Tenho 39 anos e faço uso diário de 20mg de Fluoxetina há sete anos. Há alguns meses notei uma considerável

6 respostas
Tenho 39 anos e faço uso diário de 20mg de Fluoxetina há sete anos. Há alguns meses notei uma considerável queda na minha libido, o que não acontecia mesmo durante anos de tratamento.
Tenho usado o medicamento de um laboratório diferente ao que estou acostumado, esse pode ser o fator causador? Grato
A fluoxetina na maioria dos pacientes altera a libido. No entanto, se a pessoa fizer atividade física regularmente, manter uma alimentação saudável e qualidade de sono os efeitos aversivos diminui bastante. Quanto a mudança de laboratório é pouco provável, pelo fato da substância ser a mesma. Mas na dúvida procure um sexólogo.
Abs.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!!! A fluoxetina por si só já pode inibir o apetite sexual, diminuindo o desejo e a libido. Seria importante saber também se você associou a fluoxetina com outra medicação. A questão do laboratório pode ser um fator importante a ser pesquisado. Converse com seu médico. Pode ser que ele por conhecer sua história tenha outros dados que te ajude entender melhor sua condição. Abraço!
O desejo sexual (diminuído ou aumentado) tem influencia de diversos fatores. Descartadas as questões com relação a medicação que vc já teve respostas. Considero pelo que vc relata, pode ter ocorrido alguma outra situação que gerou a baixa do desejo. Pode estar relacionado a alguma experiencia de perda afetiva, desconforto no relacionamento (conflitos, traição, separação, etc), mudanças na rotina (desemprego, dificuldade financeira), entre outros fatores. Se vc resolver a questão medicamentosa e não retornar o desejo, procure ajuda para Psicoterapia Sexual, com Sexólogo.
Sim pode mas é preciso descartar outros fatores. Na dúvida retorne a utilização do medicamento do laboratório anterior e consulte seu médico para reavaliação.
Se a sua vida sexual durante os ultimos anos não foi afetada pela medicação, importa analizar outros aspectos de ordem emocional. O fator psicológico pode ser muito forte e influenciar a curto prazo situações-ações em que sua vontade não prevalece, como no exemplo sexual. Entenda fatores psicológicos como quaisquer mudanças na maneira de pensar, sentir e agir influenciadas por coisas, pessoas e ambientes com os quais você se relaciona diariamente. Faça uma avaliação geral com um profissional sexólogo terapeuta sexual para confrontar situações possíveis. Atualmente os atendimentos ocorrem também online. Fico a disposição.
Olá!
O ideal antes de tudo é você voltar ao médico e relatar o acontecido, queda da libido e troca de laboratório. Como você vivia normalmente sua vida sexual, mesmo usando a medicação, seria legal pensar em eventos que possam ter te afetado emocionalmente e posterior a isso, tenha ocorrido a baixa na libido. As causas emocionais são os principais motivos de problemas relacionados as questões/problemas sexuais, por isso é tão importante manter-se bem, emocionalmente. Procure um psicologo que tenha o foco em sexualidade, ele poderá te ajudara entender esse seu momento.

Mauricio Cardoso

Especialistas

Riad Maicá Qader

Riad Maicá Qader

Ginecologista

Chopinzinho

Arthur Andrade Alves

Arthur Andrade Alves

Ginecologista

Governador Valadares

Thales Faria Favaro

Thales Faria Favaro

Médico clínico geral

São Paulo

Leonardo Ribeiro

Leonardo Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Joao Vitor Torres

Joao Vitor Torres

Ginecologista

Serra Talhada

Henrique M Abrão

Henrique M Abrão

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 205 perguntas sobre Distúrbios na libido
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.