Tenho 22 anos. Minha queixa é com a memória, ela é fraca. Tenho dificuldade em relembrar acontecimentos

8 respostas
Tenho 22 anos. Minha queixa é com a memória, ela é fraca. Tenho dificuldade em relembrar acontecimentos e memorizar coisas.. Pratico exercício físico pelo menos 4 vezes na semana (crossfit), me aliemento bem e curso faculdade. Existe tratamento eficaz para meu problema?
Sim, acho provável que seu transtorno de memória seja secundário a um outro transtorno, pode ser um problema de atenção e de concentração, um distúrbio de sono ou outros problemas( por exemplo, ansiedade e depressão). Procure um psiquiatra para melhor avaliação do quadro ou faça um teste Neuropsicológico. Um abraço forte!

Tem tratamento sim, e não precisa de remédio.
Existem diferentes tipos de treinamentos cognitivos, que visam aprimorar a atenção, a memória e a concentração.
O treinamento é baseado em neuroplasticidade. Ou seja, da mesma maneira que o crossfit aumenta sua resistência e massa muscular, o treinamento cognitivo "fortalece" o seu cérebro.
Essa é uma grande simplificação, mas é real.
Pode haver benefício com medicações também, e isso não impede o uso concomitante ao treinamento.
Desconheço sobre a relação entre concentrações de sais minerais e cognição.
E como dito acima, outras questões também interferem no desempenho cognitivo.
Uma avaliação por um psiquiatra especialista e um neuropsicólogo trará muitos benefícios.
Olá, sim sabemos que não existe um medicamento específico para memória mas também sabemos que existem carncia de vit d, selenio, magnesio na maioria da população e que issi influencia no cerebro e nas funções cognitivas
Sugiro uma avaliação Neuropsicologica para avaliar as funções cognitivas com as baterias específicas. E logo em seguida busque um psiquiatra ou neurologista para avaliá-lo.
Abraços
Você diz que considera a sua memória fraca e que faz faculdade, mas não se queixa a respeito da memória afetar o desempenho acadêmico. Isso me faz questionar o que está chamando de memória fraca. Como os colegas já deixaram claro existem maneiras de avaliar a sua memória e você pode recorrer a isso. Eu sugiro também pensar a respeito do que você está exigindo dela, assim como você colabora com ela ou não. Com relação a isso um psicólogo pode lhe ajudar, já que pode investigar a questão da exigência, assim como os estados emocionais envolvidos.
A capacidade da memória de pessoas jovens e saudáveis está na maioria das vezes ligada à atenção. É comum nos dias de hoje às pessoas estarem mais desatentas, em um ritmo de vida acelerado. Concordo com o colega acima que o problema com a memória pode ser secundário a outras questões, como ansiedade, estresse e até depressão. Caso esse seja o pano de fundo atual, sugiro procurar ajuda psicológica de um profissional. Acredito que poderá ajudar em ambos os assuntos. Estou à disposição!
Olá, há vários fatores que podem prejudicar a memória, como qualidade do sono, stress, a nossa motivação em saber a respeito de alguns assuntos e carência de vitaminas. Problemas de memória também podem ser secundários à problemas atencionais ou a quadros psiquiátricos, como depressão e ansiedade.
Uma avaliação neuropsicológica investigará melhor suas funções cognitivas, os prejuízos que a dificuldade de memória lhe traz, histórico de doenças, assim como inicio dos sintomas, duração e intensidade dos mesmos.
Vale lembrar que existem várias estratégias e exercícios para melhorar o desempenho da memória e um neuropsicólogo poderá te auxiliar na sua problemática.
E preciso realizar um “inventário” de sua rotina, seu perfil emocioal, seus hábitos, a maneira como estuda, a disciplina pessoal para identificar qual está sendo a causa da dificuldade na memória. O ideal é uma avaliação com Neurologista ou Psiquiatra para realizar esta triagem inicial e tentar identificar algum diagnóstico clínico. Possivelmente poderá ser necessário um teste neuropsicologico. Seria prudente realizar exames laboratoriais de rotina pra excluir deficiência de vitamina B12, disfunção tireoidiana ou outras alterações.