Tenho 39 anos e faço uso diário de 20mg de Fluoxetina há sete anos. Há alguns meses notei uma considerável

6 respostas
Tenho 39 anos e faço uso diário de 20mg de Fluoxetina há sete anos. Há alguns meses notei uma considerável queda na minha libido, o que não acontecia mesmo durante anos de tratamento.
Tenho usado o medicamento de um laboratório diferente ao que estou acostumado, esse pode ser o fator causador? Grato
A fluoxetina na maioria dos pacientes altera a libido. No entanto, se a pessoa fizer atividade física regularmente, manter uma alimentação saudável e qualidade de sono os efeitos aversivos diminui bastante. Quanto a mudança de laboratório é pouco provável, pelo fato da substância ser a mesma. Mas na dúvida procure um sexólogo.
Abs.

Olá!!! A fluoxetina por si só já pode inibir o apetite sexual, diminuindo o desejo e a libido. Seria importante saber também se você associou a fluoxetina com outra medicação. A questão do laboratório pode ser um fator importante a ser pesquisado. Converse com seu médico. Pode ser que ele por conhecer sua história tenha outros dados que te ajude entender melhor sua condição. Abraço!
O desejo sexual (diminuído ou aumentado) tem influencia de diversos fatores. Descartadas as questões com relação a medicação que vc já teve respostas. Considero pelo que vc relata, pode ter ocorrido alguma outra situação que gerou a baixa do desejo. Pode estar relacionado a alguma experiencia de perda afetiva, desconforto no relacionamento (conflitos, traição, separação, etc), mudanças na rotina (desemprego, dificuldade financeira), entre outros fatores. Se vc resolver a questão medicamentosa e não retornar o desejo, procure ajuda para Psicoterapia Sexual, com Sexólogo.
Sim pode mas é preciso descartar outros fatores. Na dúvida retorne a utilização do medicamento do laboratório anterior e consulte seu médico para reavaliação.
Se a sua vida sexual durante os ultimos anos não foi afetada pela medicação, importa analizar outros aspectos de ordem emocional. O fator psicológico pode ser muito forte e influenciar a curto prazo situações-ações em que sua vontade não prevalece, como no exemplo sexual. Entenda fatores psicológicos como quaisquer mudanças na maneira de pensar, sentir e agir influenciadas por coisas, pessoas e ambientes com os quais você se relaciona diariamente. Faça uma avaliação geral com um profissional sexólogo terapeuta sexual para confrontar situações possíveis. Atualmente os atendimentos ocorrem também online. Fico a disposição.
Olá!
O ideal antes de tudo é você voltar ao médico e relatar o acontecido, queda da libido e troca de laboratório. Como você vivia normalmente sua vida sexual, mesmo usando a medicação, seria legal pensar em eventos que possam ter te afetado emocionalmente e posterior a isso, tenha ocorrido a baixa na libido. As causas emocionais são os principais motivos de problemas relacionados as questões/problemas sexuais, por isso é tão importante manter-se bem, emocionalmente. Procure um psicologo que tenha o foco em sexualidade, ele poderá te ajudara entender esse seu momento.

Mauricio Cardoso