimento físico, amadurecimento psicológico, novas escolas, empregos, responsabilidades,... E nem sempre temos alguém que nos ajude a encontrar nosso caminho em meio a esse caos todo.
Com isso em mente, a escuta especializada de algum profissional da Psicologia pode lhe ajudar, pois além do sigilo profissional, podem existir questões suas que se deixadas de lado podem voltar no futuro ou transformarem-se em problemas mais complexos. Isso não significa que você tem algum problema, apenas que precisa de uma ajuda mais específica que normalmente não se faz disponível.
Olá. A timidez é muito difícil mesmo. É importante que você possa em primeiro lugar ser mais bondosa com você mesma, que você possa ser gentil quando você está passando por um momento de tensão como estes que você apresentou. Não fique brava ou chateada com você mesma por estar se sentindo assim, não fique pensando que é errado. A timidez indica para nós quando não gostamos de nós mesmos, e estamos muito preocupados com o que o outro pode pensar sobre nós. Portanto, seja mais leve com você mesma. Em segundo lugar é importante que você possa compreender o porquê de a opinião dos outros ser tão importante, e que possa ir deixando isso de lado.
Olá, você já deu um grande passo ao identificar as situações que te causam sofrimento e em admitir como isso atrapalha a sua vida. A boa notícia é que isso pode mudar e você não precisa sofrer para sempre. Converse com seus pais para buscarem um psicólogo para você. É o profissional certo para entender seu comportamento e te ajudar na construção de novos repertórios e estratégias de exposição e enfrentamento com muito cuidado para que apoio para você viver melhor. Peça ajuda e não desista até encontrar uma forma de viver bem. Desejo sucesso!
Olá,
Através da sua fala podemos entender o quanto esse comportamento te afeta diariamente. Nesse caso, a terapia pode ser uma grande aliada para que você consiga compreender melhor o que te direciona a ter esses comportamentos e obter uma mudança eficaz de vida.
A timidez é um jeito de ser, um traço de personalidade. Em pequenas doses, é natural e, inclusive, esperada na primeira infância, uma vez que se trata de um período no qual a criança está ainda galgando pequenos passos na jornada da autonomia. Porém, se você se manter isolada e tiver dificuldade de interagir com os coleguinhas, talvez seja preciso procurar ajuda profissional. Vale a pena mostrar as respostas aos seus pais e pedir que te encaminhem para uma psicóloga. Insista nisso, é sua saúde mental e é o que mais importa no momento.
Parabéns! Apesar de sua pouca idade você esta pesquisando soluções para seu caso. Timidez não é doença, tem ate benefícios muitas vezes.
Dependendo do grau de timidez pode causar muito sofrimento. Você mesmo relatou, que esta sofrendo em algumas situações. Seu relato mostra um grau de autoconhecimento percebe os prejuízos que a timidez esta lhe causando, isso é um excelente início.
Sugiro que procure um psicologo comportamental o mais rápido possível para tratar. Converse com seu responsável, fale que gostaria de se sentir mais seguro e peça para marcar com o psicologo.
Na terapia inicialmente você com o psicologo entenderá melhor a timidez, a ansiedade que você sente. Efetuando perguntas exemplo: como, onde, e quando acontece a timidez.
Você pode começar se aceitando do jeito que você é. Quando a pessoa se aceita como tímida, o sentimento deixa de ser um tabu.
Forçar-se. ...
Transformar a timidez em um sentimento a seu favor tem varias maneiras para transformar isso.
Aprender a errar, geralmente a pessoa com comportamento temido, gera muita ansiedade. Converse com as pessoas.
Divertir-se consigo mesmo, com possíveis erros".

Seja feliz e procure um psicologo estou a disposição terapia “on-line” ou presencial em Brasília.
Um grande abraço,

olá, tudo bem?
entendo sua dificuldade, sei o quanto é difícil viver assim.
Vocé pode dar uma chance para sua dor, permita-se conhecer o que causa esse desconforto em você, a psicoterapia vai te ajudar a nesse processo!!
desejo que você consiga viver de uma forma mais leve e feliz !
beijos no seu coração!!
Olá! Você está no início da adolescência fase do desenvolvimento humano repleta de mudanças internas e externas, que podem impactar seu funcionamento. As interações sociais, por exemplo, é algo muito marcante nesse período e podem ser desafiadoras. É muito bacana ressaltar que você já observa o seu próprio comportamento e as consequências de suas ações. Cultivar esse contato consigo mesmo é importante para fortalecer o seu autoconhecimento. Entendo que evitar essas situações e pessoas deve ter uma função protetiva para você..., no entanto quanto mais evitamos as coisas difíceis para nós, mais assustadoras elas se tornam. Você pode buscar iniciar a psicoterapia para ter alguém ao seu lado que lhe ajude a enfrentar esses obstáculos que ocorrem atualmente na sua vida. Continue buscando cuidar de si! Um abraço!
Olá, como vais?
Espero que esteja tudo bem.
Estas questões que trazes, relacionadas a timidez e a insegurança com o contato social podem estar lhe gerando bastante sofrimento. Referente a estas questões é importante poder entender o que se passa dentro de sua psique para entender o que teme em relação às pessoas. Ao mesmo tempo, que é interessante cuidar de si e respeitar seu tempo, também considero importante o enfrentamento deste medo. A exposição em público, junto de um processo de psicoterapia seria fundamental para essa questão.
Olá, entendo o que está sentindo, timidez é algo normal e todos sentimos em alguns momentos na vida, o problema é quando te prejudica de alguma forma. E como você descreveu, vem te prejudicando nas relações e até mesmo com atividades escolares, no seu caso terapia te auxiliara a entender a origem deste sentimento, de que forma está te limitando e também a encontrar estratégias de enfrentar/lidar da melhor forma possível. Em caso de mais dúvidas, fico à disposição. Abraço.
Olá! A timidez é algo normal, mas quando causa prejuízos para sua qualidade de vida é importante ser trabalhada. Converse com seus pais sobre a possibilidade da psicoterapia. Seria importante trabalhar a causa e encontrar maneiras para que você consiga enfrentá-la. Um abraço.
A psicoterapia é bastante importante quando estamos nos sentindo confusos ou impotentes, é com a psicoterapia que podemos ampliar nosso autoconhecimento e nos tornarmos mais confiantes e assertivos. Por ser adolescente, você precisa de autorização da sua família nuclear para iniciar a psicoterapia. Espero ter ajudado.
Bom dia, como vai? Imagina que deva ser bem difícil para você ter que conviver com isso. A timidez é algo normal de sentirmos, principalmente quando estamos em um ambiente desconhecido. No entanto quando ela está em níveis altos, te impossibilitanto de realizar algumas tarefas, precisamos olhar com mais cuidado para ela. Um dos motivos dela surgir é a falta de altoconfiança. A terapia é um ambiente seguro para podermos lidar com essas questões! Fico a disposição para falar mais sobre ok? Se cuida!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 100
Socializar e fazer amigos pode ser um desafio com a timidez. Converse com algum adulto que você confia, fale como se sente e peça ajuda. Penso que um acompanhamento e orientações sobre sua timidez vão te ajudar a se desenvolver. Abraço
É compreensível sentir-se assim, e é importante reconhecer que a timidez é uma experiência comum, especialmente durante a adolescência. Se esses sentimentos estão impactando significativamente sua vida social e acadêmica, pode ser útil conversar com seus pais sobre a possibilidade de procurar o apoio de um psicólogo. Um profissional pode oferecer estratégias para lidar com a timidez, melhorar a autoconfiança e desenvolver habilidades sociais. Às vezes, compreender e abordar esses sentimentos mais cedo pode fazer uma diferença positiva em sua jornada de crescimento.
Ola, puxa imagino que isso esteja fazendo você sofrer muito. Olha pelo que você esta descrevendo me parece uma ansiedade social. Quando temos ansiedade social ficamos tensos, nervosos, ansiosos ou apavorados nas situações onde temos que interagir ou somos observados pelos outros. Quem tem ansiedade social fica preocupado com o que os outros vão pensar ou dizer sobre ele. Essas preocupações podem vir acompanhadas de sintomas físicos, aceleração do coração, tremor, suor, etc. Também costuma temer que os outros o achem ansioso. Ela pode interferir na qualidade de vida da pessoa e nas atividades diarias (estudo, trabalho, relacionamentos, etc). É dificil conseguir melhorar disso sozinho. Talvez você deva falar com os seus pais como você se sente e pedir para te levar num psicólogo que vai te ajudar a conseguir lidar com essas situaçõe e enfrenta-las com mais tranquilidade. Se ficar sem jeito de falar com eles, escreva uma cartinha. Abraço.