Tenho 31, sou professor universitário e aluno de pós-Doutorado. Fui diagnosticado com TOC por psiquiatra

7 respostas
Tenho 31, sou professor universitário e aluno de pós-Doutorado. Fui diagnosticado com TOC por psiquiatra que receitou Daforin+TCC. Duvidas:1-Esta medicação comprometerá meu raciocínio? 2-Terei minhas atividades acadêmicas comprometidas? 3- Posso vir a cometer erros absurdos no trabalho?.
Completando a resposta da colega; veja que a necessidade de tratamento medicamentoso mais terapêutico se deu pela avaliação do psiquiatra quanto ao seu histórico. A parte de comprometer raciocínio não está apenas no medicamento e terapia, mas também no seu ritmo de Vida, alimentação, sono, ansiedade, estresse etc. Se sedentário ou não, enfim, leve suas dúvidas ao seu médico e psicólogo, com certeza, eles irão te ajudar muito mais por lhe conhecer melhor. Espero ter ajudado!

Forte abraço!!!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Natalia Marques Antunes
Psicólogo
São Paulo
Para completar é fundamental a confiança estabelecida com o médico que lhe atende para a efetividade do tratamento.

A associação com Psicoterapia lhe permite entender a origem afetivo emocional e proporcionar um maior equilíbrio da vida profissional, social e familiar /relacional.

Abraços
 Ernando Santos de Lucena
Psicólogo
São Bernardo do Campo
A medicação atua no organismo amenizando a ansiedade caracterizada por pensamentos obsessivos, ou seja, por consequência alivia o sofrimento que o transtorno desperta. A função da psicoterapia é importante por auxiliar o paciente a se deparar com seus conflitos emocionais não elaborados que aparecem através do TOC.
A terapia cognitivo comportamental (TCC) é uma das abordagens adotadas para subsidiar um processo psicoterapêutico, aborda aspectos como percepção, atenção, raciocínio, representação, emoções e etc, com a finalidade do paciente construir comportamentos que vão ao encontro do seu bem estar e remova os que lhe causam sofrimento.
 Iury Florindo
Psicólogo
Londrina
O Daforin (fluoxetina) não irá comprometer seu desempenho cognitivo. Esta classe de medicamentos (inibidores seletivos de recaptura de serotonina) é amplamente utilizada por psiquiatras para o tratamento dos sintomas de TOC e apresenta bons resultados. Com a medicação, a terapia ganha um grande salto na eficácia. Além da queixa central, converse com seu terapeuta sobre outros contextos da sua vida, como rotina, alimentação, sono que podem contribuir positivamente para a melhora do seu quadro geral e tornar mais fácil o enfrentamento desta etapa de sua vida. Abraço!
 Juliana Cristina Paim
Psicólogo
Brasília
O seu psiquiatra prescreveu o tratamento combinado de psicoterapia em TCC e medicação porque é o mais eficaz para o TOC.
Com a terapia, você aprenderá a racionalizar e a questionar seus pensamentos disfuncionais, bem como será orientado a fazer alguns experimentos para se livrar dos pensamentos intrusivos e dos rituais. Este processo, se bem conduzido pelo terapeuta, poderá potencializar o efeito benéfico da medicação. Você ganhará qualidade de vida e tempo livre para ser mais feliz e funcional. Quaisquer efeitos colaterais que o remédio venha a causar poderão ser discutidos com seu médico.
E vamos pensar direitinho, se seu cérebro fosse um HD, ele estaria com uma capacidade de armazenamento e processamento muito maior caso se livrasse dos arquivos inúteis do TOC, não? ???
 Eliane França
Psicólogo
Santo André, SP
Olá
O medicamento não irá interferir na sua rotina, na sua vida e no seu raciocínio, porém terá que ser acompanhada de Terapia Cognitiva Comportamental, para melhor eficácia
A medicação mais a terapia vão provavelmente te deixar mais tranquilo e você vai aprender a lidar melhor com suas preocupações, diminuindo os pensamentos ansiosos, regras rígidas de comportamento, etc. Isso não vai comprometer seu raciocínio, pelo contrário, vai te ajudar a pensar com clareza e melhorar sua qualidade de vida profissional e pessoal.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1268 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.