Tenho 17 anos e tenho Toc. São tantos pensamentos ruins e feito cola, não sai. Estou presa na minha

7 respostas
Tenho 17 anos e tenho Toc. São tantos pensamentos ruins e feito cola, não sai. Estou presa na minha mente, não tenho mais controle. Isso tá atrapalhando muito minha vida As vezes queria nascer dnv para não ter que sofrer tanto e ter isso. É possível que meu filho puxe isso de mim? Eu tenho medo, eu não quero que meu filho tenha isso.
Olá! Percebo o sofrimento que estes sintomas estão lhe causando. Saiba que o TOC tem tratamento, com remissão dos sintomas e melhora da qualidade de vida na maioria dos casos.
É comum apresentar sintomas depressivos associados devido aos prejuízos que os sintomas do TOC causam
Procure um especialista para avaliação e tratamento!
Espero ter ajudado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O Tratamento do TOC envolve dois profissionais: psiquiatra e psicólogo. A psiquiatria pode atuar oferecendo os medicamentos adequados para restabelecer certo nível de bem estar, para sentir-se melhor , aliviando os sintomas. A psicologia pode ajudá-la, por meio do autoconhecimento, a compreender, identificar as situações que desencadeiam os pensamentos, comportamentos, auxiliando a criar formas saudáveis e produtivas de lidar com elas, mudando os pensamentos e comportamentos indesejáveis.
 Juliana Cristina Paim
Psicólogo
Brasília
A primeira coisa é você pedir ajuda aos seus pais, responsáveis, ou orientadores da sua escola ou faculdade, que poderão lhe encaminhar para os serviços de atendimento. O TOC tem tratamento e controle. O próprio medo de passar para seu filho pode ser um pensamento obsessivo da doença. Vc se tratando direitinho, já diminuem as chances de passar para o seu filho, pois criança aprende muito também pela observação do comportamento dos adultos. Existe medicação e terapia para o TOC. Não se desespere. Mas tem que procurar ajuda rápido.
Olá, TOC tem tratamento eficaz associação de medicação e terapia comportamental. Espero ter ajudado.
Olá! A genética parece ter alguma influência no desenvolvimento de TOC, mas é só um dos fatores. Não quer dizer que filhos de pessoas com a doença também vão desenvolvê-la, e muitos não sofrem com isto mesmo tendo pais com TOC. É importante lembrar que o TOC é muito associado à ansiedade, e talvez sua preocupação esteja se amplificando por causa disso. Recomendo buscar tratamento com psiquiatra e psicólogo aliviar o sofrimento que você está passando.
Dr. Marcos Farias
Psiquiatra
Maceió
Olá. Entendo a sua angústia e me parece que está em uma situação de muito sofrimento. Nesse caso a maior contribuição que pode dar para seu filho é investir em um tratamento adequado junto com um especialista (psiquiatra). Melhor de seus sintomas, poderá não somente reduzir o risco dele apresentar o mesmo problema, como estará em condições de cuidar melhor dele. Espero ter ajudado e se precisar estou à disposição.
Olá! Sinto muito por você estar passando por isso. O TOC pode realmente causar um sofrimento muito intenso, especialmente quando os pensamentos parecem incontroláveis. Mas há tratamento eficaz – tanto com medicação quanto com psicoterapia (especialmente a TCC). Você não está sozinha e não precisa enfrentar isso sem ajuda.

Sobre sua preocupação com um futuro filho: o TOC pode ter um componente genético, mas isso não significa que seu filho terá TOC. O mais importante é que, ao buscar tratamento e cuidar da sua saúde mental agora, você já está quebrando o ciclo e criando um futuro mais saudável para você e para ele.
Por favor, converse com um psiquiatra de confiança o quanto antes. Você merece tratamento, alívio e qualidade de vida. Há caminhos para sair dessa sensação de prisão mental.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.