Tenho 26 anos e tenho sentido minha libido muito baixa de alguns anos para ca. Quais são as possíveis

13 respostas
Tenho 26 anos e tenho sentido minha libido muito baixa de alguns anos para ca. Quais são as possíveis causas disso?
A baixa libido caracteriza-se pela diminuição do apetite sexual e deve ser avaliada com cuidado, pois pode interferir na saúde física e também na saúde psíquica do indivíduo.
São vários os fatores que podem contribuir para a diminuição da libido.
Entre eles: Desequilíbrio hormonal, uso de algum medicamento, algum outro fator fisiológico (tireoide, menopausa)
Causas emocionais também são comuns na baixa de libido.
Auto estima baixa, depressão.
Minha sugestão é que procure um diagnóstico para o sintoma, pois pode tornar-se uma cadeia cíclica onde a falta de libido leva à sentimentos de inadequação, baixa auto estima, depressão e novamente queda de libido.
Endocrinologista
Psicólogo
Psiquiatra
Especialistas na área poderão lhe ajudar.
Sucesso!

A queda da libido pode estar relacionada a problemas hormonais, ou emocionais/afetivos. Procure seu ginecologista, que fará exames clínicos para diagnosticar possíveis causas orgânicas.
Após esse estudo, se nada funcional for encontrado, converse com um psicólogo para conhecer as origens emocionais da queda do desejo. A Terapia Cognitivo Comportamental é bastante eficiente para intervenção em casos de disfunções sexuais.
Boa sorte e forte abraço
Normalmente o distúrbio da libido, como é chamado, pode estar associado a vários fatores, tanto psicológicos quanto orgânicos. Na maioria dos casos é necessário um tratamento multidisciplinar. Sugiro uma avaliação sexológica, se necessário a intervenção de outro profissional o mesmo lhe encaminhara para tal. Abs
Na terapia pode trabalhar algum fator emocional que está atrapalhando sua libido: ansiedade, depressão, preocupações, etc. Com médicos (urologistas e endócrinos) para observar dosagens hormonais (testosterona, tsh, etc). O tratamento deve ser multidisciplinar. Se os resultados dos exames forem negativos, então, o tratamento é na psicoterapia. Indico a abordagem EMDR por ser uma terapia breve com excelentes resultados.
As causas podem ser diversas, mas o que é interessante avaliar é o sentido que você dá para essa libido baixa. Quando falamos em corporiedade, que esta diretamente relaconada a libido, podemos encontrar diversas causas, tanto psicológicas quanto corporais, por isso questiono qual o sentido que você está dando para essa baixa libido. Uma avaliação médica junto a um acompanhamento psicológico, se assim você achar interessante, podem contribuir para o seu entendimento de baixa libido e para uma possível resolução de sua situação.
Isso pode se dever a diversos fatores. Cabe saber se você tem vivido situações que normalmente estimulariam sua libido ou se você não tem vivido situações e por isso sua libido não tem se manifestado. De todo modo, as duas possibilidades indicam a mudança de alguma circunstância de uns tempos para cá, como você disse. Logo, para ir além do sintoma em si, faz-se necessário um acompanhamento com um profissional a fim de fazer emergir algum provável conflito que esteja ocasionando este sintoma. Espero que fique bem. Até.
A falta de desejo sexual pode estar relacionado tanto a questões físicas/orgânicas quanto a fatores emocionais. Sempre é importante realizar uma investigação médica para descartar situações que possam interferir no desejo e após sim partir para a investigação psicológica. Quando se trata do emocional a falta de desejo representa um sintoma sendo que por traz podem existir outros conflitos.
Situações de estresse e ansiedade influenciam em diferentes questões do nosso organismo. O sintoma da diminuição da libido precisa ser investigada tanto de sinais depressivos, traumáticos e ansiedade. Enfrentar essa dificuldade não é fácil, mas existem alternativas!! A terapia cognitivo comportamental e EMDR poderão ajudar muito no caso com resultados breves.
Boa noite,

Acredito que muitos fatores podem estar envolvidos com respeito a baixa libido. Dentre elas: situações de estresse, algum conflito no trabalho, na relação afetiva; ansiedade, insônia, problemas de ordem financeira, dificuldades escolares,etc. Como vimos são várias questões de ordem física, emocional, social. O ideal seria que buscasse ajuda de um profissional psiquiatra ou psicólogo para se entender a razão de sua queixa. Procure alguém com quem se identifique e sinta-se a vontade para falar de sua dificuldade.
Como já dito nas respostas acima, muitos fatores podem estar acarretando isso, tem diversos fatores emocionais onde vc poderá fazer um acompanhamento psicológico para poder ser melhor diagnosticada as causas, e existem causas hormonais onde poderá ser investigados através de um diagnóstico clinico com ginecologista ou endocrinologista, o ideal seria ir em busca dos três profissionais para ter um bom tratamento.
Um acompanhamento psicológico seria fundamental para vc saber enfim como lidar com a questão seja ela no lado psicológico mesmo ou orgânico...
me deixo a disposição, espero ter ajudado de alguma maneira...
Bom dia. O sintoma pode estar relacionado aos aspectos biológicos ou emocionais. Para melhor diagnosticar a causa é importante que tenha acompanhamento médico para efetuação de exames e intervenção psicológica.
Dentro da abordagem fenomenológico-existencial, mais importante do que o "porquê" é o "como", ou seja, do modo ou processo pelo qual determinado incômodo acontece. No seu caso, parece que o incômodo se refere ao fato de ter percebido um declínio do apetite sexual ao longo do tempo. Algumas questões creio serem pertinentes: desde quando percebeu esse declínio? como veio a percebê-lo? quais os sentimentos, pensamentos que veem quando pensa a respeito disso? quais prejuízos em sua vida este declínio, e a percepção do mesmo, provocou?
Creio que, ao começar a analisar estes pontos, poderá perceber melhor o que se passa com você, e o que originou o declínio sexual.
Dito isto, recomendo um acompanhamento psicológico, para fins de orientá-la. Recomendo ainda que possa consultar um médico a fim de identificar se não se trata de algum problema fisiológico.
Você tem 26 anos e disse que tem sentido sua libido muito baixa de alguns anos para cá. Carl Jung define libido como uma energia ou força vital psíquica, ou seja, uma força motivadora para a ação. Como você é jovem e de alguns anos para cá está sentindo sua energia diminuir, pode estar relacionado a alguma crença disfuncional. Talvez uma experiencia traumática que você vivenciou e não estava cognitivamente preparado para responder para você mesmo de forma assertiva. Todos somos movidos por crenças e são os nossos pensamento a respeito daquilo que experienciamos que vai nos levar a ter sentimentos agradáveis ou desagradáveis. O que você está pensando sobre você mesmo, sobre as pessoas e sobre o futuro? A auto-estima baixa é um dos grandes vilões da baixa libido. Procure um psicólogo ou psicóloga.