Tenho 51 anos, ando esquecida e há histórico de demência na família. Gostaria de saber se eu for

4 respostas
Tenho 51 anos, ando esquecida e há histórico de demência na família. Gostaria de saber se eu for a um especialista e pedir para fazer o exame genético APOE, se o especialista solicita para mim. Gostaria de saber se sou APOE 2, 3 ou 4.
Se você possui alguma dúvida quanto a sua mémoria, durante uma consulta médica na área de geriatria ou neurologia, você realizará testes de rastreamento ( pesquisa) de possíveis ou não transtornos de memória e se houver alguma alteração, será orientada na conduta necessária.
Quanto a sua pergunta , os testes genéticos, não são recomendados como exames de rotina da doenças de Alzheimer.
Procure um especialista para maior esclarecimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ao falar de esquecimento temos uma muitas hipóteses diagnósticas, então é necessário uma boa entrevista e/ou anamnese com históricode familiares para que possa ter um diagnóstico mais preciso. Acredito que a Doenca de Alzheimer seja uma doenca que angustie, principalmente, por aqueles que ja tiveram a experiencia de presenciar a sua progressao. Procure um bom neurologista que fará um levante dessas hipótese e a solicitação de exames específicos e apropriados ao conjunto de sintomas que você esteja apresentando, não somente baseado na presença de episódios de esquecimento.
Quando se tem dúvidas no diagnóstico um bom especialista pode recorrer a um neuropsicologo para trazer dados do funcionamento psíquicos baseado em escalas e testes psicológicos.
E, tambem, devemos pensar que se você estiver passando por momentos estressantes, permanecendo ansiosa por longos momentos e/ou detendo episódios de raiva uma psicoterapia também pode lhe ajudar.
Se o seu interesse em conhecer o seu possível gene reflete a sua atitude com o diagnóstico, não esqueça que todas as doenças, particularmente as doenças mentais, tem um componente flexível que depende da atitude da pessoa. Querer conhecer a fonte genética do Alzheimer não contribui nada para melhorar a situação. Pelo contrário, você pode ficar passivo ou passiva, enquanto o cérebro poderia se beneficiar dos seus esforços para fazê-lo trabalhar, preferencialmente procurando conversar com pessoas que você respeita e que lhe respeitam, fora de quaisquer relações de autoridade (fora da família). A doença de Alzheimer, estatísticamente, parece acontecer mais em pessoas que menos se relacionam e -- assim pode-se concluir -- menos usam seu cérebro com esforço para se comunicar. Procure insistir com a sua memória, não ceda à preguiça mental. Use a palavra certa para cada coisa, não escape. Não generalize a toa, fala de maneira específica, etc. Estas são costumes a serem mudados dedicadamente
Você tem 51 anos, se foi você que escreveu, escreve bem. Todos os dias esquecemos algo, o que é, qual a importância disso para mim, são perguntas importantes porque quem disse que tenho que lembrar de tudo? Em um mundo em que tudo vira diagnóstico deve se lembrar de que esquecer não é proibido.

Especialistas

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Aquino

Carlos Aquino

Psicólogo

São Paulo

Camila de Oliveira Fernandes

Camila de Oliveira Fernandes

Geriatra, Especialista em clínica médica

Viçosa

Graziela Baranda

Graziela Baranda

Geriatra

Além Paraíba

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 193 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.